0

Ator do primeiro 007, Sean Connery completa 80 anos

25 ago 2010
07h51
atualizado em 26/8/2010 às 07h32

Thomas Sean Connery, o sir Sean Connery, completa 80 anos nesta quarta-feira (25). Um dos maiores atores de Hollywood, o veterano acumula mais de 60 filmes no currículo. Vários são da série 007, na década de 1960 e 1970, na qual interpretou o primeiro James Bond, o agente secreto mais famoso do mundo.

O astro teve sua primeira oportunidade na carreira artística em um musical. Nesta época, ele foi o terceiro colocado no concurso de Mister Universo, que lhe abriu portas para os palcos e televisão. Chegou a fama internacional por James Bond. De lá pra cá não parou mais.

Connery nasceu em Edimburgo, na Escócia. Após abandonar seu personagem mais famoso, estrelou outros grandes sucessos como O Nome da Rosa, Os Intocáveis, Indiana Jones e a Última Cruzada, Highlander II - A Ressurreição, Armadilha, A Liga Extraordinária (seu último filme), dentre outros. Venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em Os Intocáveis, com Kevin Costner e Robert de Niro, em 1987, em uma cerimônia em que foi aplaudido de pé.

Por sua contribuição às artes cinematográficas e ao Império Britânico, o ator foi intitulado sir pela Rainha Elizabeth II, em 2000. Connery se mantém afastado dos cinemas desde A Liga Extraordinária (2003), que apesar do sucesso entre o público, foi considerado um fracasso comercial. Para justificar o sumiço, ele afirmou que estava se dedicando a escrever um livro sobre sua vida.

O astro foi casado por onze anos com a atriz australiana Diane Cilento, com quem teve um filho. Foi um relacionamento conturbado, o que levou a atriz a escrever uma autobiografia relatando que o ator era um péssimo marido. Desde 1975, o veterano está casado com a artista franco-tunisiana Michelline Roquebrune.

Curiosidades

James Bond foi a principal inspiração para que os diretores George Lucas e Steven Spielberg criassem o herói Indiana Jones. Em sua homenagem, Connery foi o escolhido para viver o pai do herói em Indiana Jones e a Última Cruzada, interpretado por Harrison Ford. Lucas disse na época que o astro foi o homem que inspirou a criação do filme, o que o deixou muito honrado.

Outra curiosidade é que Sean Connery foi a principal escolha dos diretores para participar de filmes como Matrix e O Senhor dos Anéis, mas se recusou por não entender os roteiros. É considerado até hoje, de acordo com pesquisas de várias revistas, um dos homens mais sexy do mundo.

O astro acumula mais de 60 filmes no currículo
O astro acumula mais de 60 filmes no currículo
Foto: Getty Images
Fonte: Redação Terra
publicidade