PUBLICIDADE

Turistas já disputam lugares para assistir ao casamento real

27 abr 2011 - 13h26
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Ulisses Neto
Direto de Londres

Faltando menos de 48 horas para o casamento do príncipe William com Kate Middleton, Londres já está inundada de turistas das mais diferentes partes do mundo. O centro da cidade, que normalmente recebe 600 mil visitantes por dia, ficou ainda mais congestionado nesta quarta-feira (27), sobretudo na área da Abadia de Westminster, onde será celebrada a união real.

Boda real: confira detalhes do casamento de William e Kate

Terra transmite ao vivo casamento do príncipe William e Kate

As autoridades locais estimam que cerca de 1,5 milhão de pessoas devem comparecer à região para tentar acompanhar de perto a passagem dos noivos no caminho entre a abadia e o Palácio de Buckingham. Por isso, conseguir um bom lugar para assistir ao evento será uma missão quase impossível.

Alguns fãs da realeza britânica se anteciparam e já estão acampados na porta da igreja, em uma cena típica de grandes shows ou festivais de música. Os primeiros turistas chegaram na noite de ontem com barracas, sacos de dormir e cadeiras de praia. Assim que as emissoras de televisão britânicas mostraram as imagens, outras dezenas de pessoas se dirigiram ao local. No início da tarde de hoje, já eram cerca de 60 pessoas que armaram acampamento na calçada para garantir um bom lugar na cerimônia da próxima sexta-feira (29).

Algumas delas vieram de muito longe, como a escritora canadense Sheree Zielke, que mora em Edmonton, no Canadá. Sheree percorreu quase sete mil quilômetros apenas para acompanhar o casamento real. A escritora chegou a Londres na segunda-feira passada (25) e estava hospedada em um hotel da cidade.

"Eu não pretendia ficar acampada aqui, mas quando vi na televisão que as pessoas já estavam se posicionando, decidi mudar de tática para garantir um bom lugar", revela. Ao contrário dos outros acampados, a canadense chegou despreparada para sua "vigilia". "Não trouxe barraca, saco de dormir, nada. Vou ter que pedir para alguém dividir sua barraca comigo", brinca.

Mas por que alguém se dispõe a deixar sua casa para dormir no meio da rua, enfrentando o frio da noite londrina? "Essa é uma oportunidade única na vida. Acho que será um evento ainda maior que o casamento do príncipe Charles com a princesa Diana. E, no final das contas, eu tenho 55 anos de idade. Quando terei a oportunidade de fazer isso de novo?", pondera Sheree afirmando ainda que "sempre gostei de fazer coisas malucas e, por isso, estou aqui".

A estudante inglesa Jenna Freeman tentou acampar na porta do Palácio de Buckingham, "mas a polícia não deixou, por isso viemos para cá". Ao lado da mãe, Jenina Freeman, a jovem conta que decidiu dormir na rua para guardar lugar logo que William e Kate anunciaram o casamento, há cerca de seis meses.

As duas chegaram bem preparadas para enfrentar as noites ao relento. Trouxeram travesseiros, sacos de dormir, comida e até garrafas de champagne para celebrar a união real. A única preocupação da estudante é a possibilidade de chuva no dia do casamento, que está sendo antecipada pela previsão do tempo. "Espero que os meteorologistas estejam errados", diz. No entanto, a mãe da garota, Jenina, logo retruca: "Mas também se chover não tem problema. Nós somos inglesas, estamos acostumadas com tempo feio e chuvoso".

Para muita gente, o acampamento na porta da Abadia de Westminster pode ser considerado uma verdadeira loucura desnecessária. No entanto, mãe e filha afirmam que "esse é um grande momento para a Inglaterra, temos que participar. E são só duas noites na rua. Um pequeno sacrifício para ver esses dois lindos jovens se casando", rebatem.

Fãs do casamento real acampam à espera da grande cerimônia
Fãs do casamento real acampam à espera da grande cerimônia
Foto: Ulisses Neto / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade