0

Daniela Mercury chega aos 45 anos como a "Rainha do Axé"

28 jul 2010
07h38

A cantora, compositora, produtora e dançarina Daniela Mercury chega aos 45 anos nesta quarta-feira (28). Inspirando artistas mais novas, a veterana que já vendeu mais de 10 milhões de álbuns ainda é considerada a "Rainha do Axé".

Filha de uma assistente social e um mecânico, Daniela Mercuri de Almeida nasceu em Salvador e na cidade buscou suas maiores inspirações para a música. Foi aos 13 anos, vendo um show de Elis Regina, que ela decidiu que seria cantora.

Com 16 anos, a baiana começou sua carreira cantando em bares e restaurantes, e dois anos depois iniciou um curso de dança na faculdade. Em 1986 assume os vocais da Banda Eva, grupo em que ficou até 1988, quando foi fazer apoio na banda de Gilberto Gil.

Apenas em 1991 atinge o sucesso com as músicas Swing da Cor e Menino do Pelô, já em sua carreira solo. Dos trezes álbuns de Daniela, o primeiro foi o único que foi feito por uma gravadora. Os demais Mercury produziu e depois vendeu para as gravadoras.

Durante os quase 20 anos de carreira solo, a estrela misturou ritmos e estilos como o axé, samba, reggae, MPB e, até mesmo, a música eletrônica. Nesse período, cantou com nomes como Herbert Vianna, Caetano Veloso, Tom Jobim, Alejandro Sanz, Ray Charles e Paul McCartney.

Vencedora de diversos prêmios, dentre eles um Grammy e seis Prêmios TIM, Daniela Mercury mantém sua vida pessoal longe dos holofotes. Mãe de dois filhos e irmã da também cantora Vânia Abreu, ela é casada com o italiano Marco Scabia desde 2009.

Daniela Mercury chega aos 45 anos com grande sucesso nacional e internacional
Daniela Mercury chega aos 45 anos com grande sucesso nacional e internacional
Foto: Priscila Prade / Divulgação
Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade