2 eventos ao vivo

De plebeia a princesa: conheça a trajetória de Kate Middleton

25 abr 2011
07h35
atualizado às 08h19

Assim como diversas adolescentes britânicas, na parede do quarto de Catherine Elizabeth Middleton havia um pôster do príncipe William vestido com o uniforme de sua equipe de pólo. A "paixonite infantil" pelo segundo na linha sucessória ao trono, no caso desta garota nascida em 9 de janeiro de 1982 em Reading, se tornou realidade. Kate, como é conhecida, se casará com o primogênito de príncipe Charles e Diana no dia 29 de abril e será uma princesa.

Terra transmite ao vivo casamento do príncipe William e Kate

Plebeia, Kate é a mais velha dos três filhos de Michael e Carole Middleton, ex-programador de voos e aeromoça da companhia British Airways, respectivamente. Em 1984, aos dois anos de idade, ela se mudou com a família para Amã, na Jordânia, onde o pai trabalhou por dois anos e meio. Ao voltar para a Inglaterra, o casal ficou rico após abrir uma empresa de venda por catálogos de artigos de festa, a Party Pieces. Kate passou a estudar no colégio particular de Marlborough, onde tirou boas notas e praticou muitos esportes, como hóquei sobre a grama e tênis.

Aos 19 anos, matriculou-se em História da Arte na Universidade Saint Andrews, localizada em Fife, uma cidade do interior da Escócia. Alguns supostos amigos afirmam categoricamente que Kate foi para tal faculdade por ser a mesma que William escolhera, mas isso não é comprovado. O fato é que os dois se conheceram ali e tornaram-se mais próximos. Kate o ajudou a se adaptar à vida de estudante e terminou convencendo-o a trocar de área, passando para o curso de Geografia. No ano seguinte, eles começaram a compartilhar o mesmo dormitório estudantil na companhia de dois outros amigos.

Pouco se sabe sobre o tempo em que os dois passaram na universidade. O príncipe Charles fez um acordo com a imprensa, que concordou em respeitar a vida privada de William durante a ciclo estudantil. Especula-se que uma vez ele teria pago 200 libras (US$ 320) por uma cadeira na primeira fila de um desfile de moda beneficente organizado pelas alunas da faculdade, no qual Kate exibiu na passarela um vestido de renda transparente.

Em 2003, os dois começaram a sair juntos. A ávida imprensa britânica viu nesta jovem graciosa, alta e morena de cabelos compridos, a possível sucessora da princesa Diana, mãe de William, morta em um acidente de carro em 1997. Elogiada por sua beleza, ela nunca pode dar um passo sem ser imortalizada por fotógrafos que a seguem dia e noite, inclusive durante a semana em que esteve separada do príncipe em 2007. Em 2005, Kate teve de pedir ao seu advogado para que falasse com a imprensa para parar com o assédio.

Formada em História da Arte, Kate começou a trabalhar como assistente do departamento de vendas da rede de lojas Jigsaw, cujos donos são amigos de seus pais. Em 2007, ela largou o trabalho para se dedicar à fotografia. O então namorado apresentou-a para Mario Testino, com quem teve algumas aulas de fotografia. Três anos depois, Kate e William compraram uma casa em North Wales, onde moram juntos e partilham atividades comuns do dia a dia, como fazer compras no supermercado e passar as tardes no parque.

O dia mais importante, no entanto, estava por vir. Em 16 de novembro, William e Kate anunciaram ao mundo que estavam noivos. De acordo com o príncipe, que deu a ela o anel que pertenceu à sua mãe, ele escolheu como cenário os lagos do Parque Nacional do Monte Quênia para pedir a mão da namorada em casamento, com quem está junto há oito anos. Eles faziam uma viagem em outubro e William demorou alguns dias para fazer a proposta a Kate, pois esperava o momento ideal.

Com Informações da AFP e Reuters

A pequena Kate Middleton tinha cinco anos nesta foto
A pequena Kate Middleton tinha cinco anos nesta foto
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade