PUBLICIDADE

Débora Lyra tenta quarto título brasileiro do Miss Universo

23 ago 2010 - 11h32
(atualizado às 11h35)
Compartilhar

A Miss Brasil, Débora Lyra, 20 anos, tentará na noite desta segunda-feira (23) conquistar o quarto título do País no Miss Universo. A primeira vencedora brasileira foi a gaúcha Yolanda Pereira, em 1930, na primeira fase da história do concurso, que foi de 1926 a 1935, quando ele era chamado de Desfile Internacional de Beleza e concedia o título de Miss Universo. A segunda ganhadora foi a também gaúcha Ieda Marida Vargas, em 1963, onze anos depois da criação da versão moderna da competição. Cinco anos depois, saía vencedora a baiana Martha Vasconcellos.

Nascida em Pelotas, Yolanda Pereira conquistou o título aos 20 anos, sendo a mais bem avaliada nos quesitos beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Assim como na versão atual, para concorrer ao Miss Universo Yolanda teve que passar por todas as etapas: vencer o Miss Pelotas, depois o Miss Rio Grande do Sul e, por fim, o Miss Brasil. Faleceu em 4 de setembro de 2001, aos 90 anos.

Ieda Maria Vagas venceu o concurso aos 18 anos, em Miami, na Flórida. A repercussão do título foi muito grande no País e, em 1964, ela foi homenageada pelo cantor e compositor Teixeirinha com a canção Miss Universo 63, no álbum Gaúcho Autêntico. Cinco anos depois de vencer o concurso, Ieda casou-se com José Carlos Athanázio, que morreu em março do ano passado. O casal teve dois filhos.

Martha Vasconcellos nasceu em Salvador em 1948. Quando venceu o Miss Universo, tinha 20 anos. Foi casada com Reynaldo Loureiro e tem dois filhos. Desde 1999 vive em Boston, onde trabalha como psicóloga.

O Brasil ainda chegou perto outras cinco vezes, ficando nessas ocasiões com o segundo lugar. A primeira delas em 1954, quando Martha Rocha só não ganhou por conta de uns centímetros a mais nos quadris. Em 1958, foi a vez de Adalgisa Colombo. Depois em 1957, com a amazonense Terezinha Morango; em 1972, com a gaúcha Rejane Vieira Costa, que vive a personagem Larissa na novela Ribeirão do Tempo, da Record; e, por fim, em 2007, com a mineira Natália Guimarães, que perdeu a coroa para a japonesa Riyo Mori.

Débora Lyra representa o Brasil no Miss Universo
Débora Lyra representa o Brasil no Miss Universo
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade