PUBLICIDADE

Hal David, autor da letra de "Raindrops Keep Fallin' on my Head", morre aos 91

2 set 2012 12h57
Publicidade

Por Alex Dobuzinskis LOS ANGELES - Hal David, o letrista que compôs com Burt Bacharach os sucessos "Raindrops Keep Fallin'' on my Head" e "Walk on By", dos anos 60, morreu em Los Angeles no sábado, aos 91 anos de idade, informou um representante.

David faleceu no Cedars-Sinai Medical Center em decorrência de complicações após um derrame, disse o porta-voz Jim Steinblatt, da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (Ascap).

No começo do ano David e Bacharach receberam o Prêmio Gershwin Prize para Música Popular, concedido pela Biblioteca do Congresso dos EUA, durante um tributo musical na Casa Branca.

Nascido no bairro do Brooklyn, em Nova York, David iniciou a carreira de letrista no final dos anos 1940 ao colaborar com escritores que havia conhecido no famoso Brill Building, de Manhattan, na época o centro dos negócios da música popular.

Ele começou a trabalhar com Bacharach no final dos anos 1950 e as canções que produziram foram gravadas por artistas como Frank Sinatra, Marty Robbins, Tom Jones e Barbra Streisand.

A cantora mais ligada à dupla é Dionne Warwick, alçada à fama por colocar entre as dez mais da parada várias composições de David e Bacharach, nos anos 1960.

O sucesso "Raindrops Keep Fallin'' on my Head", de David e Bacharach, foi composto para o filme "Butch Cassidy e Sundance Kid", de 1969, e ganhou o Oscar de Melhor Canção.

Eles também conquistaram um Grammy em 1969 por melhor álbum original de um show, pelo musical da Broadway "Promises, Promises", o qual incluía a canção "I''ll Never Fall In Love Again". A peça retornou à Broadway em 2010, tendo como protagonistas Kristin Chenoweth e Sean Hayes.

Outros sucessos do duo incluem "What the World Needs Now Is Love", "I Say a Little Prayer", "Do You Know the Way to San Jose" e "(They Long to Be) Close to You", a qual é mais conhecida na interpretação dos Carpenters.

David e Bacharach seguiram caminhos diferentes no início dos anos 1970s. David passou a trabalhar com outros compositores, como Albert Hammond, com quem compôs o sucesso "To All the Girls I''ve Loved Before".

O compositor Paul Williams, presidente da Ascap, disse em um comunicado que David era "simples, conciso e poético".

"Não admira que tantas de suas letras se tenham tornado parte de nosso vocabulário diário e que suas canções… sejam o fundo sonoro de nossas vidas", afirmou Williams.

David presidiu a Ascap de 1980 a 1986.

Ele deixa a viúva, dois filhos, três netos e dois enteados.

(Reportagem de Alex Dobuzinskis)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade