PUBLICIDADE

Jabulani, Mister M e Bíblia: Cid Moreira completa 87 anos

Com 70 anos de carreira, apresentador e locutor estreou no Jornal Nacional e imortalizou expressões na TV

29 set 2014 - 13h32
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Ele tem uma das vozes mais famosas do Brasil. De âncora a narrador, Cid Moreira, que comemora 87 anos nesta segunda-feira (29), se tornou umas das figuras mais marcantes da televisão brasileira ao longo de seus 70 anos carreira.

Siga Terra Diversão no Twitter

Natural da cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, Cid começou seu trabalho no jornalismo como locutor da Rádio Difusora. Conforme sua voz grave ganhava notoriedade, ele encontrava mais importunidade em frente às câmeras. Depois de narrar documentários para o cinema, foi convidado para apresentar um noticiário do Canal 100, na década de 50.

Foto: TV Globo / Divulgação

Cid ao lado de William Bonner, um de seus sucessores na banda do JN (Foto: Divulgação/ Memória Globo)

Após passagens pela Rádio Bandeirantes, TV Rio, Jornal de Vanguarda, e nas antigas TV Tupi, TV Excelsior e TV Continental, o talento como âncora se tornou mais evidente no Jornal Nacional, que apresentou entre 1969 e 1996, tornando-se o apresentador com mais tempo em um mesmo noticiário da TV brasileira. O Fantástico também ganhou o prestígio com Cid, que até hoje é lembrado por sua narração do quadro com o mágico Mister M, que revelava segredos de truques de ilusionistas famosos. Tanto tempo no ar em um mesmo telejornal, sendo 27 anos dando seu famoso 'Boa Noite!', lhe garantiu um título no Guinness Book.

Foto: TV Globo/ Memória Globo / Divulgação

O âncora na década de 70 (Foto: Divulgação/ Memória Globo)

Entre suas narrações mais famosas está a da Bíblia Católica, gravada em 2001 e até hoje compartilhada por fiéis. Os CDs foram um fenômenos de vendas e se tornaram obra importante na carreira de Cid, que se diz um "divulgador da palavra de Deus", em sua página no Facebook. Apesar da voz solene, Cid é conhecido pelo bom humor, e imortalizou o nome da bola oficial da Copa do Mundo na África do Sul com a vinheta cômica "Jabulaaani!".

Em 2011, ele teve seu trabalho reconhecido e recebeu honraria no Salão Internacional Gospel, realizado em São Paulo. Além disso, Cid também ganhou uma homenagem no prêmio Comunique-se por tantos anos de dedicação ao jornalismo. No mesmo ano, ele foi vítima de um boato espalhado na internet, de que teria morrido depois de sofrer uma parada cardíaca.

Foto: Facebook / Reprodução

Cid e Fátima estão casados há 14 anos (Foto: Reprodução/ Facebook oficial)

Há 14 anos, Cid é casado com a jornalista Fátima Sampaio, 36 anos mais nova que ele. Este é o quarto casamento do apresentador. Foi Fátima que registrou a biografia do marido no livro Boa Noite, lançado no ano de 2010.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade