0

Juliana Alves brilha em noite de ausências do Troféu Raça Negra

16 nov 2009
09h48
atualizado às 12h09
Peter Fussy
Direto de São Paulo

O Troféu Raça Negra 2009 homenageou diversos famosos na noite desse domingo (15), na Sala São Paulo, na capital paulista. A sétima edição do prêmio consagrou Juliana Alves como a atriz do ano, que se emocionou ao receber a estatueta. O prêmio de melhor ator ficou com Rafael Zulu. Os vencedores de cinco das nove categorias não compareceram - os jogadores de futebol Adriano e Martha, os cantores Marcelo D2 e Vanessa da Mata, além do grupo Exaltasamba - e frustraram a plateia.

Por conta das ausências, um momento constrangedor foi quando o elenco do núcleo negro de Viver a Vida foi chamado ao palco para entregar um prêmio ao autor Manoel Carlos. Depois de alguns instantes sem nenhuma movimentação, apenas dois subiram - a protagonista Taís Araújo não foi, mas pelo menos Manoel Carlos mandou um vídeo com um agradecimento. Por outro lado, um momento de emoção foi quando Leny Andrade recebeu um prêmio pelo conjunto da obra e cantou sozinha no palco um trecho de Maria cheia de raça, de Altay Veloso.

Os apresentadores de televisão Alexandre Henderson e Joyce Ribeiro levaram prêmios em suas categorias. Já Glória Maria recebeu um prêmio especial por ter sido a única jornalista a ter entrevistado o cantor Michael Jackson na passagem do artista pelo Brasil, em 1996. "Pensava que era uma pessoa que queria ficar branca, mas vi realmente que ele tinha vitiligo. Me deu aflição. Parecia uma pele de papel e me senti mal de ter pré-julgado. Ele é merecedor de todas as homenagens que o mundo prestar", afirmou.

Aparecida Petrowki, Sheron Menezes, Isabel Fillardis o governador do Estado, José Serra, os ministros dos Esportes e da Cultura, Orlando Silva e Jucá Ferreira, marcaram presença no evento. Serra assinou um convênio para a construção de uma escola técnica em parceria com o ONG Afrobras, que organiza a premiação. A noite ainda contou com show de abertura de Vanessa Jackson, além de Ed Motta, Seu Jorge e a apresentação de um cover de Michael Jackson para encerrar a noite de homenagem ao cantor que morreu em junho deste ano.

Juliana Alves levou o troféu de atriz do ano
Juliana Alves levou o troféu de atriz do ano
Foto: Ivan Pacheco / Terra
Fonte: Redação Terra

compartilhe

publicidade
publicidade