PUBLICIDADE

Líder da banda australiana Youthu Yindi morre aos 56 anos

3 jun 2013 - 11h46
(atualizado em 1/12/2013 às 16h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Mandawuy Yunupingu lutava contra um problema renal
Mandawuy Yunupingu lutava contra um problema renal
Foto: Getty Images

Yunupingu, vocalista da banda de rock australiana Yothu Yindi, que misturava música tradicional aborígene e rock moderno, morreu aos 56 anos de idade, depois de lutar contra uma doença renal, na noite de domingo (2).

Mais conhecido por seu hit de 1991 Treaty, a banda Yothu Yindi era forte defensora da reconciliação entre brancos e aborígenes australianos e ajudou a colocar a questão no cenário nacional da Austrália. O álbum Voz Tribal chegou ao número três nas paradas de álbuns de música do mundo da Billboard, em 1992.

No auge de sua fama, a Yothu Yindi fez uma turnê, que abriu shows de artistas como Midnight Oil, Neil Young e Carlos Santana, e tocou na cerimônia de encerramento da Olimpíadas de Sydney, em 2000.

"Perdemos um músico talentoso, um defensor apaixonado do povo aborígene e um verdadeiro grande amigo", disse a primeira-ministra, Julia Gillard. O ex-vocalista do Midnight Oil, Peter Garrett, hoje ministro da Educação Escolar da Austrália, disse que Yunupingu foi um farol para o seu povo, levando a sua música de um canto remoto da Austrália para as cidades da Europa e dos Estados Unidos.

"Ele cantou sobre a reconciliação, ele sempre teve como objetivo servir ao seu povo. Seu legado é incomensurável, mas a perda é grande", disse.

Yunupingu foi o primeiro indígena australiano de Arnhem Land, terras em grande parte indígenas a nordeste da cidade de Darwin, a receber um diploma universitário. Um ex-professor de escola, Yunupingu se valeu do sucesso de sua banda para promover causas indígenas e promover a educação, música e cultura em Arnhem Land. Ele foi nomeado Australiano do Ano em 1992 por seu trabalho na música e na educação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade