PUBLICIDADE

Longe da TV em 2013, Victor Fasano diz que foco é defesa do ambiente

O ator está no Paraná para participar de protesto contra a abertura de uma estrada no Parque Nacional do Iguaçu. Segundo ele, o foco da carreira agora é a proteção do ambiente

22 jun 2013 - 13h53
(atualizado às 15h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Victor Vasano posou para fotos ao lado de Márcio Garcia e da mulher, Andréa
Victor Vasano posou para fotos ao lado de Márcio Garcia e da mulher, Andréa
Foto: Juan Guerra / Divulgação

Depois de muitos anos como ator de novelas, Victor Fasano está decidido a trabalhar com uma das suas maiores paixões desde a infância: a proteção do ambiente. Circulando com desenvoltura entre empresários e ativistas presentes no Fórum Mundial do Meio Ambiente, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), o ator negou neste sábado boatos de que tivesse sido demitido da Record, mas disse que vai ficar longe da TV este ano. O foco é defender a causa ambiental e viajar pelo País participando de marchas e eventos em defesa dos recursos naturais.

"Eu vim aqui para Foz porque estou participando de uma luta muito importante, que é a proteção do Parque Iguaçu", disse em entrevista ao Terra. Fasano vai participar, no domingo, de um protesto que vai reunir ambientalistas e moradores da cidade paranaense para impedir a reabertura de uma estrada para cortar o parque. "O Iguaçu foi o primeiro parque nacional criado no Brasil e abriga essas lindas cataratas que representam o País diante do mundo. Se não conseguirmos proteger este local, não conseguiremos fazer nada pelo ambiente".

Segundo Fasano, o envolvimento com a causa ambiental surgiu na infância, por influência da avó. "Na casa dela (no interior de São Paulo) tinha muita natureza, árvores, pássaros. À medida que fui crescendo, fui vendo que os tucanos, as araras foram desaparecendo e isso despertou a minha consciência". Uma das metas do ator é poder mostrar essa preocupação com o meio ambiente na televisão. "O que motivou a minha ida para a Record foi essa possibilidade de fazer um programa voltado para a sustentabilidade (o Amazônia). Na globo não tinha isso", admitiu. 

Ele afirmou ainda que espera ajudar a disseminar entre as pessoas a cultura de respeito ao ambiente. "A sustentabilidade não está na pauta dos protestos que acontecem hoje no Brasil, apesar de todos os movimentos do passado, essa ainda não é uma preocupação de todos. Acho que precisamos de mais ação, de mais divulgação, porque a nossa maior desgraça é a falta dos recursos naturais", completou.

Segundo Fasano, uma nova edição do Amazônia está programada para 2014. Ele ainda deve participar de uma minissérie na Record no ano que vem. O contrato com a emissora vence só em 2016.

O ator e diretor Márcio Garcia e a mulher, Andréa, também acompanharam as palestras do fórum, que começou na sexta-feira e termina na tarde de hoje, com um debate com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva.

Fórum de Meio Ambiente

Ocorre desde ontem, em Foz do Iguaçu (PR), o Fórum Mundial de Meio Ambiente, que reúne empresários, políticos e ambientalistas para debater ações relacionadas à preservação da água. Entre os palestrantes estão o ativista e advogado americano especializado em direito ambiental, Robert Kennedy Jr., o presidente da Ocean Futures Society (OSF), Jean-Michel Cousteau.

Promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, a iniciativa faz parte das discussões do Ano Internacional de Cooperação pela Água, definido pela ONU para 2013, com o objetivo de estimular a consciência sobre a escassez do recurso natural.

A repórter viajou a convite da organização do evento.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/clima/iframe.htm" data-cke-525-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/clima/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade