PUBLICIDADE

Michael Douglas diz que seu câncer na garganta foi causado pelo HPV

2 jun 2013 - 18h00
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Ator no tapete vermelho do Festival de Cannes
Ator no tapete vermelho do Festival de Cannes
Foto: Getty Images

Nem a bebida, nem o cigarro. O câncer de garganta com o qual Michael Douglas foi diagnosticado em 2010 foi causado pelo vírus HPV (papilomavírus humano), doença sexualmente transmissível que é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. Ao menos foi essa sua declaração em entrevista ao jornali britânico The Guardian, publicada neste domingo (2).

"Sendo bastante específico, este câncer em particular é causado pelo HPV, que na verdade é ligado à cunilíngua (sexo oral praticado em uma mulher)", explicou o ator de 68 anos, que foi diagnisticado com um tumor em estágio quatro, normalmente considerado terminal.

Depois disso, ele passou oito semanas sendo submetido a intensas sessões de quimio e radioterapia, período em que perdeu 20 kg por meio de uma dieta de líquidos.

"Foi um mau bocado. Com a quantidade de quimio que eu estava recebendo fui perdendo as coisas boas também. Fiquei muito fraco", prosseguiu Douglas, há dois anos livre da doença, mas até hoje fazendo check-ups a cada seis meses para controlar um possível novo tumor. "Mas este tipo de câncer não volta em 95 % das vezes", relevou.

De acordo com o cirurgião britânico Mahesh Kumar, um estudo recente feito com 1.316 pacientes com câncer de boca mostra que 57% deles tinham HPV. No entanto, ao mesmo tempo em que o número de casos aumenta, as opções de tratamento também evoluem. Isso explicaria por que, apesar do estágio avançado de sua doença, Douglas recebeu dos médicos a probabilidade de 80% de se recuperar. O que, de fato, ocorreu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade