PUBLICIDADE

Morre aos 67 anos o cineasta francês Alain Corneau

30 ago 2010 - 11h02
(atualizado às 14h54)
Compartilhar

O diretor, roteirista e produtor francês Alain Corneau, celebre diretor de Todas as Manhãs do Mundo, (1992) entre outros grandes filmes dos estilos variados, morreu ontem à noite devido a um câncer, informou hoje seu agente, Artmedia Bratislava.

O cineasta, que em 7 de agosto completou 67 anos, acabava de estrear seu último filme Crimes d'amour, uma obra policial, como seus primeiros sucessos no cinema.

Corneau começou sua carreira como assistente de Costa Gavras. No início de sua trajetória na década de 70, ele colaborou com a cineasta Nadine Trintignant.

Alguns dos maiores atores franceses, de Gérard Depardieu a Yves Montand, passando por Jacques Dutronc, Michel Blanc e Daniel Auteuil, Monica Bellucci e Ludivine Sagnier, trabalharam com ele ao longo de sua carreira.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, prestou homenagem à obra de Alain Corneau e à memória "de um homem valente que soube defender os direitos dos autores em todas as circunstâncias".

Um homem que "sabendo a importância da arte e da necessidade de preservar aos criadores nunca cedeu à demagogia", celebrou Sarkozy em comunicado.

ministro de Cultura francês, Frédéric Mitterrand, cinéfilo e profissional do cinema, elogiou o conjunto da biografia e considerou que Corneau deixará a lembrança "de um grande adaptador" da literatura ao cinema, "e de um homem aberto e sensível, com paixão, à pluralidade das culturas".

Cineasta Alain Corneau morreu aos 67 anos
Cineasta Alain Corneau morreu aos 67 anos
Foto: Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade