PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

De Dilma a Marcelo Tas, famosos lamentam morte de Chico

23 mar 2012 - 15h21
(atualizado em 24/3/2012 às 02h34)
Compartilhar

A morte de Chico Anysio, na tarde desta sexta-feira (23), repercutiu com força entre os famosos ao longo das horas que se seguiram ao seu anúncio. No Twitter, na televisão e em depoimentos à imprensa, atores, apresentadores, diretores, políticos e familiares falaram sobre a perda do humorista, conhecido por ter criado dezenas de personagens ao longo de sua carreira.

Reveja biografia e como foram os últimos dias de vida

Chico Anysio morre no Rio aos 80 anos:

Relembre momentos da vida e da obra do artista

Deixe sua homenagem para Chico Anysio

Em entrevista ao programa Estudio I, da Globo News, Jô Soares rechaçou o famoso bordão de que ninguém é insubstituível, afirmando que Chico, sim, era. "Ele foi um escritor e ator fantástico. Eu o dirigi em um espetáculo dele e aprendi demais. É uma notícia que deixa um país inteiro triste."

O cartunista Ziraldo comparou Chico a Pelé em declaração feita ao canal Globo News. Para ele, a perda é ainda maior pelo fato de o humorista fazer parte do seleto grupo de "fenômenos mundiais irrepetíveis". "Certa vez, em uma viagem, comentaram comigo: 'quantos humoristas vocês têm no Brasil?'. Eu ri e comentei que era um só: Chico Anysio. E não haverá outro".

Claudia Jimenez, uma das mais consagradas humoristas da atualidade, falou sobre a morte do colega assim que chegou ao Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, onde ele estava internado desde dezembro. Ela foi uma das primeiras a chegar ao local para lhe prestar homenagem. "Nunca existiu um artista maior do que ele. Chico era completo, um ator que fazia comédia. Ele me colocava em frente à câmera e dizia 'vai que eu sou mais você'", lembrou emocionada.

O ator André Mattos foi outro que foi pessoalmente ao local prestar condolências à família, que teve na mulher do humorista, Malga di Paula, sua maior porta-voz durante todo o período de internação. "Ele era um artista incrível, que deixa um legado de humor incalculável", lamentou.

Ao Jornal Nacional, da TV Globo, um emocionado Lúcio Mauro lamentou a perda do colega, a quem chamou de irmão pelos muitos anos em que trabalharam lado a lado. "Niguém consegue perder. Quando a gente perde uma parte boa da gente...", se emocionou antes de citar o amor fraternal que nutria por ele.

Os gestos chegaram até à política, com a presidente Dilma Rousseff lamentando, por intermédio de nota, o ocorrido, e afirmando que o humorista foi um dos artistas mais brilhantes que o Brasil já produziu. "Nessa hora de tristeza, quero me solidarizar com os parentes, amigos e com toda legião de admiradores que Chico conquistou", disse.

Também em nota, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, classificou Chico como um gênio do humor: "seus mais de duzentos personagens povoam as lembranças de várias gerações. Ele mesmo foi múltiplo: cearense de nascimento, carioca de coração, vascaíno apaixonado. No Rio, para onde veio ainda criança, tornou-se o maior de todos os humoristas do País, inspirou novos artistas e formou uma legião de comediantes. Nossa cidade perde o seu maior representante na arte de fazer rir."

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, decretou luto de três dias como forma de homenagear o humorista. "Chico soube fazer com maestria e leveza a transição do rádio para a televisão. Divertiu e semeou para sempre este encanto a todos os brasileiros com os seus mais de 200 personagens", escreveu em nota.

Redes Sociais

Além dos depoimentos à imprensa, os famosos aproveitaram também as redes sociais para prestar homenagens ao artista. A primeira delas foi da empresária Malga di Paula, viúva do humorista, que acompanhou de perto todo o período de internação: "aproximadamente às 15h de hoje (sexta-feira), os refletores do céu foram ligados...o Show de Chico Anysio estava para começar. A platéia??? Os anjos aplaudindo em pé", postou.

Paulo Bonfá, idealizador do evento Risadaria, lembrou da homenagem prestada a Chico na primeira edição do evento, em 2010, postando foto do encontro. Marcelo Tas, que retuitou a imagem, chamou o humorista de eterno gênio.

O casal de comediantes Marcelo Adnet e Paulo Bonfá também se mobilizou, cada qual em sua página, a ressaltar a importância de Chico para suas carreiras. "Valeu Chico Anysio! Você fez toda a diferença! Descansa em paz e deixa sua vasta e genial carreira para a gente ver e aprender!", escreveu Adnet, cujo discurso foi reforçado minutos depois pela mulher: "força para a família deste comediante que sempre nos alegrou."

Últimos Dias

Chico Anysio foi internado no dia 22 de dezembro de 2011, após uma infecção no aparelho digestivo e, posteriormente, diagnosticado com pneumonia. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na noite de quarta-feira (21) e, na tarde desta quinta, foi realizada uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue. Chico estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de requerer o uso de ventilação artificial. Na tarde desta sexta-feira (23), Chico Anysio, aos 80 anos não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, de acordo com nota de falecimento do Hospital Samaritano.

O humorista começou a enfrentar os problemas graves de saúde em agosto de 2010. Na ocasião, ele foi internado no mesmo hospital para a retirada de uma parte do intestino grosso após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia, ele foi diagnosticado com pneumonia. Meses depois, foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias e, desde então, apresentou novos quadros de falta de ar. Em fevereiro deste ano, Chico Anysio apresentou um novo quadro de infecção pulmonar e voltou a fazer uso de antibióticos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade