PUBLICIDADE

Há um mês morria Hebe Camargo; relembre carreira da apresentadora

29 out 2012 - 15h21
(atualizado às 15h38)
Compartilhar

Há exatamente um mês o Brasil perdeu um dos maiores ícones da televisão brasileira. Na madrugada do último dia 29 de setembro, Hebe Camargo teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, no bairro do Morumbi, na zona sul de São Paulo, um mês e dois dias depois de receber alta do Hospital Israelita Albert Einstein. Desde 2010 ela batalhava contra um câncer no peritônio, membrana que envolve o aparelho digestivo, o que resultou em uma série de internações nos últimos dois anos.

Infográfico: Apresentadora, atriz e cantora: relembre a carreira de Hebe Camargo

Nascida no dia 08 de março de 1929, em Taubaté (SP), Hebe começou a carreira artística na década de 1940, como cantora no quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, ao lado de sua irmã Estela e das primas Helena e Maria. O grupo acabou três anos depois e as duas primeiras acabaram criando a dupla caipira Rosalinda e Florisbela, parceria que, apesar de ter durado pouco, levou a futura apresentadora a seguir o sonho de artista e partir para um trabalho solo, muito popular na época.

À TV, no entanto, só migraria na década seguinte, quando foi convidada para substituir Ary Barroso em um famoso programa de calouros. Em 1955, mudou radicalmente o visual, dos cabelos pretos para os loiros, como ficou conhecida até sua morte. No mesmo ano, passou a apresentar o primeiro programa feminino da televisão brasileira, O Mundo é das Mulheres, na TV Paulista, Canal 5, antecessora da Globo. O formato já era semelhante ao de seus trabalhos mais conhecidos, nos quais recebia convidados famosos em seu sofá.

Na década seguinte, deu um tempo na carreira de apresentadora para casar com o empresário Décio Capuano, com quem teve seu único filho, Marcello Camargo.

Logo, no entanto, Hebe retomaria o trabalho, estreando na rádio Excelsior e, em 6 de abril de 1966, no Programa Hebe, na TV Record. Em 1981, após anos de nova ausência na televisão, Hebe reestreou, na TV Bandeiramtes, em um programa exibido nas noites de domingo e, posteriormente, às sextas-feiras.

Em 1985, Hebe recebeu convite do SBT, assinando contrato em novembro do mesmo ano. A estréia ocorreu no dia 4 de março de 1986. A artista apresentou também, entre agosto de 1991 e dezembro de 1993, o Hebe Por Elas, programa de entrevistas só com mulheres, e chegou a ter, por um curto período, uma atração nas tardes de domingo.

Em 2011, Hebe migrou para a RedeTV!, mais uma de suas muitas mudanças de emissora ao longo de quase seis décadas de televisão. Desta vez, no entanto, foi a última. Menos de 20 dias depois de ter confirmada uma nova atração no SBT, a apresentadora teve uma parada cardíaca fatal. Era assim encerrada uma das mais brilhantes carreiras da televisão brasileira. Ela estava com 83 anos.

Apresentadora em abril de 2012, quando voltou ao seu ar após mais de um mês afastada devido a uma cirurgia
Apresentadora em abril de 2012, quando voltou ao seu ar após mais de um mês afastada devido a uma cirurgia
Foto: Bruno Santos / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade