inclusão de arquivo javascript

 
 

'Canavial de Paixões' quer competir com Globo

12 de outubro de 2003 19h44 atualizado às 19h48

Helena Fernandes e Victor Fasano em  Canavial de Paixões. Foto: Canal Zap

Helena Fernandes e Victor Fasano em Canavial de Paixões
Foto: Canal Zap

O SBT estréia Canavial de Paixões nesta segunda-feira com uma intenção clara: enfrentar com alguma ingenuidade o cinismo realista da novela das oito da Globo. O dramalhão importado da Televisa e adaptado pela emissora de Silvio Santos seria uma opção para quem gosta de histórias açucaradas e previsíveis.

Exatamente por isso o SBT adiou Canavial em um mês, na intenção de bater com a estréia de Celebridade, da Globo, que vai trazer uma trama apimentada bem característica de Gilberto Braga. A nova novela do SBT é uma adaptação de Cañaveral de Pasiones, produzida pela Televisa em 1996 e que chegou a ser exibida pela CNT/Gazeta no ano seguinte.

"Já temos um público bem-definido que gosta deste tipo de novela. Claro que a intenção com Canavial de Paixões é ampliar ainda mais o número de espectadores", afirma David Grimberg, diretor de núcleo de dramaturgia do SBT.

Na verdade, Canavial de Paixões era para ter sido exibida no lugar de A Pequena Travessa. Mas na época a Globo estava com Esperança no ar e o SBT achou melhor adiar a produção porque o dramalhão também tem uma trama rural. A nova novela do SBT se passa no fictício povoado de São Bento dos Canaviais. Claro que o pano de fundo da produção é uma usina de cana-de-açúcar e o tal canavial a que se refere o título.

Assim como Jamais Te Esquecerei e a maioria das produções mexicanas, a história vai relatar a luta do casal protagonista para acabar junto. No melhor estilo Romeu e Julieta, os dois personagens principais são de famílias rivais que irão tentar impedir o romance a qualquer custo.

Clara e Paulo, vividos por Bianca Castanho e Gustavo Haddad, se apaixonam ainda crianças. Após um salto de 15 anos na trama, os dois descobrem que a paixão entre eles ainda persiste. "A Clara é a típica heroína. Sei que ela vai sofrer muito", garante Bianca. Tanto a atriz quanto Gustavo estão tendo a oportunidade de interpretar seus primeiros protagonistas. "Mas o importante é fazer um bom trabalho, independentemente do tamanho do papel", avalia o ator.

Assim como já vem fazendo com suas adaptações, o SBT contratou alguns "globais" para enfeitar Canavial de Paixões. Victor Fasano e Cláudia Ohana, por exemplo, ficam os seis primeiros capítulos na novela. Cláudia vive a mãe da protagonista e Victor é pai de Paulo. Os dois são acusados por Teresa, papel de Débora Duarte, de terem tido um romance no passado. A tese ganha força quando os dois morrem juntos em um acidente de carro.

"Este é um dos segredos que vão atiçar a curiosidade do público para acompanhar o desenrolar da novela", avisa Cláudia Ohana. Os dois grandes vilões de Canavial de Paixões também tiveram passagem pela Globo. Helena Fernandes vai viver Raquel, a irmã caçula da personagem de Cláudia Ohana. É ela que vai ser o principal obstáculo da protagonista na história. "A minha personagem é má mesmo. Ela manda matar sem a menor cerimônia", adianta Helena. Já Oscar Magrini vai interpreta Agenor. O personagem faz qualquer coisa para atingir seu objetivo de subir na vida. "É o típico vilão inescrupuloso e oportunista", define o ator.

Cada capítulo de Canavial de Paixões - são 92 - está orçado em R$ 90 mil, custo equivalente aos gastos com Jamais Te Esquecerei. O objetivo, no entanto, é que a nova produção supere os 10 pontos de média que Jamais vinha obtendo.

As cenas externas da trama serão gravadas em Iracemápolis, no interior de São Paulo, entre as cidades de Limeira e Piracicaba. Para chegar preencher os 33 personagens de Canavial de Paixões, o SBT promoveu durante duas semanas uma peneira com nada menos que 2 mil atores. Segundo Fernando Rancoletta, produtor de elenco da emissora, os profissionais que não foram selecionados para Canavial de Paixões serão cadastrados. "Formamos um banco de elenco que pode ser usado para as próximas produções", adianta Fernando.

Em campo novo Victor Fasano encara a participação em Canavial de Paixões como um teste. Como nunca havia feito nenhuma produção longe dos domínios da Globo, o ator resolveu experimentar. O que motivou mais ainda Victor a aceitar aparecer em Canavial de Paixões é que o seu personagem Amador Giácomo, poderoso dono do Grupo Usineiro Giácomo, só vai participar dos seis primeiros capítulos da trama.

"Queria sentir como é trabalhar em outra emissora e ver se consigo me adaptar", explica o ator. O personagem de Victor vai sair cedo da história, mas vai deixar alguns segredos que podem vir à tona no decorrer da novela. É que além de poder ser pai da protagonista Clara, pois teve um relacionamento com a mãe da personagem, Amador tem um filho ilegítimo. É João de Deus, papel de Thierry Figueira. "Ele vai morrer sem saber deste filho bastardo", avisa Victor.

O ator já sentiu que o ritmo das gravações no SBT é bem diferente que o da Globo. Apesar de ter feito apenas seis capítulos, Victor percebeu que na nova emissora a intensidade das gravações é maior. "Como toda a novela é produzida em quatro meses, as gravações são mais aceleradas", arrisca o ator. Outro motivo que levou Victor para o SBT é que ele acha importante abrir novas frentes de trabalho para a dramaturgia nacional. "Tem muita gente boa sem emprego nesta área", reclama. O objetivo de Victor, no entanto, após encerrar a sua participação em Canavial de Paixões, é comandar um programa ecológico. "Vou fazer um piloto e oferecer para todas as emissoras. Leva quem se interessar primeiro", avisa o ator.

Instantâneas
# Canavial de Paixões foi escrita por Caridad Bravo Adams, a mesma autora de Jamais Te Esquecerei.
# O papel de protagonista de Canavial de Paixões estava cotado para ser vivido por Maria Fernanda Cândido. Já a personagem de Helena Fernandes poderia ter caído nas mãos de Suzy Rêgo.
# Ricardo Macchi, Edward Boggis, Bruno de Lucca, Ellen Roche, Suzana Alves e Patrícia Coelho também fizeram testes para Canavial de Paixões.
# O SBT possui dois estúdios no Complexo do Anhanguera, em Osasco, só para a gravação de novelas.

Canal Zap
  1. Bruna Theddy e Igor Cotrim foram tentar um lugar na nova trama do SBT  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Bruna Theddy e Igor Cotrim foram tentar um lugar na nova trama do SBT

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  2. Edward Boggiss e Debora Duboc fizeram par no teste de Canavial de Paixões  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Edward Boggiss e Debora Duboc fizeram par no teste de Canavial de Paixões

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  3. O ex-global Edward Boggiss fez par com a cantora Jane Duboc  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    O ex-global Edward Boggiss fez par com a cantora Jane Duboc

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  4. Edward Boggiss e Debora Duboc em cena  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Edward Boggiss e Debora Duboc em cena

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  5. Artistas encaram teste para novela do SBT.  Nervoso, Ricardo Macchi reza antes da prova para Canavial de Paixões. <a href=http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI122186-EI1118,00.html class=textolinkbold target=_blank>Leia mais</a>  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Artistas encaram teste para novela do SBT.
    Nervoso, Ricardo Macchi reza antes da prova para Canavial de Paixões. Leia mais

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  6. O global Bruno De Luca fez o teste com Gabriela Roncatti   Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    O global Bruno De Luca fez o teste com Gabriela Roncatti

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  7. Equipe de produção arruma estúdio onde foram feitos os testes  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Equipe de produção arruma estúdio onde foram feitos os testes

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  8. Cena onde foram feitos os testes para seleção de elenco da novela Canavial de Paixões  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Cena onde foram feitos os testes para seleção de elenco da novela Canavial de Paixões

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  9. Igor Cotrin e Bruna Teddy lascam beijo em teste. Os dois trabalharam no seriado Sandy & Junior, da Globo  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Igor Cotrin e Bruna Teddy lascam beijo em teste. Os dois trabalharam no seriado Sandy & Junior, da Globo

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  10. Patrícia Coelho chega ao SBT, em São Paulo, para passar pelos testes para a novela  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Patrícia Coelho chega ao SBT, em São Paulo, para passar pelos testes para a novela

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  11. Patrícia Coelho fez o teste com Mayra Gama  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Patrícia Coelho fez o teste com Mayra Gama

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  12. Priscila Borgonovi, mulher de Fábio Assunção, também resolveu investir na carreira artística  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Priscila Borgonovi, mulher de Fábio Assunção, também resolveu investir na carreira artística

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  13. Priscila é amiga do diretor da novela, Fernando Rancoletta  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Priscila é amiga do diretor da novela, Fernando Rancoletta

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

  14. Ricardo Macchi, o inesquecível cigano Igor, de Explode Coração, e Bruna di Tullio  Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

    Ricardo Macchi, o inesquecível cigano Igor, de Explode Coração, e Bruna di Tullio

    Foto: Rogério Lorenzoni/Redação Terra

/gente/foto/0,,00.html