inclusão de arquivo javascript

 
 

"Acompanho a novela toda", diz Bianca Castanho

26 de outubro de 2003 10h21 atualizado às 10h31

Bianca Castanho é a romântica Clara em  Canavial de Paixões. Foto: Luiza Dantas/TV Press

Bianca Castanho é a romântica Clara em Canavial de Paixões
Foto: Luiza Dantas/TV Press

Bianca Castanho se orgulha de afirmar que saber apenas as falas de suas personagens nunca foi suficiente para ela. E jura que sempre se aprofunda no estudo do texto das novelas de que participa. Diante da surpresa de ser convidada para viver sua primeira protagonista, a Clara de Canavial de Paixões, este foi o primeiro argumento que Bianca usou para tentar "driblar" a própria ansiedade. "Afinal, não muda muita coisa. Tenho mais cenas, mais falas, mas nunca me restringi a estudar só o que me dizia respeito", justifica, com um ar maroto de quem se esforça para acreditar no próprio raciocínio.

Na verdade, Bianca tremeu na base quando "caiu a ficha" de que faria sua primeira protagonista - com apenas quatro anos de carreira. Mas o receio em nenhum momento superou a empolgação de viver a experiência profissional que considera mais importante até agora. "É uma evolução, uma etapa que estou conquistando", comemora, orgulhosa.

Com semblante tranqüilo, a atriz classifica sua trajetória como "gradual e progressiva". E destaca o fato de ter interpretado personagens que cresceram ao longo das tramas, como a Florinda de Terra Nostra, sua estréia na tevê, e a Ciça de O Beijo do Vampiro. "Acho que meus papéis foram crescendo junto comigo e com as histórias, o que é ótimo", orgulha-se.

No SBT, o intenso ritmo de gravações e o fato de já conhecer a trajetória da personagem até o final também são duas novidades para Bianca. Desde que começou a gravar, no início de setembro, a atriz encara cerca de 15 horas de trabalho por dia de segunda a sábado. Mas não tem do que reclamar. "Se dissesse que não estou cansada, estaria mentindo. Mas é um cansaço muito gratificante", assegura. O fato de saber o que vai acontecer a Clara do início ao final da novela facilita seu trabalho - "dá para preparar melhor a personagem" -, mas a distância entre a gravação das cenas e a exibição delas na tevê atrapalha um processo que sempre ajudou Bianca a avaliar sua atuação. "Sou do tipo de atriz que acompanha a novela toda. É bom ver o que estou errando para tentar corrigir. Aqui, como a frente de capítulos é muito grande, fico sem esta resposta", lamenta.

Antes de começar a gravar como Clara, Bianca não fez muita coisa além de estudar o texto da trama. Tarefa, aliás, que não foi das mais difíceis. "A história me conquistou de cara. Não conseguia parar de ler", jura a atriz, apostando no sucesso da novela. Para "entrar no clima" do romance "à la Romeu e Julieta", no entanto, ela alugou diversos vídeos açucarados, além de passar a dedicar especial atenção à adaptação mexicana que o SBT exibia na época, Jamais Te Esquecerei. "A tevê e o cinema sempre ajudam, porque é um estilo que a gente vai assimilando", ensina.

Mas Bianca acha que Clara é bem diferente das heroínas típicas das tramas mexicanas exibidas pelo SBT. A personagem, como as outras, é uma autêntica mocinha romântica, daquelas que derramam rios de lágrimas e passam toda a história "se desencontrando" do grande amor da sua vida - no caso, o Paulo vivido por Gustavo Haddad - até chegar ao "...e foram felizes para sempre". Mas, por outro lado, a atriz afirma que Clara é uma pessoa forte, que reage às armadilhas que o destino e as vilãs da trama lhe reservam. "Ela encara os problemas de frente, é batalhadora e não fica acomodada no sofrimento, com as pessoas sentindo peninha dela", defende.

Esta "força" da personagem tem sido uma das principais preocupações de Bianca, que ainda teme se deixar levar pelos "baques" de sua trajetória. "A cada tombo que a Clara leva, tento fazer com que ela levante com uma força maior", explica. Mas é justamente isto o que mais a atrai na personagem, principalmente pela associação que ela vislumbra com a realidade do país. "O povo brasileiro é muito sofrido. Acho que é uma inspiração legal encarnar uma personagem que tira força do sofrimento", imagina.

Rumos incertos
Quando recebeu o convite para interpretar Clara, Bianca Castanho estava decidida a fazer teatro. Ela e um grupo de atores, liderados por André Paes Leme, estavam fazendo leituras semanais de textos de peças, à procura de um espetáculo para montar. A vontade de voltar aos palcos é enorme desde que, em sua estréia profissional, ela conquistou o Prêmio Qualidade Brasil de Atriz Revelação pela atuação como Cordélia, de Rei Lear. A montagem de 2000, protagonizada por Raul Cortez, é até hoje um dos momentos mais marcantes da carreira de Bianca. "Não poderia haver escola melhor: uma peça de Shakespeare, com três horas de duração, ao lado do Raul Cortez", enumera, eufórica.

A experiência de conciliar tevê e teatro ela já sabe que não quer repetir. Tudo porque quase morria de ansiedade quando as gravações de Malhação atrasavam e ela não sabia se conseguiria chegar a tempo no Teatro Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, onde Rei Lear fez temporada. "Fiquei muito estressada", admite.

Por isso, o projeto teatral foi adiado para depois do fim das gravações de Canavial de Paixões, quando Bianca retorna ao Rio de Janeiro. Ter de ficar em São Paulo, aliás, é uma das maiores dificuldades do trabalho no SBT para a atriz. Apesar de ser gaúcha de Santa Maria, Bianca se considera totalmente ambientada no Rio. "Às vezes aproveito uma folguinha para ir num dia e voltar no outro. A mistura da cidade com a natureza é inigualável. E tem a minha casa, o meu namorado...", enumera, com um largo sorriso.

Instantâneas # Um dos grandes desejos profissionais de Bianca Castanho é estrear no cinema.
# Antes de estrear em Terra Nostra, Bianca Castanho participou de um episódio do Você Decide, intitulado Plano B. A direção era de Ignácio Coqueiro, com quem ela tinha feito um curso de interpretação. "Eu não falava nada, mas meu nome apareceu nos créditos e foi uma festa lá em casa", lembra, aos risos.
# Quando foi convidada para entrar na Oficina de Atores da Globo, Bianca Castanho cursava o primeiro período da faculdade de Fonoaudiologia.
# Bianca Castanho diz ter alguns pontos em comum com Clara e Ciça, suas personagens em Canavial das Paixões e O Beijo do Vampiro. "Como elas, vim do interior e sou muito perseverante", compara.
# Quando interpretou a Ciça, de O Beijo do Vampiro, Bianca Castanho passou uma semana acompanhando o trabalho de fisioterapeutas na Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação - ABBR.

TV Press
  1. O elenco da novela se reuniu no Jockey Club (SP) para acompanhar o primeiro capítulo da trama  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    O elenco da novela se reuniu no Jockey Club (SP) para acompanhar o primeiro capítulo da trama

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  2. O abraço carinhoso de Débora Duarte e Jandir Ferrari  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    O abraço carinhoso de Débora Duarte e Jandir Ferrari

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  3. Na trama, Débora Duarte vive Teresa Giácomo, uma mulher fria e vingativa; Jandir Ferrari é Fausto Santos, um poderoso dono de canaviais  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Na trama, Débora Duarte vive Teresa Giácomo, uma mulher fria e vingativa; Jandir Ferrari é Fausto Santos, um poderoso dono de canaviais

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  4. De visual novo, Oscar Magrini também está na nova trama do SBT  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    De visual novo, Oscar Magrini também está na nova trama do SBT

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  5. Revelação de Malhação, Bianca Castanho chega ao SBT para interpretar Clara Santos  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Revelação de Malhação, Bianca Castanho chega ao SBT para interpretar Clara Santos

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  6. Thierry Figueira e Jandir Ferrari em clima de muita alegria  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Thierry Figueira e Jandir Ferrari em clima de muita alegria

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  7. Depois de algum tempo afastada das telinhas, Débora Duarte está de volta em Canavial de Paixões  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Depois de algum tempo afastada das telinhas, Débora Duarte está de volta em Canavial de Paixões

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  8. Bianca Castanho e Jandir Ferrari com o elenco mirim da novela  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Bianca Castanho e Jandir Ferrari com o elenco mirim da novela

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

  9. Na mesma segunda (13), o elenco de Canavial de Paixões se reuniu em SP para acompanhar o primeiro capítulo da nova novela do SBT. <a href=http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI160020-EI1118,00.html class=textolinkbold target=_blank>Leia mais</a>  Foto: Gilberto Marques/Virgulando

    Na mesma segunda (13), o elenco de Canavial de Paixões se reuniu em SP para acompanhar o primeiro capítulo da nova novela do SBT. Leia mais

    Foto: Gilberto Marques/Virgulando

/gente/foto/0,,00.html