inclusão de arquivo javascript

 
 

"Terra dos Meninos Pelados" encerra gravações

05 de dezembro de 2003 16h53 atualizado às 20h39

O musical é baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos. Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

O musical é baseado no romance homônimo de Graciliano Ramos
Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

Foram gravadas nesta quinta-feira (04) as últimas cenas do último episódio de A Terra dos Meninos Pelados, musical infantil baseado na obra homônima de Graciliano Ramos, adaptada em quatro episódios para TV. O seriado estréia no próximo dia 21, logo após A Turma do Didi, e será exibido durante quatro domingos.

Veja as fotos!

As cenas gravadas nesta quinta são do episódio que será exibido no dia 11 de janeiro. Nela, os cidadãos de Quadrangular (uma referência a Quebrângulo, cidade onde nasceu o escritor Graciliano Ramos) se reúnem na praça da cidade para assistir ao show de mágica do porteiro da escola, interpretado por Heitor Matinez, organizado por Raimundo (Herval Silveira) e seu tio Benjamin (Pedro Paulo Rangel).

Para estragar a festa, os meninos Pedro (Gustavo Pereira), Saldanha (Pedro Henrique Albuquerque) e Fred (Cleslay Delfino) decidem jogar ovos no palco. Raimundo, que volta de Tatipirun mais confiante, surpreende a todos com uma saída inesperada às provocações dos meninos. Raimundo encaçapa os ovos na cartola e os transforma em pássaros coloridos.

O musical
A Terra dos Meninos Pelados conta a história de Raimundo (Herval Silveira), um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça pelada. Cansado de ser alvo de chacota por ser diferente, Raimundo parte para uma viagem fantástica a Tatipirun, uma terra encantada onde todos os meninos são como ele. Raimundo busca um lugar onde todo mundo saiba conviver com suas diferenças.

Ao chegar a Tatipirun, Raimundo descobre, surpreso, que todos lá também são sem cabelos e têm um olho de cada cor, como ele. Logo nos primeiros contatos com seus novos amigos - Talima (Amanda Ribeiro), Sardento (Christian Zucolotto), Fringo (Rafael Rodrigues,), Pirenco (Gustavo Cordeiro) e Nanico (Raimundo Rocha) -, Raimundo começa a aprender que nem tudo é tão igual como parece.

Os meninos pelados convidam o novo amigo a partir em uma aventura à procura de Caralâmpia (Fernanda Carvalho), a menina que virou princesa. Durante a busca, Raimundo conhece a floresta e suas particularidades: o rio de sete cabeças, que se afasta quando alguém necessita atravessá-lo, o chão fofo, onde não é preciso usar sapatos, o carro que fala, a aranha Rúbia (Isabel Guéron) que tece as roupas dos meninos, a dona Laranjeira (Josie Antello) que conversa e distribui laranjas descascadas para as crianças, a rã (Claudio Gabriel) que gosta de pregar peças, o macaco Guariba (Eduardo Andrade) que conta histórias e sempre dorme antes do final e a cigarra (Ludmila Rosa) que canta para que todos durmam.

Raimundo também descobre que não existe noite, nem volta em Tatipirun, pois lá sempre se anda para frente e para onde a imaginação levar. "O musical também é cheio de referências folclóricas e mitológicas", acrescenta Denise Saraceni, diretora de núcleo, referindo-se a algumas histórias que os personagens contarão a Raimundo ao longo dos epísódios.

Participações especiais
As aventuras de Raimundo serão mostradas com muitas músicas. Cantores, cantoras e grupos musicais da MPB interpretam canções inéditas sobre os temas abordados na história.

O cantor Paulinho Moska, que também interpreta o professor de música de Raimundo, compôs No Ar, Noir , a banda Penélope a música da Cigarra, o grupo Skank interpreta o tema do Carro Falante, o Pato Fu interpreta a canção do Vira e Desvira, e Lenine, Diversidade.

Gabriel, O Pensador está no clipe do projeto do Sardento, Pedro Luís e a Parede no que fala dos nomes, Fernada Abreu no das cores, e os Detonautas no da terra estranha.

"Antes de apresentar o projeto, pedimos ao Lenine para compor uma música que resumisse toda a mensagem do conto numa só canção e ele nos trouxe Diversidade", conta Denise Saraceni.

Redação Terra
  1. Herval Silveira é Raimundo, protagonista de A Terra dos Meninos Pelados  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Herval Silveira é Raimundo, protagonista de A Terra dos Meninos Pelados

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  2. Ao chegar a Tatipirun, Raimundo descobre, surpreso, que todos lá também são sem cabelos e têm um olho de cada cor, como ele  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Ao chegar a Tatipirun, Raimundo descobre, surpreso, que todos lá também são sem cabelos e têm um olho de cada cor, como ele

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  3. Pedro Paulo Rangel é Benjamim  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Pedro Paulo Rangel é Benjamim

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  4. Paulinho Moska (centro) faz o papel do professor de música de Raimundo  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Paulinho Moska (centro) faz o papel do professor de música de Raimundo

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  5. Heitor Martinez é o porteiro da escola de Raimundo  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Heitor Martinez é o porteiro da escola de Raimundo

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  6. Heitor Martinez contracena com Herval Silveira  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Heitor Martinez contracena com Herval Silveira

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  7. Herval Silveira com a atriz Camille Heiss (Clara)  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Herval Silveira com a atriz Camille Heiss (Clara)

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  8. Lenine compôs Diversidade, tema do musical  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Lenine compôs Diversidade, tema do musical

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

  9. Os meninos Pedro Henrique Albuquerque (Saldanha), Gustavo Pereira (Pedro Bento) e Cleslay Delfino (Fred)  Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

    Os meninos Pedro Henrique Albuquerque (Saldanha), Gustavo Pereira (Pedro Bento) e Cleslay Delfino (Fred)

    Foto: Renato Rocha Miranda/Globo/Divulgação

/gente/foto/0,,00.html