inclusão de arquivo javascript

 
 

TV Cultura terá novo programa para público jovem

10 de dezembro de 2003 20h58

Elenco do novo programa da TV Cultura, que estréia na segunda (15). Foto: Divulgação

Elenco do novo programa da TV Cultura, que estréia na segunda (15)
Foto: Divulgação

Um programa dinâmico para um público irriquieto, contestador e irreverente. A TV Cultura estréia na próxima segunda (15), às 18h15, mais uma série dedicada ao público jovem (14 a 19 anos). No ar de segunda a sexta, Galera é uma ficção ambientada principalmente em uma escola pública de ensino médio, onde a turma de amigos vive imersa boa parte do seu tempo.

"Temos a pretensão de informar de maneira descontraída e discutir questões que dizem respeito aos jovens", explica o diretor Jeremias Moreira.

Ele conta que a idéia é colocar as questões e nunca fechar o debate, para permitir aos jovens refletirem sobre os assuntos. "É preciso respeitar a inteligência dos jovens", avisa o diretor. Outro destaque do Galera é sua linguagem narrativa contemporânea, próxima das referências que os jovens gostam: cortes ágeis, música, edição dinâmica, computação gráfica, história em quadrinhos, etc. Será uma mistura de várias texturas visuais, dando maior agilidade ao programa.

E em cada edição, citações de personalidades da literatura, música, filosofia, esportes e artes plásticas, como Edgar Allan Poe, Shakespeare, Goethe, Tostão, etc, muitas vezes encenadas pelos próprios atores do programa.

Com 45 minutos de duração, o programa mostra a vida de sete adolescentes, estudantes de uma mesma classe, na faixa dos 16 anos. Cada um deles tem as suas próprias características, mas formam um grupo homogêneo. Aos sete protagonistas juntam-se mais sete jovens coadjuvantes, além de alunos figurantes que formam a classe. Somam-se ainda um diretor, três professores e o inspetor de alunos.

Os episódios mostram o dia-a-dia da turma e têm sempre um tema principal de interesse comum a todos, que irá gerar novos assuntos a eles relacionados, formando assim, redes de conhecimentos onde as idéias geram outras idéias e novas configurações.

Redação Terra