inclusão de arquivo javascript

 
 

Myrian Rios lança seu 1º livro em Cuiabá

12 de fevereiro de 2004 14h20

Myrian Rios com Andrea Sorvetão e Conrado durante lançamento do livro no Rio. Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

Myrian Rios com Andrea Sorvetão e Conrado durante lançamento do livro no Rio
Foto: Cláudio Andrade/Especial para Terra

A atriz e agora escritora Myrian Rios é atração com o lançamento da obra Eu, Myrian Rios, editora Canção Nova, 96 páginas, nesta sexta, às 20h, na Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. Vale lembrar que a atriz prefere não intitular a obra de biografia, por não revelar toda sua história. Porém, na obra ela enfoca sua infância, carreira, amores, conflitos existenciais, dificuldades financeiras e da sua aproximação com a igreja católica, dentro da Renovação Carismática. Myrian participará também do evento "Acampamento de Oração", no Rincão do Meu Senhor, neste final de semana, em Várzea Grande.

Uma atriz madura, assim Myrian Rios aos 45 anos de idade, 28 anos de carreira e que agora traça novos rumos para sua vida profissional, pretendendo se firmar como "um instrumento de Deus". Por mais de duas décadas, ela atuou em mais de 20 novelas, apresentações em programas televisivos, dentre os quais o Globo de Ouro e Vídeo Show e filmes nacionais. Hoje, não deixando de lado a carreira de atriz, ela tem um programa na Canção Nova - Semeando Esperança, que pode ser considerado como um talk show carismático, onde recebe astros e estrelas, que falam de suas experiências religiosas, entre outros assuntos.

Foi com muita simplicidade e sem se prender às riquezas de detalhes que Myrian Rios escreveu seu primeiro livro, onde começa pela base, a família, tendo como ponto de partida, Belo Horizonte-MG, onde nasceu e viveu até os quatro anos de idade, depois mudou-se para a cidade de Guanhães, no interior de Minas Gerais, lugar de gado, chão de terra e que em sua casa tinha uma plaquinha, com os dizeres "casa feliz". Desfrutou dos momentos alegres daquela localidade por dois anos, pois novamente sua família mudou-se, para a maior metrópole brasileira, São Paulo.

Myrian começou a delinear seu futuro artístico, na capital paulista. Quando cursava o terceiro ano colegial, passou num concurso de novos talentos para o programa Moacyr Franco TV, o prêmio foi um contrato com a Globo. Portanto, teve que dividir-se entre duas cidades, fazendo a ponte São Paulo-Rio, até que aos 17 anos teve que fixar residência na cidade carioca, devido as gravações da novela O Feijão e o Sonho, pouco tempo depois, final dos anos 60, conheceu Roberto Carlos, com quem manteve um romance, a princípio (por um ano) secreto, driblando a imprensa. Depois a união foi pra mídia e ela ficou com o "rei" dos 17 aos 29 anos e diz no seu livro, "o Roberto que me ensinou a viver".

Na obra, Myrian fala da sua carreira, da primeira personagem, que foi Anita, em Feijão e o Sonho, de Benedito Ruy Barbosa. E a última, até terminar o livro, que coincidentemente foi também Anita, que encenou na novela O Clone, de Glória Perez. Para recordar ela cita as novelas que participou, dentre elas, as inesquecíveis Escrava Isaura e Marrom Glacê, seu primeiro estrondoso sucesso, depois de muitos que vieram.

Vale lembrar que a renda dos livros vendidos na noite de autógrafos de Cuiabá ficará para a Canção Nova - Rincão de Meu Senhor em Várzea Grande e será utilizada para conclusão do Posto Médico Padre Pio, que presta atendimento gratuito para a comunidade carente. O local já se encontra com a estrutura física montada, restando a compra dos equipamentos, que com a comercialização da obra da atriz, espera-se viabilizá-los. Rincão do Meu Senhor é o Centro de Eventos da Canção Nova que realiza atividades todos os meses. O local tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, além do posto médico, possui estúdio de TV, cozinha industrial.

De 13 a 15 de fevereiro, mais de cinco mil fiéis católicos estarão reunidos no local, no evento "Acampamento de Oração", com o tema "Sim, Sim. Não Não", baseado no livro que tem este título.

SERVIÇO
O QUE: Myrian Rios em Noite de autógrafo
ONDE: Secretaria de Estado de Cultura
QUANDO: Sexta-feira às 20h

Diário de Cuiabá