inclusão de arquivo javascript

 
 

Olga Bongiovanni volta repaginada à TV

21 de março de 2004 15h51

Olga Bongiovanni e o colega de emissora Clodovil  . Foto: Divulgação

Olga Bongiovanni e o colega de emissora Clodovil
Foto: Divulgação

No dia 16 de janeiro deste ano, quando apresentou o Dia Dia pela última vez, Olga Bongiovanni prometeu a si mesma que não ficaria muito tempo longe do vídeo. "Até o final de março, vou estar de volta ao mercado de trabalho!", garantiu.

Para espairecer, a apresentadora visitou a família em Santa Catarina, fez lipoaspiração e implante de silicone e, principalmente, colocou a leitura em dia. Não demorou para surgirem os primeiros convites. Primeiro foi o SBT; depois, a Record e, por fim, a Rede TV!. Optou pelo último. No dia 22, Olga assume tarefa dupla na nova emissora: dividir o Bom Dia Mulher com o jornalista Ney Gonçalves Dias e apresentar o inédito Sabor e Saúde.

"Ser convidada para trabalhar em três emissoras diferentes faz bem ao ego de qualquer um. É sinal que o meu trabalho foi reconhecido. Não apresentei um programa por quatro anos na Band e depois caí no esquecimento", orgulha-se ela.

Não é difícil entender por que Olga optou pela Rede TV!. Era a emissora que oferecia o maior tempo de contrato: um ano. Além disso, a apresentadora se sentiu desafiada também a dividir, pela primeira vez na carreira, o comando de um programa com outra pessoa. No caso, com o jornalista Ney Gonçalves Dias, que ela admira desde os tempos do extinto TV Mulher, da Globo.

Com a entrada de Olga, Solange Frazão e Amanda Françoso deixam o programa. "A Olga vai dar um cunho ainda mais jornalístico ao Bom Dia Mulher. Atualmente, o programa promove uma série de debates que vão ficar ainda melhor nas mãos dela", elogia Ney Gonçalves Dias.

Antes mesmo de estrear, Olga já sugeriu algumas mudanças. A primeira delas diz respeito ao próprio título do programa. A partir de agora, ele vai se chamar simplesmente Bom Dia. "Na Band, o percentual de público masculino que assistia ao meu programa chegava a 45%. É uma audiência que não dá para desperdiçar", justifica ela.

Além do Bom Dia, Olga Bongiovanni vai apresentar também o Sabor e Saúde, programa de culinária voltado para a gastronomia "light". Com isso, ela passa a apresentar uma média de quatro horas diárias de programa ao vivo, quase um recorde na atual programação da tevê aberta. "Gosto muito do que faço. Já acordo em 220 V", brinca ela, que vai passar a colocar o despertador para as 4h30.

Por ironia, Olga Bongiovanni vai disputar audiência com o seu antigo programa, agora sob comando de Viviane Romanelli. "Desde que a Olga saiu do 'Dia Dia', começamos a ganhar fácil da Band", implica Ney Gonçalves.

Até hoje, quase dois meses depois de sua saída da Band, Olga Bongiovanni ainda não sabe explicar os motivos que levaram a emissora a não querer renovar seu contrato. "Disseram simplesmente que eu não tinha o perfil que eles queriam", relembra, ainda surpresa, a apresentadora que ficou quatro anos à frente do Dia Dia.

Mesmo assim, Olga desconfia que o descontentamento da Band estivesse relacionado à recusa de fazer "merchandising" ostensivo no programa. "Sem 'merchandising' não tem programa? Ok, a gente até entende. Mas tem de haver bom senso e equilíbrio. Senão, ninguém agüenta...", acredita ela, que recomendou bom senso e equilíbrio à alta cúpula da Rede TV! antes de fechar contrato.

De volta ao batente, Olga Bongiovanni confessa que está com o ego para lá de massageado. Como se não bastasse ter o passe disputado por três emissoras, ela ainda teve uma pequena amostra de sua popularidade. No dia 19, quando Viviane assumiu efetivamente o Dia Dia, Olga recebeu 4 mil e-mails na sua homepage. Muitos deles com mensagens indignadas do tipo "Por que você sumiu?", "Onde eu vou encontrar você a partir de hoje?" e "Como eu vou viver sem o seu 'bom dia?'".

Por essas e outras, Olga Bongiovanni preferiu dar tempo ao tempo a simplesmente entrar em desespero. "Tenho 30 e poucos anos de carreira. Não comecei ontem. Sei do que sou capaz", afirma, esbanjando confiança.

TV Press