inclusão de arquivo javascript

 
 

Estréia nesta segunda "Prova de Amor", nova novela da Record

22 de outubro de 2005 15h04

Marcelo Serrado, Lavínia Vlasak e Leonardo Vieira estrelam  Prova de Amor. Foto: Luiza Dantas/TV Press

Marcelo Serrado, Lavínia Vlasak e Leonardo Vieira estrelam Prova de Amor
Foto: Luiza Dantas/TV Press

Sol, praia e mulher bonita. Parece comercial de cerveja mas trata-se, na verdade, de Prova de Amor, a nova novela da Record. Para elevar a temperatura de seu horário de novelas - a antecessora Essas Mulheres, de Marcílio Moraes, registrou média de 10 pontos -, a emissora decidiu trocar o cenário de suas próximas produções.

A princípio, Cidadão Brasileiro, de Lauro César Muniz, seria gravada no Rio e Prova de Amor, em São Paulo. Com o troca-troca, a trama de Tiago Santiago, a primeira produção contemporânea da nova fase da Record, vai ser ambientada na ensolarada Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, a um custo de US$ 50 mil por capítulo. "Vou poder explorar a sensualidade de um elenco muito bonito e saudável. É claro que, às sete da noite, não se pode ousar muito. Mas Prova de Amor vai ser a novela mais carioca já feita fora da Globo", entusiasma-se o autor.

A exemplo do que aconteceu com A Escrava Isaura e Essas Mulheres, a Record volta a recrutar profissionais formados na Globo. A começar pelo diretor Alexandre Avancini, que troca de emissora depois de 22 anos. "Sinto que, na Record, terei mais liberdade artística. Além disso, fazia tempo que não pegava um 'cast' tão empolgado", compara.

Mas os principais reforços estão na frente das câmaras. O casal de protagonistas, por exemplo, é interpretado por Marcelo Serrado e Lavínia Vlasak. Jovens e bem-sucedidos, Daniel e Clarice vêem a vida desmoronar quando, no dia do casamento, ele é acusado de um crime que não cometeu. Aos 38 anos de idade e 12 de Globo, Serrado garante que não trocaria de emissora se a proposta da Record não fosse séria. "A Record está disposta a desenvolver um trabalho a longo prazo e torço para que tudo dê certo", avaliza Serrado.

A princípio, Serrado foi convidado para interpretar o dissimulado Lopo Jr, justamente quem inferniza a vida do mocinho da novela, Daniel. Mas, por conta de uma hérnia inguinal, Leonardo Vieira, cotado inicialmente para o papel de Daniel, teve de ser operado às pressas. "Confesso que, no começo, não sabia se gostaria de fazer o Lopo Jr. Hoje, garanto que o papel é tão bom quanto o do mocinho", justifica Leonardo.

Objeto da disputa entre Daniel e Lopo Jr, Clarice é a primeira protagonista da carreira de Lavínia Vlasak. Apesar de já ter vivido tipos marcantes na Globo, como a Alice, de Força de Um Desejo, e a Estela, de Mulheres Apaixonadas, sentia falta de interpretar um personagem de maior destaque em novelas. "Aprendi a não criar expectativas para não me desapontar, mas seria hipocrisia dizer que não gostaria de fazer uma protagonista", pondera Lavínia.

Mas nem só de egressos da Globo se forma o elenco de Prova de Amor. Desde que a nova versão de A Escrava Isaura marcou a retomada de seu núcleo de teledramaturgia, a Record mantém um "cast" com atores como Bianca Rinaldi, Patrícia França e Fernanda Nobre, entre outros.

Desses, Patrícia França é uma das mais animadas ao falar de sua personagem em Prova de Amor. Afinal, a policial Diana vai ser responsável pelo "merchandising social" da novela. A exemplo do que Glória Perez fez em Explode Coração, Tiago Santiago também pretende ajudar a encontrar crianças desaparecidas. "Nunca é demais. A tevê não pode fechar os olhos para a sua responsabilidade social", discursa.

Ex-companheira de Patrícia em A Escrava Isaura, Bianca Rinaldi também estava empolgada. Não só em relação à sua nova personagem, a médica Joana, mas também no que diz respeito à decisão da Record de inaugurar, até o segundo semestre de 2006, mais dois horários de novela. "Isso só mostra o quanto estamos no caminho certo. A meta agora é a consolidação", entusiasma-se.

O céu é o limite
A Record está mesmo decidida a expandir seu núcleo de teledramaturgia. Prova disso é que, em março deste ano, comprou os Estúdios de Renato Aragão em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio. Já rebatizado de "RecNov", uma abreviatura de "Record Novelas", o complexo possui cerca de 45 mil m² de área total e 9,8 mil m² de área construída.

Os três estúdios totalizam 7,2 mil m² e o galpão que abriga os camarins e o administrativo, 2,6 mil m². Pouco depois, a Record comprou também um terreno de 30 mil m² próximo ao "RecNov", onde pretende construir mais dois estúdios, um de 5,6 mil m² e outro de 3,5 mil m².

O total do investimento - entre compra dos estúdios, do terreno e de equipamento - está orçado em R$ 50 milhões. "Queremos competir de igual para igual com a Globo. Além disso, os estúdios da Barra Funda, em São Paulo, já estavam pequenos demais para o que pretendíamos fazer", justifica o presidente Alexandre Raposo.

No ano que vem, a Record pretende construir cidades cenográficas. "A geografia do Rio ajuda e muito. As vendas para o exterior são alavancadas quando há imagens da cidade nas novelas", argumenta Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia.

Mas investir em estúdios e cidades cenográficas não é a única prioridade da Record. Como não se faz novela sem uma boa história, a emissora já abriu concurso para novos roteiristas. Afinal, até 2006, planeja ter três horários de novelas e, até 2009, um seriado, uma minissérie e uma novela voltada para o público adolescente. "Estamos em negociações com quatro nomes conhecidos para futuros trabalhos. E, apesar de não garantir que a sinopse vencedora será transformada em novela, há sempre esta possibilidade", desconversa Hiran.

Veja a seguir o perfil dos principais personagens da trama:
Quem é quem/Prova de Amor
Daniel (Marcelo Serrado) - Jovem advogado, pratica natação e artes marciais. Apaixonado por Clarice, pede a namorada em casamento quando descobre que ela está grávida. Irmão de Rafael e Gabriel, leva uma vida tranqüila até ser acusado de um crime que não cometeu bem no dia do seu casamento.

Clarice (Lavínia Vlasak) - Estudante de Biologia, é do tipo romântica e apaixonada. Trabalha numa indústria de propriedade do pai de Lopo Jr, que é apaixonado por ela, e participa de uma ONG ecológica. Namorada de Daniel, aceita o pedido de casamento quando descobre que está grávida dele.

Lopo Jr (Leonardo Vieira) - Sórdido e dissimulado, é apaixonado por Clarice desde a adolescência. Foi rejeitado por ela, mas insiste em conquistá-la. Até fingir-se de amigo quando incriminar seu noivo bem no dia do casamento. Com a ajuda de comparsas, abandona o carro do rapaz na cena de um crime.

Diana (Patrícia França) - Formada em Direito, trabalha como policial. Apesar da profissão, é feminina e delicada. Mesmo apaixonada por Daniel, ex-amigo de faculdade, sai no encalço do rapaz quando ele é acusado de um crime que não cometeu.

Joana (Bianca Rinaldi) - Médica, é casada com Felipe e mãe de Eduardo e Joãozinho. No dia do parto, porém, teve um deles roubado por Elza. Num claro sintoma de depressão pós-parto, rejeita o filho que sobrou, mas logo se recupera e, com a ajuda do marido, volta ao trabalho no hospital em que deu à luz.

Felipe (Heitor Martinez) - Marido de Joana, enfrenta momentos difíceis, como a suposta perda de um dos filhos e a depressão da mulher. Não esconde o amor que sente por Joana e, otimista incorrigível, não se deixa abater pelos infortúnios da vida. Trabalha como fotógrafo.

Elza (Vanessa Gerbelli) - Perturbada, começa a roubar o filho dos outros depois de perder o seu. Uma de suas vítimas é Joãozinho, trocado na maternidade por um natimorto com a ajuda de uma enfermeira. Mas não rouba apenas crianças. Ela trabalha em casa de ricaços e afana tudo que encontra pela frente.

Pestana (Luiz Henrique Nogueira) - Cúmplice de Elza e Lopo Jr. em suas tramóias, é golpista e estelionatário. Não vai descansar enquanto não pegar Daniel. Mesmo assim, sofre crises de pânico durante os golpes.

Rafael (Cláudio Heinrich) - Irmão de Daniel, pratica esportes radicais e trabalha como salva-vidas na praia. Mesmo namorando Janice, fica balançado ao salvar Pati de um afogamento.

Gabriel (Théo Becker) - Irmão de Daniel e Rafael, trabalha num quiosque com a mãe. Sonha em tornar-se campeão de surfe.

Pati (Renata Dominguez) - Ricaça, faz o gênero atrapalhada. Um dia, quase morre afogada na praia, mas é salva por Rafael. Na hora, cai de amores pelo rapaz.

Gerião (André Segatti) - Marrento e agressivo, é o melhor amigo de Lopo Jr. Para ganhar um dinheirinho extra, é capaz de tudo. Até de incriminar um inocente como Daniel.

Raquel (Maria Ribeiro) - Garçonete, sonha em ganhar a vida como escritora. Misteriosa, vive fugindo de um ex-namorado violento, Gerião. Um dia, conhece e se apaixona por Gabriel.

Janice (Fernanda Nobre) -Irmã caçula de Clarice, sente por ela um misto de admiração e inveja. É apaixonada pelo cunhado e sofre muito por causa desse amor platônico.

Alexandre (Déo Garcez) - Juiz de menores, sofre algumas situações típicas de preconceito por ser negro. Amigo de Daniel, vai fazer de tudo para livrá-lo da enrascada em que se meteu.

Velho Gui (Rogério Fróes) - Sujeito misterioso, vive de consertar brinquedos. Protege Mariana depois que ela foge de Elza e conquista a criança.

Marília (Maria Ceiça) - Obstinada e trabalhadora, é do tipo que vive para o marido e os filhos. Casada com Padilha, é mãe da problemática Lúcia, com quem vive entrando em conflito.

Padilha (André Mattos) - Motorista de táxi, é um pai bastante conservador. Apesar de estar alguns quilinhos a mais, não abre mão de praticar surfe.

Lúcia (Jéssica Sodré) - Adolescente, ajuda a mãe a cuidar dos irmãos pequenos. Sonhadora, tem vontade de deixar de ser pobre. Um dia, cai em desgraça ao se envolver com Lopo Jr.

Júlio (Jorge Pontual) - Policial boa-pinta, vive contando suas aventuras amorosas para Diana. Do tipo que não se envolve com ninguém, fica enciumado quando Diana demonstra preocupação com Daniel.

TV Press