inclusão de arquivo javascript

 
 

Louise D'Tuani vive a cobiçada judoca Duda em 'Luz do Sol'

27 de maio de 2007 12h10

Louise D'Tuani interpreta Duda na novela  Luz do Sol. Foto: Jorge Rodrigues/TV Press

Louise D'Tuani interpreta Duda na novela Luz do Sol
Foto: Jorge Rodrigues/TV Press

Louise D'Tuani, uma jovem de 18 anos, olhos verdes e cabelos loiros, atualmente está no ar como a judoca Duda em Luz do Sol. No entanto, o estereótipo da esportista de bíceps malhados e roupas largas fica bem longe de Duda.

» Veja a foto ampliada!
» Leia o resumo de Luz do Sol

Esta judoca "de estilo" adora provocar os rapazes - em geral, mais velhos que a personagem, que tem dois anos a menos que Louise - e usa as artes orientais como mais um elemento de atração. "Ela não se intimida, bate de frente mesmo, mas sem perder a feminilidade", resume.

Duda é o segundo papel de Louise na televisão. O primeiro foi Luana, em Prova de Amor. A namorada de Nobru, encarnado por Guilherme Boury, era uma participação de 15 capítulos que acabou se estendendo até o fim da trama. "Meu núcleo era bem unido, tinha uma ajuda mútua. Especialmente entre mim e o Guilherme, que também estava estreando na tevê", conta ela, sobre o ex-colega de cena que atualmente interpreta o Caio de Alta Estação.

Antes de enveredar pelas novelas, Louise teve outras experiências. Aos nove anos de idade, depois de muita insistência, conseguiu que sua mãe a matriculasse em um curso de teatro. "Desde pequena, já juntava os amiguinhos do condomínio para encenar pecinhas de teatro", conta, aos risos. Nessa época, fez desfiles para grifes infantis e acompanhou muitas gravações do extinto programa Gente Inocente?! , apresentado por Márcio Garcia. "Queria mesmo atuar, mas gostava de experimentar outras coisas", valoriza.

Desde então, a menina começou uma peregrinação por vários cursos de teatro, inclusive um profissionalizante, a partir do qual pôde tirar seu registro de atriz. Aos 15 anos, com o documento em mãos, Louise começou a fazer testes. No princípio, atuou em vários comerciais, inclusive alguns para o exterior. "Acho que tenho cara de gringa", exclama. Depois, partiu para testes de novelas.

O primeiro foi para Belíssima, em 2005. Não passou, mas logo em seguida foi aprovada para interpretar Luana, em Prova de Amor. Nesta época, a mãe já havia desistido de tentar acompanhar as muitas atividades de Louise e acabou por emancipá-la, aos 16 anos. "É muito chato mãe que fica pegando no pé", explica, aliviada.

A experiência bem-sucedida nesta novela garantiu a Louise um teste para interpretar a Duda, de Luz do Sol. A judoca de 16 anos vai se aliar à surfista Helô, de Letícia Collin, cujo objetivo de vida é fazer a mocinha Drica, encarnada por Luma Costa, sofrer o máximo possível. "Ela quer ser tão popular quanto a Helô, mas não chega a ser má", defende.

Como muitas jovens dos tempos atuais, Duda se diverte "ficando" com vários rapazes, sem compromisso. Mas Louise garante que não demora que ela perceba que seu grande amor é Joaquim, o professor de judô "zen" interpretado por Duan Socci. Tudo indica que o casal terá um final feliz, mas só depois de muitas idas e vindas. Nos próximos capítulos, Duda vai descobrir que Joaquim é virgem. "Neste momento, rola uma dúvida se ela realmente quer ficar com ele", resume.

Paralelamente à carreira de atriz, Louise cursa o segundo período da faculdade de Jornalismo. Mas com a determinação precoce que lhe é peculiar, já arrisca o próximo passo. Logo que se formar, aos 21 anos, vai prestar vestibular para Cinema. "Quero atuar em filmes", afirma.

TV Press