inclusão de arquivo javascript

 
 

'Malhação' aposta em conflitos sociais na nova temporada

14 de outubro de 2007 13h12 atualizado às 13h15

Sophie Charlotte é a nova protagonista de  Malhação  . Foto: João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação

Sophie Charlotte é a nova protagonista de Malhação
Foto: João Miguel Júnior/TV Globo/Divulgação

Resgatar música, dança, uma possível banda e a história da menina pobre que se apaixona pelo garoto rico. Para tentar elevar a audiência de Malhação - que já passou dos 40 e atualmente marca passo em torno dos 22 pontos de média - , a temporada de 2008 chega mais cedo ao ar e deixa uma sensação de "déjà vu".

» Veja fotos das novas musas
» Veja mais fotos do elenco
» Leia o resumo da novela

A sinopse remete à de uma época de "vacas gordas", quando a Vagabanda e os conflitos amorosos de Letícia, Gustavo e Natasha, vividos por Juliana Didone, Guilherme Berenguer e Marjorie Estiano, ultrapassavam a média de 42.

Desta vez, Rafael Almeida vive o mocinho culto e educado e também Gustavo. Ele vai ser disputado ao longo da temporada pela amiga de infância Débora e pela bolsista pobre Angelina, das estreantes Nathalia Dill e Sophie Charlotte, respectivamente. E quase todos do elenco cantam, dançam ou tocam algum instrumento musical.

"Isso foi planejado para que, lá na frente, a gente possa voltar à idéia da Vagabanda, caso haja espaço", justifica o diretor Ricardo Waddington.

A estratégia para retomar os números perdidos também traz de volta uma antiga autora que já passou pelo folhetim em épocas distintas. Patrícia Moretzsohn participou da equipe que colocou Malhação no ar, em 1995, e voltou cinco anos depois, na implantação do colégio Múltipla Escolha na trama. Mesmo com experiência em histórias influenciadas pelos musicais - a autora escreveu para a Band o sucesso infantil Floribella -, Patrícia insiste em dizer que as semelhanças com Dance Dance Dance, da Band, e o estrangeiro High School Musical, são meras coincidências.

"Nossa proposta é usar música e dança porque estão inseridas no cotidiano dos adolescentes. Sabemos que os musicais estão em alta, mas Malhação está longe disso", explica a escritora, que assina a história com Jaqueline Vargas.

Como a transição entre as temporadas foi às pressas, não houve tempo de preparar o elenco. Por isso mesmo a emissora aposta em Rafael Almeida no papel do aluno mais disputado da escola. O rapaz, que interpretou o pianista Luciano em Páginas da Vida, vai dividir a maior parte de suas cenas com Nathalia e Sophie.

Apesar de não terem um personagem fixo em tevê no currículo, as duas estudam teatro há alguns anos. A primeira, aos 21 anos, está se formando em Direção Teatral pela UFRJ, e a segunda, 18, já tenta conciliar o segundo período de Artes Cênicas na Univercidade com as gravações da novela. Além delas, a maior parte do elenco é formado por novas caras que já têm alguma base em interpretação e passaram por uma bateria de dois meses de testes.

"Foi tudo muito corrido. Recebi a resposta em uma segunda-feira e, na quarta, já estava gravando. E só tivemos duas semanas de trabalho antes da estréia", conta Nathalia.

Alguns atores e atrizes experientes entram em cena para dividir espaço com os novatos. Ângela Vieira é uma das novidades. A atriz faz uma participação especial de pouco mais de um mês, na pele da empresária Diva. Ela é uma das sócias do requintado Colégio Ernesto Ribeiro. Na história, a instituição de ensino pega fogo e se associa ao "moderninho" Múltipla Escolha para não deixar seus alunos sem aulas.

A partir desse instante, além das diferenças sociais entre os alunos das duas instituições, a linha tradicional do Ernesto Ribeiro passa a conflitar com o velho conhecido colégio da história. É aí que entra a diretora Béatrice, de Carolina Kasting. De tanto bater de frente com Adriano, vivido por Daniel Boaventura, com quem divide o comando da nova instituição, acaba se apaixonando pelo colega. "Eles formarão um par maduro no meio de jovens", antecipa a atriz.

Ricardo Waddington não revela sua meta em relação à audiência, mas admite que os resultados da última temporada não foram satisfatórios. "Tivemos uma estréia boa, com trinta e poucos pontos. Depois, caímos e voltamos para a casa dos 30 e encerramos com 22. Mas é normal um produto de mais de 13 anos passar por um período assim", minimiza.

E, mesmo afirmando que não existe nenhuma obrigação de tempo para cada temporada, espera que a nova história tenha fôlego para sobreviver pelo menos até o fim de 2008. Curiosamente, dessa vez os alunos não são do terceiro ano do ensino médio, mas do segundo. "Isso não quer dizer que eles fiquem dois anos no ar, mas abre uma possibilidade", admite o diretor.

Quem é quem em Malhação
Angelina Maciel (Sophie Charlotte) - Mocinha da temporada, é filha adotiva de Conceição e irmã de criação de Leonardo. Apaixona-se por Gustavo, mas não acredita em uma possível relação porque a mãe é funcionária do colégio. Tem uma bolsa de estudos e se esforça para mantê-la.

Gustavo Bergantin (Rafael Almeida) - Logo no início da trama, se apaixona por Angelina. Filho de Joaquim e Daysi e irmão de Antonieta, se interessa por arte em geral, principalmente música. Mas, como tem vergonha disso, não desenvolve seus talentos. Ao longo da temporada, será disputado por Angelina e Débora.

Débora Rios (Nathalia Dill) - Filha de Félix Rios e órfã de mãe, é uma menina rica, arrogante e mimada. Conhece Gustavo desde criança e sempre foi apaixonada por ele. Além de brigar para ficar com o rapaz, Débora vai infernizar a vida do pai por não aceitar sua relação com Béatrice. Por isso mesmo se muda para o alojamento do colégio.

Andréas Campadelli (Cleiton Morais) - Amigo de Gustavo, é um rapaz bonito, sedutor e rico. Mas gosta de usar essas características para se dar bem e influenciar negativamente Gustavo. Vai se aproximar de Angelina só para competir com o amigo.

Chiara Marcondes (Mariah Rocha) - Jovem persistente e de personalidade forte, é amiga de infância de Débora e filha de um cineasta famoso. Vive aérea e leva a vida como se estivesse em um conto de fadas. É apaixonada por Andréas.

Yasmin Fontes (Mariana Rios) - Mineira, é a melhor amiga de Débora. Filha de um astro americano com uma cantora, recebe presentes caríssimos para amenizar a falta que sente da família. Namora Peralta e, apesar de ter uma voz perfeita, não gosta de cantar.

Gisele Marmontel (Raisa Gaio) - É uma jovem delicada e sensível. Faz balé clássico desde cedo e essa é sua maior paixão. Tem vontade de largar tudo e estudar dança fora do Brasil, mas a mãe, Eneida, não deixa. É uma grande amiga de Gustavo.

Domingas Gentil (Caroline Figueiredo) - Faz o tipo ¿gordinha feliz¿, sem ter problemas com os quilos a mais que a balança indica. É filha de um comerciante português que, de um pequeno açougue no subúrbio, se tornou dono de uma fina cadeia de casas de carnes. Quer ser jornalista e está fazendo um documentário sobre a vida dos jovens.

Felipa Gentil (Sophia Abrão) - É a irmã magra e mais bonita de Domingas. É fútil e não perde uma balada. Herdou do pai o tino para os negócios e vende de tudo na escola.

Raiden Mishima (Daniel Uemura) - Vai se tornar um dos melhores amigos de Gustavo. É um gênio da informática e vai ter um amor platônico por Chiara. Mora no alojamento do colégio.

Pedro Firmino (Maxwell Nascimento) - Nasceu na periferia de São Paulo. Tem uma paixão secreta por Débora, mas renega. Típico paulistano de baixa renda, Pedro terá grandes conflitos com Peralta, o ¿malandro carioca¿ da turma.

Valdemar Peralta (Jonatas Faro) - É um dos amigos de Gustavo e Andréas. Repetente, vai perturbar a vida de Pedro. Peralta vem de uma família emergente carioca. Metido a malandro, força as gírias e é inconveniente.

Fernandinho Chalfon (Johnny Massaro) - Judeu, é estudioso e muito inteligente, mas sofre para arrumar uma namorada. É que a família impõe que seja uma garota da mesma religião. Vai ser eleito o presidente do grêmio do colégio.

Joaquim Bergantin (José Carlos Machado) - É o pai de Gustavo e Antonieta. Completamente apaixonado pela esposa Daisy, vai desaparecer no início da história. Pouco antes, descobre que sua sociedade com Félix em uma fábrica de baterias é uma furada.

Daisy Bergantin (Silvia Salgado) - Mulher de Joaquim e mãe de Gustavo e Antonieta, é uma mulher superficial e fútil que sempre sonhou ser rica.

Félix Rios (Licurgo Espínola) - Pai de Débora, é um viúvo rico e poderoso. Sócio do Colégio Ernesto Ribeiro, conseguiu o patrimônio ao se casar com a filha de um grande empresário. Resolve se casar com Béatrice, mas Débora se revolta.

Béatrice Lopret (Carolina Kasting) - Diretora do colégio Ernesto Ribeiro, será co-diretora do Múltipla Escolha depois da fusão. Rica, trabalha apenas por prazer. Romântica, acredita que Félix é um homem correto. No futuro, vai se apaixonar por Adriano.

Maria das Montanhas (Eliane Costa) - É uma inspetora solteirona do colégio que se apaixona por Adriano.

Eneida Marmontel (Débora) - É a professora de teatro da turma. Apaixonada pelo trabalho, divide seu tempo entre as aulas, o casamento com um economista e filha adolescente Gisele. Despertará o interesse de Thiago.

Professora Forte (Beth Lamas) - Professora de educação física do colégio. Disciplinada, exige o máximo de dedicação dos alunos. É viúva e cria os dois filhos, Fortinha e Fortinho, sozinha.

Orfeu (Sérjão Loroza) - Professor de música, tem um currículo erudito de fazer inveja aos outros professores. Apaixonado por música, adora todos os ritmos, desde hip hop ao frevo.

Isidoro de Jesus (Sóstenes Vidal) - É o faxineiro do colégio. Fã de filmes clássicos e musicais, fica o tempo todo cantarolando e dançando suas canções favoritas enquanto trabalha. Os alunos dizem que ele é ¿emo¿.

Antonieta Bergantin (Larissa da Silva) - É a irmã caçula de Gustavo. Como qualquer criança, não vê a hora de se tornar adulta.

Leonardo Maciel (Lucas de Jesus) - Filho legítimo de Conceição e irmão de criação de Angelina. Criança, vai ficar amigo dos dois ¿Fortinhos¿ e se apaixonará por Antonieta.

Carolina Forte, a "Fortinha" (Fabiana Motta) - Filha da professora Forte, é a melhor amiga de Antonieta.

Marcelo Forte, o "Fortinho" (Kaleo Maciel) - Filho da professora Forte , é magrelo e torce para a mãe arrumar um novo marido e largar do pé dele.

Diva Junqueira (Ângela Vieira) - Mãe de Thiago, é de uma família tradicional de educadores. Moderna, luta pela manutenção do colégio de sua família e é sócia de Félix Rios.

Dionísia (Norma Blum) - A professora continua trabalhando no Múltipla Escolha, apesar de todas as modificações. Com a partida da filha e da neta, se torna a responsável pelo alojamento feminino do novo Múltipla Escolha.

Valério, o Capitão (Antônio Pedro) - Fica nessa temporada e se torna o responsável pelo alojamento masculino do Múltipla Escolha.

Adriano (Daniel Boaventura) - Torna-se co-diretor da nova escola e terá que dividir suas funções com a outra co-diretora, Béatrice (Carolina Kasting). No futuro, vai viver um romance com a colega.

Bodão (Bernardo Mendes) - Aluno antigo, fica receoso com os colegas e as novas regras do Múltipla Escolha. Vai se revoltar com o tradicionalismo imposto pela fusão das escolas.

Tiago Junqueira (Guilherme Winter) - Com a fusão das escolas, o pessoal do Múltipla Escolha descobre que Thiago é primo da falecida Flora e filho de Diva Junqueira, donas do Ernesto Ribeiro. O rapaz optou por seguir seu próprio caminho, sem lecionar no colégio da família. Mas o acidente pode mudar seus planos.

Redação Terra