PUBLICIDADE

Milhares de fãs vão a velório ver Mercedes Sosa pela última vez

4 out 2009 - 20h25
(atualizado em 5/10/2009 às 08h55)
Compartilhar

O velório da cantora Mercedes Sosa começou no início da tarde de domingo (4) e acontece no Congresso Nacional de Buenos Aires, na capital da Argentina. Milhares de fãs compareceram ao local para prestar suas últimas homenagens à cantora.

Mercedes Sosa foi internada no dia 18 de setembro por conta de complicações derivadas de uma doença no fígado. Nos últimos dias, a artista teve seu estado agravado após desenvolver uma deficiência respiratória. Assim, permaneceu em coma desde quinta-feira (1) até a sua morte no último domingo.

Sobre a cantora

Mercedes Sosa nasceu em Tucamán, Argentina, em 9 de julho de 1935. Foi uma cantora de grande apelo popular na América Latina inteira e ficou conhecida em seu país natal como La Negra - isso por causa das longas e lisas madeixas.

Ganhou destaque ainda muito nova, aos 15 anos, após se apresentar em um concurso promovido por uma rádio em sua cidade natal. O timbre marcante de voz a levou a gravar o primeiro disco, Canciones con Fundamento, em 1965.

Em 1967, consagrou-se internacionalmente após gravar o sucesso Cantata Sudamericana e Mujeres Argentinas, com Ariel Ramirez e Feliz Luna. A música foi uma homenagem à chilena Violeta Parra.

De personalidade marcante, Sosa também ficou conhecida como ativista política de esquerda, sendo peronista na juventude. Se posicionou contra a figura de Carlos Menem e apoiou a eleição do ex-prediente Néstor Kirchner.

Toda essa procupação fica evidente em seu repertório, tornando-se uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical nos anos 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas.

A artista fez diversas parcerias durante sua carreira com músicos brasileiros. São bastante conhecidos os duetos com Beth Carvalho, na música So le piedo a Dios, e com Fagner, na música Años.

Velório de Mercedes Sosa é aberto ao público e vai durar mais de 24 horas
Velório de Mercedes Sosa é aberto ao público e vai durar mais de 24 horas
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade