PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Gene Barry, protagonista de 'Bat Masterson', morre aos 90

11 dez 2009 - 04h55
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

O ator Gene Barry, 90 anos, conhecido pelos papéis de protagonista na série Bat Masterson e no filme Guerra dos Mundos, de 1953, morreu nessa quarta-feira (9), nos Estados Unidos, segundo informou nesta sexta-feira (11) a Associated Press.

Segundo o seu filho, Frederic James Barry, Gene morreu enquanto dormia na sua casa em Woodland Hills, Los Angeles. O filho não soube informar as causas da morte.

A última aparição de Gene Barry em cena foi como o avô do ator Tom Cruise no filme Guerra dos Mundos, de 2005. As atuações de Gene renderam prêmios como o Globo de Ouro pela série Burke's Law.

Como astro de Bat Masterson, entre 1958 e 1961, Barry usava um chapéu formal, uma bengala de empunhadura dourada e um colete reluzente, na era em que, como dizia a canção-tema do programa, "o oeste era muito jovem¿" (O verdadeiro Bat, William Barclay Masterson, era um apostador, pistoleiro e xerife que, na velhice, se transferiu a Nova York e trabalhou como jornalista até morrer, em 1921.)

Em Burke's Law (1963/6), Barry interpretava o igualmente bonachão Amos Burke, um capitão da polícia de Los Angeles que era herdeiro de uma fortuna e combatia o crime por esporte, com uma mansão, um Rolls-Royce dirigido por chofer e a companhia de muitas mulheres bonitas. Na terceira e última temporada da série, Burke mudou de profissão e passou a ser agente secreto. Passada uma geração, em 1994/5, ele retomaria o papel, desta vez como chefe de detetives.

Barry estrelou como um magnata da imprensa em The Name of the Game (1968/71), série na qual compartilhava créditos com Anthony Franciosa e Robert Stack. Também estrelou como um astro rico do cinema e agente secreto para o governo em The Adventurer, em 1972/3.

Em 1984, ele conquistou uma indicação ao Tony por sua interpretação de Georges, o parceiro menos exagerado do casal gay que protagoniza A Gaiola das Loucas, o primeiro musical da Broadway no qual o casal principal de personagens era formado por gays. Barry "serve como escada em um papel de grande sensibilidade - com muito mais sutileza do que seria de imaginar dados seus papéis em séries de TV como Bat Masterson e The Name of Game", escreveu o crítico Frank Rich no New York Times, acrescentando que Barry cantava suas canções de amor "com uma franca ternura".

Na época, Barry declarou que "não estou interpretando um homossexual; estou interpretando uma pessoa que gosta muito de outra pessoa".

Em 1999, Barry, aos 78 anos, combinou comédia musical e memórias do mundo do espetáculo em um show no Oak Room do hotel Algonquin, em Manhattan, com números que incluíam, por exemplo, uma imitação de Maurice Chevalier. Ele havia começado a se apresentar em casas noturnas da cidade em 1962, no Latin Quarter.

Eugene Klass nasceu em 14 de junho de 1919, em Nova York, filho do joalheiro Martin Klass e de Eva Klass. Quando estava cursando o segundo grau na New Utrecht High School, em Brooklyn, ele venceu um concurso de canto e uma bolsa de estudos para a Escola Chatham Square de Música. Foi de lá que ele iniciou sua carreira como cantor, na rádio WHN, de Nova York.

Barry não demorou a se transferir dos circuitos rurais de teatro às casas noturnas de Manhattan e produções da Broadway, e estreou no musical Pins and Needles. Também cantou em uma série de operetas no Carnegie Hall e em produções de Rosalinda, A Viúva Alegre e O Pretenso Cavalheiro na Broadway.

O produtor Mike Todd o contratou para contracenar com Mae West em Catherine Was Great (1944); Barry conheceu sua futura mulher, Betty, que era atriz sob o pseudônimo Julie Carson, durante os ensaios.Depois de Catherine, ele trabalhou no musical Glad to See You e em seguida passou a interpretar papéis dramáticos, conquistando um prêmio do Critic's Circle por Idiot's Delight, uma produção da Equity Library.

Barry se transferiu ao cinema em 1951. Dois anos mais tarde, interpretou o que talvez seja seu mais famoso papel nas telas, o do cientista Dr. Clayton Forrester, na versão de George Pal para Guerra dos Mundos, baseado no romance de H.G. Wells. Ele também participou da nova refilmagem dessa obra, com Steven Spielberg, em 2005, interpretando o ex-sogro de Tom Cruise.

Seus mais de 20 filmes incluem Soldier of Fortune (1955), com Clark Gable e Susan Hayward; e Thunder Road (1958), com Robert Mitchum.

Dos anos 50 aos 80, Barry trabalhou em uma série de programas especiais de televisão e séries, entre os quais Playhouse 90, General Electric Theater, The Twilight Zone, Ilha da Fantasia, The Love Boat, As Panteras e Murder, She Wrote.

Depois de 58 anos de casamento, sua mulher morreu em 2003. Além da filha, Elizabeth, de Los Angeles, ele deixa dois filhos, Michael e Frederick os dois de Topanga, Califórnia, três netos e dois bisnetos.

Em entrevista Nan Jarrett para um site de fãs na internet, em 2000, Barry recordou que estava participando da última temporada de Our Miss Brooks, uma série cômica, quando um produtor o convidou para interpretar Bat Masterson.

"A ideia de interpretar um caubói ao estilo tradicional me parecia repulsiva", ele disse. "Mas quando me falaram sobre o chapéu formal e bengala, e eu visitei o departamento de guarda-roupa e vi o figurino de Masterson, não consegui resistir".

Com informações do The New York Times

Gene morreu enquanto dormia
Gene morreu enquanto dormia
Foto: AP
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade