PUBLICIDADE

Chuck Norris completa 70 anos; saiba como nasceu o mito

10 mar 2010 - 15h40
Compartilhar

Muito antes do Twitter com as famosas hashtags e piadinhas infames sobre celebridades e suas verdades - um tanto exageradas -, como o famoso #douradofacts, em "homenagem" ao participante Dourado, do Big Brother Brasil 10, um astro de Hollywood já tinha tomado a internet, tornando-se precursor do movimento chamado, vulgarmente, de 'viral'. Chuck Norris, sujeito desconhecido, de cara suja, é, para uma população jovem que provavelmente nunca deve ter assistido O Vôo do Dragão - seu filme mais emblemático -, um herói enigmático, uma lenda viva, criada a partir de seus personagens durões, imbatíveis, grandes, inteligentes e outros adjetivos, quase sempre usados para representar grandeza. Não que seus fãs precisem saber disso.

Norris, que completa 70 anos nesta quarta-feira (10), é na verdade um sujeito republicano, extremamente religioso - já publicou diversos livros sobre cristianismo - e absurdamente conservador. Essas sim, verdades verdadeiras. O "mito" Norris começou em 2005, quando o website Chuck Norris Facts tomou a internet, soltando frases do tipo: "Chuck Norris foi operado da fimose com um serrote", "Chuck Norris já contou até o infinito 7 vezes" e "Chuck Norris pula de bungee jump sem corda".

Tal website inspirou-se numa esquete do programa Late Night With Conan O'Brien, exibido em 2004, quando o humorista americano mostrou trechos editados do filme Território sem Lei. O'Brien, na verdade, usou uma série de cenas desconexas para mostrar como Norris disfarçava suas aptidões artísticas com muita porrada. A crítica grosseira tornou-se responsável pela emblemática volta de Norris à mídia, não como ator, porque realmente seus talentos nunca foram muito exaltados, mas como herói incondicional do imaginário popular.

Certa vez, Norris pronunciou-se a respeito das piadas e disse que não só tinha se sentido honrado, como ria muito com elas. Posteriormente, passou a usar Território sem Lei como forma de se promover. Isso não o impediu, no entanto, de processar a editora americana Penguin Books por lançar The Truth About Chuck Norris: 400 Facts About the World's Greatest Human, que compilava as melhores frases exageradas sobre sua personalidade.

Bem longe de satisfazer as vontades de seus numerosos fãs, Norris, hoje aposentado depois de protagonizar uma série de filmes ruins, prega a palavra em escolas americanas, participando de organizações que defendem o ensino religioso nas escolas públicas dos Estados Unidos. Para quem não conhece a verdadeira face do ator, um filme resume tudo o que ele se tornou após a internet, mesmo tendo sido lançado bem antes: Unidos Para Vencer, de 1992, em que um garoto sonha conhecer Chuck Norris - que pessoalmente, é tão durão quanto seus personagens. Como dizem por aí, toda lenda tem um fundo de verdade.

Chuck Norris: homem imbatível
Chuck Norris: homem imbatível
Foto: Reprodução
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade