PUBLICIDADE

Atores e parentes se emocionam no enterro de Sérgio Britto

18 dez 2011 - 11h48
(atualizado às 12h38)
Compartilhar

A manhã deste domingo (18) foi de emoção para os parentes e amigos do ator e diretor Sérgio Britto, morto nesse sábado (17) em decorrência de problemas cardiorrespiratórios. Em meio a lágrimas, o corpo foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

A atriz Nathalia Timberg compareceu ao enterro para dar adeus ao amigo e não conteve a emoção ao se despedir de Britto. Totia Meirelles protegeu os olhos com óculos escuros para esconder as lágrimas.

Na tarde de sábado (17), dezenas de pessoas estiveram no velório do ator na Assembleia Legislativa do Rio. A atriz Fernanda Montenegro foi uma das primeiras pessoas a chegar ao local. "Ele era um homem excepcional. Viveu uma grande vida. Neste País tão caótico, do ponto de vista ético e comportamental, ele é uma liderança. Não foi uma liderança, ele é uma liderança", destacou a atriz. O bancário e ator amador Lucas Souza e Ferreira Gullar também estiveram no local.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, decretou luto de três dias pela morte de Britto e, em nota, declarou que Britto foi um dos maiores atores da história da dramaturgia brasileira.

Carreira

Sérgio Britto, que chegou a cursar até o sexto ano de medicina, foi consagrado ator, diretor, apresentador e roteirista de cinema, televisão e teatro. Ele foi responsável pela direção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo.

Ele também foi o criador, diretor e ator do Grande Teatro Tupi, que foi ao ar por mais de dez anos, trabalhando com nomes como Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Natália Thimberg, Manoel Carlos, Fernando Torres, Zilka Salaberry, Aldo de Maio e Cláudio Cavalcanti. o teleteatro apresentou sob o seu comando repertório de mais de 450 peças.

Em 2009, Britto ganhou o Prêmio Shell de melhor ator, por A última gravação de Krapp e Ato sem palavras I. Ele também apresentou o programa semanal Arte com Sérgio Britto, na TV Brasil. Britto lançou, em 2010, sua segunda autobiografia O Teatro e Eu, uma revisão de seus 86 anos de idade, dos quais 65 de carreira na televisão, cinema e, principalmente, no teatro.

Nathalia Timberg se emociona no enterro de Sérgio Britto
Nathalia Timberg se emociona no enterro de Sérgio Britto
Foto: André Muzell / AgNews
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade