PUBLICIDADE

Príncipe Charles e Camilla prestigiam homenagem a Dickens

7 fev 2012 - 13h19
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

O príncipe Charles, ao lado da esposa Camilla, participou nesta terça-feira (7) de grande parte das homenagens relacionadas ao bicentenário de nascimento de Charles Dickens, o escritor mais popular e expressivo da Inglaterra victoriana.

Charles e Camilla depositaram uma coroa de flores sobre o túmulo do autor, no Canto dos Poetas da Abadia de Westminster, em Londres, onde foi realizada uma missa. Além de personalidades britânicas, a cerimônia também contou com parentes do escritor, nascido no dia 7 de fevereiro de 1812.

Durante a missa, que o príncipe e a duquesa da Cornualha acompanharam na primeira fila, alguns trechos da obra de Dickens foram lidos pelo seu próprio tataraneto Mark, pelo ator Ralph Fiennes e pela biógrafa Claire Tomalin, autora de Charles Dickens: A Life, lançada pela editora Penguin.

Como parte das celebrações, Charles e Camilla também visitaram o museu de Charles Dickens, que foi inaugurado em 1925 na casa onde o romancista viveu com sua esposa Catherine Hogarth entre os anos de 1837 a 1839 e onde nasceram três de seus dez filhos.

Além da missa em Westminster, outra cerimônia religiosa foi celebrada na cidade Portsmouth, no sul da Inglaterra, onde nasceu o autor de Casa Desolada.

Realizada na igreja de Saint Mary, a missa contou com participação de outro biógrafo de Dickens, Simon Cullow, que leu alguns trechos de David Copperfield, o romance mais autobiográfico do escritor, enquanto a popular atriz Sheila Hancock escolheu Oliver Twist.

Paralelamente, 24 países do mundo, incluindo China, Albânia e Paquistão, participam de uma maratona de leitura de 24 horas de obras de Dickens, que pode ser acompanhada no Twitter do British Council, organismo de difusão da língua e cultura do Reino Unido no exterior.

Além das homenagens citadas, nesta terça-feira o site da Google também presta uma homenagem ao escritor com um logo que lembra a cidade de Londres do século XIX.

Em Londres, espécie de musa literária de Dickens, a celebração do bicentenário do nascimento do escritor foi marcada por inúmeros atos, desde exposições, como as do Museu de Londres e a da Biblioteca Britânica, até a reedição de todas suas obras pela editora Penguim.

Príncipe Charles chega na Abadia de Westminster para missa em homenagem ao escritor
Príncipe Charles chega na Abadia de Westminster para missa em homenagem ao escritor
Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade