PUBLICIDADE

Objetos de Martin Luther King serão leiloados por ex-secretária

8 out 2013 - 14h51
(atualizado às 16h41)
Compartilhar

Uma ativista pró-direitos humanos que foi secretária pessoal de Martin Luther King Jr. está leiloando uma rara coleção de itens, incluindo a página final do famoso discurso de King "I Have a Dream".

Trinta e nove arquivos pertencentes à ex-secretária Maude Ballou, alguns dos quais alvo de uma ação judicial dos herdeiros dele, irão a leilão em 17 de outubro na galeria Heritage Auctions, de Nova York.

Os lances de abertura variam de algumas centenas de dólares a dezenas de milhares de dólares para artefatos que dão uma ideia da linha de frente do movimento pelos direitos civis, informou a casa de leilões.

"Muitos dos objetos que estamos oferecendo no leilão são únicos, e nunca houve mesmo nada como isso no mercado", afirmou Sandra Palomino, diretora de manuscritos históricos na Heritage.

Entre as lembranças daqueles anos preservadas por Ballou estão oito cartões escritos por King para um pronunciamento que ele fez em sua congregação -- uma igreja batista na Dexter Avenue, em 1959, em Montgomery, no Estado do Alabama --, no qual anunciou sua partida para se direcionar ao movimento pelos direitos civis.

A igreja, agora um marco histórico nacional, serviu como sede para King na organização do boicote aos ônibus em Montgomery, de 1955 a 1956, desencadeado por Rosa Parks, uma mulher negra acusada de violar leis segregacionistas ao se recusar a ceder seu assento num coletivo para um homem branco.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade