Famosos

publicidade
09 de julho de 2013 • 01h15 • atualizado às 02h24

RJ: ordem dos desfiles das escolas de samba no Carnaval 2014 é definida

Atual campeã, a Vila Isabel se apresenta na Marques de Sapucaí no segundo dia de desfiles
Foto: Reuters
  • Marcus Vinicius Pinto
    Direto do Rio de Janeiro
 

Um sorteio na Cidade do Samba na noite dessa segunda-feira definiu a ordem dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2014 no Rio de Janeiro. Os desfiles serão realizados no domingo (2) e segunda-feira (3), em março - a Vila Isabel, atual campeã, entra na avenida no segundo dia.

Enredo da Imperatriz Leopoldinense, Zico - que vai comemorar seu aniversário na Marquês de Sapucaí -, foi o responsável pelo sorteio da bola que determinava o dia que cada escola desfilaria: tirou a bola 7 e saiu a Grande Rio. Depois desse primeiro sorteio, que separou Vila Isabel e Beija-Flor, Mangueira e Portela,  foi a vez do sorteio da ordem.

A Império da Tijuca, recém promovida do Grupo de Acesso, vai abrir os desfiles no domingo, dia 2 de março. Depois dela, desfilam Grande Rio, São Clemente, Mangueira, Salgueiro e Beija-Flor.

Penúltima colocada em 2013, a Mocidade Independente de Padre Miguel abre o desfile da segunda-feira, seguida de União da Ilha, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Unidos da Tijuca.

Com o calendário do Carnaval em março, as escolas vão ganhar mais tempo para os ensaios técnicos na Marques de Sapucaí, já que em 2013 as agremiações puderam fazer apenas um ensaio cada antes do Carnaval vencido pela Vila Isabel.

Sorteio foi realizado na Cidade do Samba
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

As 12 escolas já têm seus enredos definidos. A Vila Isabel conta a história dos biomas brasileiros com Retratos de um país plural. Em ano de Copa do Mundo, o esporte ganha homenagens: a Imperatriz Leopoldinense vem com Zico, em Arthur X - O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz”, e a Unidos da Tijuca fala de velocidade de Ayrton Senna, com Acelera, Tijuca.

Portela e Mangueira, que recentemente mudaram de presidentes, vêm para a avenida com duas homenagens. A Portela vai falar do Rio de Janeiro, com Rio, de mar a mar. Do valongo à glória de São Sebastião, sobre a Avenida Rio Branco. A Mangueira vai falar das festas brasileiras com A festança brasileira cai no samba da Mangueira. Já a Beija-Flor vai homenagear o empresário Boni com O astro iluminado da comunicação brasileira.

Os outros enredos são: Gaia, a vida em nossas mãos, do Salgueiro; Verdes olhos sobre o mar, no caminho: Maricá, da Grande Rio; É brinquedo, é brincadeira: a Ilha vai levantar poeira!, da União da Ilha; Pernambucópolis, da Mocidade; Favela, da São Clemente; e finalmente Batuk, da Império da Tijuca, que explora os batuques da África.

Veja a ordem dos desfiles do Grupo Especial:

Domingo
Império da Tijuca
Grande Rio
São Clemente
Mangueira
Salgueiro
Beija-Flor

Segunda-feira
Mocidade
União da Ilha
Vila Isabel
Imperatriz Leopoldinense
Portela
Unidos da Tijuca

Grupo A
Também foi sorteada a ordem dos desfiles do Grupo A. Na sexta-feira desfilam Em Cima da Hora, União de Jacarepaguá, Rocinha, Renascer de Jacarepaguá,  Porto da Pedra, Paraíso do Tuiuti, Inocentes de Belford Roxo e Império Serrano.

No sabado desfilam Tradição,  Alegria da Zona, União Parque Curicica, Caprichosos de Pilares, Viradouro, Estacio de Sá, Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel e Cubango.

Terra