PUBLICIDADE

Sonia Abrão: "sou muito boa de briga, sim!'

8 mai 2011 - 09h14
Compartilhar

Sonia Abrão, jornalista e apresentadora do A Tarde É Sua, comemora cinco anos na Rede TV!. Ela diz que não está nem aí para o preconceito que sofre por comandar um programa popular com "pegada policial". O que importa, para Sonia, é a opinião do telespectador. E garante: "sempre fui muito mimada pelo público e já fiquei mal acostumada".

Aos 52 anos, a apresentadora, que já trabalhou em jornais, revistas, rádios (Globo, América e Capital) e na TV - lá se vão 11 anos -, sente-se vitoriosa e realizada, mas nem por isso pretende parar: "Vou lançar meu terceiro livro este ano (ela já fez Abaixo a Mulher Capacho e Santas Receitas) e já comecei a escrever o quarto, para 2012, sempre falando da mulher e do amor. Quero amadurecer como roteirista (fiz o pré-roteiro do filme do Rafael Ilha, em parceria com minha irmã, Margareth) e sonho fazer um programa em canal a cabo, que tenha a minha cara!". Separada de Jorge Damião, mãe de Jorge Fernando, de 18, Sonia não tem problemas em falar sobre a vida pessoal. Confira.

Sofre algum tipo de censura na Rede TV!?

Sonia Abrão: Não, de jeito nenhum! O lema é liberdade com responsabilidade! E há sempre reunião mensal dos diretores de programas com a superintendência artística, para balanço de resultados e criação. É bom trabalhar assim.

E de preconceito por fazer um programa popular, que alguns consideram sensacionalista?

Sonia: Por parte da mídia sofro preconceito sim, talvez por ser a única mulher a comandar um programa com pegada policial. Por parte do público, sempre fui muito mimada e já fiquei mal acostumada.

Já foi processada?

Sonia: Muito pelo contrário! Acho que a única pendência é a daquele rapaz que ficou conhecido como Cowboy no BBB 7, porque nossa cobertura do reality teve tanto sucesso que ele se considerou prejudicado por nosso programa que o apontou como vilão. Nós e o Brasil inteiro, né?

Faz qualquer coisa para conseguir um "furo" para o programa?

Sonia: Não! Eu e minha equipe fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance, com integridade e competência. Temos capacidade de sobra para isso.

Por conta do programa conquistou inimigos?

Sonia: Nós só fizemos amigos. São 11 anos de prestação de serviços e solidariedade! Se houver inimigo, deve ser do tipo cordial e está oculto.

Tira de letra as piadas que fazem com o seu nome?

Sonia: O humorista Marcius Melhem disse que quando criança, "Sônia Abrão não pulava carniça. Ficava em volta, brincando de apresentadora por horas". Marcos Mion também não foi nada político: "até a morte sente um arrepio quando Sonia Abrão passa por ela!". A também apresentadora Astrid Fontenelle não perdeu a piada: "Sônia Abrão deve começar a ler jornal pelo obituário!". Nem o cantor Ritchie perdoou: "Quando criança, o apelido da Sonia Abrão era "Menina Veneno". Ah, essa fase foi engraçada, virei a bola da vez! Mas as brincadeiras me renderam popularidade no Twitter! E, cá pra nós, os coleguinhas foram criativos, né? Impossível não rir.

Gosta de criar polêmica?

Sonia: Não gosto de criar polêmica, não provoco ninguém! Sou da paz, tenho uma paciência de Jó, que convive bem com meu espírito combativo. A polêmica é efeito colateral de todo programa baseado na opinião sobre os fatos.

E de fofoca?

Sonia: Trabalhei anos com o chamado "mundo das celebridades", é um segmento que o público adora! Chamam de fofoca, mas é um trabalho duro, em que se pisa sobre ovos! Continuo em forma nessa área.

É boa de briga?

Sonia: Sou boa de briga sim, mas não gosto de brigar! Prefiro soluções pacíficas, mas se não tiver outro jeito, é bom sair da frente, porque vou até o fim.

Quais os "furos" que se orgulha de ter dado no programa?

Sonia: No caso Nardoni, nossos repórteres foram os primeiros a conversar com Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabela. No caso do Bruno, o advogado e o psicólogo do nosso programa foram os únicos a entrar na cela do goleiro. E o único programa ao qual Eliza Samudio compareceu foi o nosso.

Se espelhou em alguém profissionalmente?

Sonia: Não, sempre quis ser jornalista desde criança.

Se não fosse Sonia Abrão, quem gostaria de ser?

Sonia: Ah, queria ser eu mesma, mas em uma edição revista e melhorada.

Quais as situações saia justa que já passou?

Sonia: O que não falta na vida de qualquer jornalista é saia justa, né? Uma que nunca esqueço foi nos tempos de repórter, quando precisava entrevistar o Roberto Carlos e a assessoria não queria deixar de jeito nenhum! Aí consegui entrar escondida no Palácio das Convenções do Anhembi, onde ele faria show à noite, e fiquei seis horas lá dentro esperando uma chance de abordar o Rei! Mas fui descoberta, queriam me expulsar, foi a maior confusão! Não sei como, Roberto soube de tudo e mandou me chamar no seu camarim! Só tinha tempo para 15 minutos de conversa, mas rendeu tanto que virou matéria de uma página no jornal e me deu a maior moral com o chefe! Hoje acho engraçado, mas no dia foi um sufoco e tanto.

Se arrepende de alguma coisa?

Sonia: Sim! Me arrependo imensamente de não ter concluído a faculdade de História na USP. Mas ainda vou voltar, é paixão antiga! Aliás, fui aluna do Heródoto Barbeiro, que além de grande jornalista também é um professor de História genial.

Já trabalhou na Record, no SBT e agora está completando cinco anos na Rede TV!. Se sente realizada ou ainda tem algum sonho profissional não concretizado?

Sonia: Na verdade, minha carreira como apresentadora começou na Rede TV!, em 2000, com o programa A Casa é Sua!. Depois vieram o Falando Francamente, no SBT, e o Sonia e Você, na Record, e voltei pra Rede TV!, no A Tarde é Sua. Somando tudo dá 11 anos no ar ininterruptamente, o que considero uma vitória minha e de toda nossa equipe, que permaneceu a mesma durante todo este tempo e é afinadíssima! Trabalhar com meu irmão, o Elias Abrão, como diretor, também foi fundamental, porque ele me dá total segurança. Nesse sentido, estou realizada, sim! Mas quero mais! Vou lançar meu terceiro livro este ano e já comecei a escrever o quarto, para 2012, sempre falando da mulher e do amor. Quero amadurecer como roteirista (fiz o pré-roteiro do filme do Rafael Ilha, em parceria com minha irmã, Margareth Abrão) e sonho fazer um programa em canal a cabo, que tenha a minha cara¿.

Você é noveleira confessa. Das novelas que estão no ar, qual a sua preferida e por quê?

Sonia: Amo novelas, mas não tenho tido muito tempo para acompanhar ultimamente. Mas gosto de Cordel Encantado, porque resgata a essência do romantismo¿.

Qual o programa de TV preferido?

Sonia: São vários, principalmente os seriados. Adoro The Goodwife, Law&Order e Brothers&Sisters, todos da Universal. E não perco o Saia-Justa, na GNT, agora que tem a participação de homens inteligentes como Dan Stulbach, Léo Jaime e Eduardo Moscovis. O contraste entre os pontos de vista masculino e feminino enriqueceu o programa.

O que curte fazer nas horas de folga?

Sonia: Ando por São Paulo para fotografar a cidade que é minha paixão, leio demais e escrevo também. E tiro as manhãs de sábado para dormir, porque madrugo a semana toda. Além disso, adoro tuitar.

O que acha dos artistas que, vira e mexe, dizem: "Não falo da minha vida pessoal"?

Sonia: Acho bobagem, mas é um direito deles.

Você tem uma vida bastante discreta. Também não fala de vida pessoal?

Sonia: Não tenho problemas com isso. Minha vida é discreta, porque sou assim: caseira, não gosto de badalação, curto mais ficar com família, amigos, livros, discos e nada mais! Só não quero uma casa no campo, porque sou bicho urbano. Agora vamos atualizar: não sou mais casada, me separei há cinco anos, mas eu e o Damião continuamos superamigos. Aliás, acho que foi até por isso que nos separamos, estávamos amigos demais, quase irmãos, já era o estágio fraterno do amor! Quanto ao meu filho, ele vive no Canadá, onde vai cursar Jornalismo.

Sua família dá opinião sobre seu trabalho?

Sonia: Sim, somos interativos! Meu pai acompanha as coberturas, principalmente as policiais, mas minha mãe gostaria de ver mais artistas, sem deixar de lado as reportagens.

Sonia Abrão diz ser boa de briga
Sonia Abrão diz ser boa de briga
Foto: Divulgação
Fonte: O Dia
Compartilhar
Publicidade