6 eventos ao vivo

Susana Vieira completa 70 anos; relembre carreira e polêmicas

23 ago 2012
15h51
atualizado às 16h20

Susana Vieira completa nesta quinta-feira (23) 70 anos, em meio a polêmicas e uma longa carreira na TV. Nascida Sônia Maria Vieira Gonçalves, é filha de diplomatas e passou a infância em diversos países, como Argentina, Inglaterra e Uruguai.

Na capital argentina ingressou na carreira artística e fazia diversas apresentações de balé. Foi também a dança que marcou sua estreia na TV brasileira, em 1960, na Tupi. A partir daí, foi contratada e aparecia com frequência na TV de Vanguarda e TV de Comédia.

Em 1961 oficializou seu primeiro casamento, com o diretor Régis Cardoso. Dois anos mais tarde, atendeu aos pedidos do marido e interrompeu a carreira artística, mas não aguentou por muito tempo. Em 1964, pouco após dar à luz seu filho, voltou à TV.

Em 1966 esteve no elenco de três novelas - Alma de Pedra, As Minas de Prata e Ninguém Crê em Mim. Desde então, emendou diversos folhetins, exibidos na TV Tupi, Record e Excelsior, até chegar à Rede Globo em 1970, onde mantém contrato até os dias de hoje. Em 1972 chegou ao fim seu casamento. Com foco na carreira, conseguiu seu primeiro papel de protagonista na Globo em Anjo Mau, em 1976.

Em 1981 fez seu primeiro ensaio nu, para a revista Status Plus - quatro anos depois apareceu nas páginas da Playboy, mas não foi capa da revista. Começou a ter seu trabalho também reconhecido em outros países da América Latina e, em 1983, atuou em uma novela mexicana, emendando, na sequência, especiais em canais de TV na Venezuela e Estados Unidos.

Além de uma carreira sólida no teatro e na TV, no elenco de novelas como Senhora do Destino, Mulheres Apaixonadas, Por Amor, Duas Caras, Mulheres de Areia e Bambolê, Susana Vieira já se aventurou na música. A atriz gravou uma participação no disco Brasil Encena, que "transformou" atrizes em cantoras. Ela também participou do DVD da banda de forró Desejo de Menina.

Com o término do casamento com Régis Cardoso, com quem teve o filho Rodrigo Otávio Vieira Cardoso, Susana oficializou outros dois relacionamentos: em 1986 com Carson Gardeazabal, que chegou ao fim em 2003, e o policial Marcelo Silva, que terminou depois de dois anos, em meio a rumores de traição. Cerca de um mês após o divórcio, Marcelo morreu por overdose de cocaína. Atualmente, Susana namora o mágico e ator Sandro Pedroso.

Polêmicas
O término do casamento de Susana Vieira com o policial Marcelo Silva ganhou as páginas policiais. Em novembro de 2008, a atriz terminou o relacionamento após descobrir que o marido tinha uma amante. Um mês depois, o policial morreu de overdose de cocaína. Na época, Susana confessou que foi roubada e chantageada por Marcelo.

Em 2009, a atriz arrancou o microfone das mãos da repórter Geovanna Tominagua, durante uma entrevista ao Vídeo Show, da TV Globo. Na ocasião, Susana disse que não tinha paciência com quem estava começando a vida profissional.

Em 2010, Susana Vieira estava no elenco de A Paixão de Cristo, encenada em Nova Jerusalém, Pernambuco. Na época, ela disse que estava em uma "selva" e, para se comunicar com o restante da civilização, precisaria enviar sinais de "fumaça" e "tambores".

Na mesma época, disse ao jornal Diário de Pernambuco que não acredita que Jesus Cristo seja filho do Espiríto Santo, como diz a Bíblia. "Acho que ele foi concebido por José e Maria e só depois Deus o escolheu para lhe representar na terra", disse.

Em 2010, durante o Domingão do Faustão, Susana sentou no colo do namorado, Sandro Pedroso, e acabou deixando os seios à mostra. Sem perceber, continuou falando por mais alguns minutos.Em março de 2011, durante a coletiva de imprensa da minissérie Lara com Z, a atriz chamou sua assessora na frente de todos os jornalistas e tirou de sua boca um chiclete mastigado. Colocou na mão da moça, que precisou ir atrás de um lixo para jogá-lo fora.

Susana Vieira também causou mal-estar na Globo ao criticar Ana Furtado. Ela disse que a mulher de Boninho tinha "pouca carne" para ser rainha de bateria de uma escola de samba.Quando participava da Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, a atriz não concordou com uma nota baixa recebida e ficou furiosa. Ela justificou que nunca havia patinado antes e que participar daquele quadro não se tratava de um desafio pessoal, mas de uma obrigação com seu amigo Faustão. "Não é só a minha performance que está em jogo, mas do casal. Vou dar uma volta sozinha para mostrar para o júri se eu não patino", disse irritada. Suzana deu uma volta e alguns giros na pista de gelo.


Susana Vieira completa 70 anos nesta quinta-feira (23); relembre carreiras e polêmicas da atriz
Susana Vieira completa 70 anos nesta quinta-feira (23); relembre carreiras e polêmicas da atriz
Foto: TV Globo / Divulgação
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade