PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Reality Shows

Leo Abel conta como é o preparo de performance dos cantores

30 out 2009 - 17h27
Compartilhar

O ÍDOLOS 2009 está na fase Concertos. Uma das etapas do reality show em que a competição fica mais acirrada. Não basta simplesmente cantar bem, é preciso acertar no figurino, no repertório e em um dos principais quesitos: a presença de palco.

Leo Abel: orientações que ajudam na presença de palco
Leo Abel: orientações que ajudam na presença de palco
Foto: Divulgação / TV Record
» Diego Moraes arrasa em 'Metamorfose Ambulante'

» Pri Borges em 'Quem te viu, quem te vê'

» Saulo Roston apresenta 'Mulheres'

Para alguns músicos e artistas com anos de estrada, um dos momentos mais tensos de uma apresentação é a hora de subir ao palco. Encarar a plateia e não deixar que o famoso 'frio na barriga' atrapalhe a performance nem sempre é uma tarefa simples.

E esse nervosismo também acontece, claro, com os candidatos do ÍDOLOS 2009. E quem surge para ajudá-los? Leo Abel, o preparador de performance que dá orientações valiosas para os competidores sobre postura, presença de palco e outras informações que ajudam a fortalecer a segurança durante uma apresentação.

"A primeira coisa a ser feita é o cantor entender o que a letra a ser cantada quer dizer. Assim, a melodia de voz somada à letra ajuda a compor uma ideia. A partir daí, parte-se para a performance, ou seja, a forma de fazer essa ideia acontecer. Para isso são levados em conta fatores como: potência de voz, timbre e cores vocais", explica Leo.

O passo seguinte é a expressão corporal, ou seja, o que acontece com o olhar, com o corpo, com os gestos, quando se canta essa determinada letra. "Meu objetivo com os candidatos é deixá-los o mais livre possível, extraindo deles qualidades que não os deixem artificiais", explica o preparador.

Porém, quando se lida com seres humanos, as ações e reações são as mais variáveis possíveis. Por exemplo, no ÍDOLOS, há candidatos com perfis bastante diferentes. Como seria trabalhar com personalidades e artistas tão distintos? Leo dá o tom, "Alguns deles já estão prontos! O máximo que posso fazer é dar alguns toques sobre como evitar exageros, sugerir alguns detalhes etc.".

Por outro lado, para o preparador, os maiores desafios estão em trabalhar com "candidatos que estão crus, em que o trabalho de desenvoltura corporal começa do zero. Porém, é exatamente aí que surgem excelentes resultados. Pois quem está cru, não possui 'vícios'", demonstra ele.

Metaforicamente, Leo compara dois extremos dos competidores. "Aqueles que já têm experiência são como um quadro pronto que eu apenas retoco, quando é necessário. Os que têm menos experiência são como uma tela em branco que oferece espaço para belas criações".

E continua, "Para nós, artistas, as apresentações devem ser como uma cebola, compondo o núcleo, a essência, enfim, aonde vão sendo criadas as camadas. Muitas das orientações que eu tento transmitir a eles não aparecem em evidência nas apresentações, mas servem como base para que tal performance aconteça".

Leo Abel é ator por formação e, com mais de 11 anos de vida profissional, possui uma importante bagagem pela atuação em obras de destaque como o espetáculo musical Miss Saigon (sucesso absoluto da Broadway), Cocoricó (teatro infantil) e Meu Amigo Charlie Brown, como assistente de direção, apenas para citar algumas. Para quem quiser saber mais sobre o trabalho de Leo Abel, ele deixa o contato: leoabel@hotmail.com

Fonte: TV Record
Compartilhar
Publicidade