PUBLICIDADE

Reality Shows

Na segunda tentativa no ÍDOLOS, Saulo Roston chega à final

17 dez 2009 - 01h20
(atualizado em 19/12/2009 às 00h22)
Compartilhar

Saulo Roston venceu o ÍDOLOS 2009. O candidato foi selecionado na audição realizada em São Paulo. O paulista de Presidente Epitácio é veterano do ÍDOLOS. Ele participou da edição do ano passado, porém não passou da fase Teatro do reality show da RECORD. Ao contrário de sua primeira tentativa, ele foi bastante elogiado pelos jurados.

Saulo Roston: no topo do ÍDOLOS pelo voto popular
Saulo Roston: no topo do ÍDOLOS pelo voto popular
Foto: Edu Moraes / TV Record
» Saulo Roston amadurece graças a dificuldades

» Finalistas enfrentam muita dor de cotovelo hoje à noite

» Candidatos a ídolos falam de suas dores de cotovelo

» Cantor gago surpreende jurados

» Saulo e Diego são sabatinados juntos

» Os 24 aprovados finalmente se reúnem

» Saulo solta a voz em Como Vai Você

» Clássico de Marisa Monte na voz de Saulo

» Fase Workshop: Saulo é o terceiro a se classificar

» Finalistas cantam "Descobridor dos Sete Mares"

» Saulo faz bonito em "Mania de Você"

» Saulo interpreta "Eu sei que vou te amar"

» Saulo faz bonito em "Mania de Você"

» Saulo Roston na noite da "Dor de Cotovelo"

» "Você é Linda" foi a escolha do finalista Saulo Roston

» Saulo Roston canta "Mulheres"

» "Aguenta Coração" na voz de Saulo

» 'Você é linda' é a escolha do finalista Saulo Roston

» Saulo Roston canta "Amor I Love You" no ÍDOLOS

» "Your Song" é a segunda escolha de Saulo Roston

» Saulo interpreta "Monalisa"

» Saulo Roston apresenta 'Pro dia nascer feliz'

» Luiz Calainho pede para Saulo Roston cantar 'Fácil'

"Estudei e ganhei experiência durante o ano entre uma competição e outra", explicava o candidato. Com mais maturidade já na audição, Saulo chegou bem tranquilo para cantar o sucesso de Marisa Monte "Bem que se quis", composta pela dupla Pino Danielle e Nelson Motta. E o jovem foi aprovado com três votos "sim".

"Todos os (candidatos) que vieram de novo não passaram. Você é o primeiro que eu vou passar", avaliou Marco Camargo. "Eu 'tô' muito amarradão, porque você cresceu muito. E um dos baratos do programa é contribuir para que as pessoas evoluam", completou Luiz Calainho.

Na etapa seguinte, a fase Teatro do ÍDOLOS 2009, todos os 86 candidatos aprovados tiveram que passar por uma série de testes antes de avançarem na competição.

No primeiro desafio, todos se apresentaram sozinhos. Depois formaram grupos de três ou quatro cantores. E, por fim, uma dúzia de jovens cantores passou direto para as semifinais. No entanto, outros 12 tiveram que passar por uma entrevista feita pela cantora Paula Lima, pelo empresário Luiz Calainho e pelo produtor musical Marco Camargo.

Saulo Roston apresentou-se só e, depois, juntou-se a Mayara Magalhães e Bruna Lima para formar o grupo Tri Tri Trio. Eles cantaram com o acompanhamento de violão, teclado e percussão. "Você é envolvente, é sedutor... Continua na competição", afirmou a jurada Paula Lima ao cantor.

Mas as duas apresentações de Saulo não foram o suficiente para ele ser aprovado direto. A sabatina foi sua punição. Na hora da entrevista, o jovem paulista dividiu a sala com Diego Moraes. "Não fui perfeito, mas fiz o que queria fazer", afirmou o candidato aos três componentes do júri. E, apesar do susto, ele acabou chegando ao TOP 24 do programa.

A aprovação de Saulo Roston para a final não foi fácil também. Segundo o próprio competidor, a experiência ajudou muito. "Eu me acho bem na frente (dos demais concorrentes)", ele avaliou na ocasião, quando interpretou "Como Vai Você", de Roberto Carlos e Mario Marcos, na noite do Workshop masculino.

"Hoje, você não foi o Saulo absoluto que eu vi no Teatro e nas audições. Mas se eu fosse o público, eu votaria em você", avaliou o jurado Luiz Calainho ao reiterar sua confiança no jovem. Saulo se classificou para a fase Concertos.

Saulo Roston acabou aprendendo a lição e, depois de tantos tropeços, parecida dar sua guinada em direção à grande final. E ele começou bem. Sua primeira escolha nesta etapa foi "Beija eu" (Marisa Monte/Arnaldo Antunes).

A apresentação, que segundo o finalista tinha "o objetivo de cativar o público", agradou ao júri. "É impressionante como você cresce a cada semana nesta competição", disse a cantora Paula Lima. "Eu começo a me convencer que, quando você dá aquelas gaguejadas, é (porque você tem) muita nota dentro de você. Você hoje foi uma partitura, parabéns!", elogiou Marco Camargo.

A segunda noite dos Concertos, porém, Saulo fraquejou. A canção "Mania de Você" (Rita Lee e Roberto de Carvalho) acabou dividindo a opinião da bancada. "Você foi previsível, você pode mais do que isso", avaliou Marco Camargo naquela noite. Mas o jovem demonstrou ser persistente.

Determinação é o que não faltou para Saulo Roston na terceira noite dos Concertos. Numa entrevista para o site oficial do ÍDOLOS 2009, o finalista falou sobre essa determinação.

"Amadureci errando, vendo portas se fecharem, aprendendo a lidar com muitas dificuldades com alegria. Aprendi principalmente a ouvir para ser ouvido. Perdi a conta de quantas vezes voltava meus vídeos da edição de 2008 só para ouvir as críticas dos jurados", declarou ele à nossa reportagem.

A interpretação de "Mulheres" (Toninho Gerais) foi a grande arrancada do candidato. E, segundo os jurados, o sucesso de Martinho da Vila coube bem no estilo e timbre do jovem finalista. "Eu adoro as suas escolhas de repertório. Acho que você cantou muito bem. Se, de repente, você baixasse meio tom, você poderia ter soltado ainda mais a tua voz", comentou a cantora Paula Lima.

E foi assim que Saulo Roston seguiu sua trajetória inesquecível na competição. Mas ele ainda subiu ao palco várias vezes, sempre se apresentando de forma consistente e marcante.

Fizeram parte ainda de seu repertório de as canções "Tem que Ser Você" (Vitor e Leo), "Você é Linda" (Caetano Veloso), "Aguenta Coração" (José Augusto) e "Amor, I Love You" (Marisa Monte/Arnaldo Antunes).

A partir da noite cujo tema foi a Música da Minha vida, os candidatos passaram a interpretar mais de uma composição por apresentação. E Saulo Roston elegeu a canção "Eu sei que vou te amar" (Tom Jobim) e "Monalisa" (Jorge Vercilo).

"Eu adorei demais!", empolgou-se Paula Lima, após ouvir o jovem. "Nesta fase do ÍDOLOS, tem que ter entrega. E você entregou tanto na primeira quanto na segunda", Calainho também elogiou.

Já na penúltima semana do ÍDOLOS 2009, os candidatos cantaram três músicas escolhidas criteriosamente pelos jurados. Saulo Roston recebeu "Pro dia nascer feliz" (Frejat/Cazuza), escolhida por Paula Lima; "Fácil" (Rogério Flausino e Wilson Sideral), pedida por Luiz Calainho; e "O portão" (Roberto Carlos), o clássico da música nacional sugerida por Marco Camargo.

E, segundo os jurados, o jovem arrasou. Calainho fez questão de brincar com ele. "Como sempre você tirou onda, esteve relax durante a apresentação e mostrou a verdade no seu olhar!". Paula emendou, "Saulo, você merece estar aí nesse lugar. Além de cantar, você conseguiu mostrar todo o seu sex appeal". Camargo aproveitou um dos versos da canção para fazer o comentário, "Eu só vou dizer o seguinte: você voltou e agora é pra ficar".

E foi com sede pelo estrelado - não sem antes estudar e desenvolver seu talento ¿ que Saulo cativou a todos, público, plateia. Pois para sair de candidato desclassificado em 2008 a grande finalista da edição 2009 este jovem cantor paulista demonstrou ter muita garra e segurança para poder tornar-se na nova estrela da música brasileira.

Na última apresentação antes da grande final, Saulo e seu concorrente, Diego Moraes, tiveram que cantar duas inéditas: "Nova Paixão" e "Entre o Ontem e o Amanhã", além de uma música que já tivessem apresentado em uma das noites de Concertos.

Saulo decidiu cantar "Your Song", de Elton John, uma de suas preferidas. Mas a escolha não foi aprovada pelos jurados. "Eu não escolheria essa canção a esta altura do campeonato", disse Paula Lima. "Saulo, precisamos valorizar a música brasileira", pontuou Calainho.

Mas as críticas dos jurados não impediram que Saulo Roston levasse o ÍDOLOS 2009. Nesta quarta-feira, ele foi eleito o novo ídolo do Brasil e comemorou com seus outros 11 colegas de programa e mansão, cantando no palco.

Fonte: TV Record
Compartilhar
Publicidade