Maria da Graça Meneghel

Os números que Maria da Graça Meneghel somou ao longo de seus 50 anos de vida não são nada desprezíveis. Em pouco mais de três décadas de trabalhos, a mulher que se tornou conhecida como Xuxa, a rainha dos baixinhos, apresentou mais de uma dezena de programas na televisão brasileira, protagonizou mais de uma dezena de filmes que levaram seu nome, licenciou diversos produtos e se tornou a quarta artista brasileira com maior número de discos vendidos na história do País.

Mas, pouco antes de nascer, seus pais, Luiz Floriano e dona Alda, temeram que a jovem de olhos azuis sequer chegasse a vir ao mundo. Quando o fim da gestação se aproximava, a mãe da futura apresentadora descobriu que tanto ela quanto a filha corriam risco de vida. E foi justamente esse prognóstico o responsável por levá-la a receber um nome de santa como batismo: Maria.

Nascida no interior do Rio Grande do Sul, na pequena cidade de Santa Rosa, distante 500 km de Porto Alegre, no dia 27 de março de 1963, Xuxa teve uma infância simples ao lado de seus quatro irmãos, do pai militar e da mãe professora de artes. Logo, no entanto, conheceu a vida em uma grande metrópole, quando, aos 7 anos, se mudou com a família para o Rio de Janeiro, onde passava férias e feriados em uma casa alugada em Coroa Grande, na capital fluminense, de onde guarda até hoje algumas de suas melhores recordações.

foto