O que leva uma mulher a se tornar uma rainha? No mundo político, o posto é garantido por meio da hereditariedade. Mas e na realidade do entretenimento? Elvis Presley ganhou a alcunha de rei do rock por ter sido o mais bem-sucedido artista do estilo nos anos que sucederam o surgimento do gênero; Michael Jackson, por ter influenciado toda uma geração de artistas pop, criando uma nova realidade para videoclipes e atingindo níveis impensáveis de vendas de discos e espetáculos ao vivo.

Da mesma forma, são os números os responsáveis por embasar o motivo pelo qual Xuxa Meneghel foi apelidada de rainha dos baixinhos. Em todos os meios em que a loira de sorriso fácil e olhos azuis se embrenhou o resultado foi o mesmo: como modelo, se tornou recordista de capas de revistas no Brasil; nas telinhas, criou um novo e inédito padrão para programas infantis; na música, se encontra até hoje entre os artistas brasileiros com maior quantidade de discos vendidos; no cinema, o resultado se repete.

Para o dia em que a rainha Xuxa completa 50 anos, nesta quarta-feira (27), o Terra preparou um completo raio X abordando todas as passagens da vida da apresentadora. Da infância simples no interior do Rio Grande do Sul à posse do trono; dos holofotes aos affairs. Somente dessa forma é possível compreender, ao menos por cima, como, com pompa, regras e dedicação, Maria da Graça Meneghel conseguiu criar a personagem que até hoje encanta crianças e adultos por todo o Brasil.