|
Reunindo pouco mais de 5 mil palavras e expressões, o Dicionário do Nordeste (Ed. Estação Liberdade) começou como uma curiosidade pessoal do jornalista Fred Navarro.
Após lançar uma primeira versão, em 1988, Assim Falava Lampião, o projeto acabou tomando outra forma, com um número significativo de referências coletadas de um vasto universo composto de literatura de cordel, discos, livros e filmes, abrangendo toda a região nordeste, do Maranhão até a Bahia.
Como boa parte das palavras e expressões tem mais de um sentido, encontram-se nessa obra cerca de 6.300 diferentes acepções. De origens diversas (portuguesas, indígenas, espanholas, africanas, francesas, holandesas, árabes, gregas, inglesas), elas ganharam uma roupagem local, personalizada e intransferível, marcada pelo bom humor e pelas referências à terra, aos animais, à geografia e ao dia-a-dia das pessoas que vivem na região nordeste do Brasil.
Até a finalização desse trabalho jornalístico independente, cujo objetivo foi o de reunir em um único volume parte considerável do acervo lingüístico daquela região, o autor passou oito anos pesquisando, checando informações, cruzando fontes, lendo dicionários e fazendo inúmeras viagens à região, em busca de exemplos, provas ou referências.
Fred Navarro estará autografando o livro no dia 24/4, a partir das 15h, no stand da Editora Estação Liberdade.
|