| Divulgação |
 |
| Peça de cerâmica que está em cartaz na mostra |
 |
|
|
|
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta terça-feira em Pequim uma exposição de arte da Amazônia, a primeira mostra estrangeira exibida dentro de um pavilhão da Cidade Proibida, segundo informações da Reuters. Durante a visita, ele falou dos conflitos entre indígenas e proprietários de terras no Brasil.
Veja fotos de algumas peças!
"Há normalmente conflitos entre os proprietários de terras e os índios com ações judiciais", disse Lula a Zillin, sem entrar em detalhes e afirmando que nos últimos anos existe um complicado processo de demarcação de terras.
A exposição inaugurada por ele em Pequim, chamada Amazônia: Native Traditions, reúne 344 peças representativas de várias tribos brasileiras que ocuparam a região em épocas diferentes.
Entre elas estão urnas e tangas Marajoara, cerâmicas Guarita, Aristé e Maracá, machados de pedras e pontas de flechas produzidas pelos povos que ocupavam o Brasil em tempos coloniais.
Em vídeos e por meio de mapas, a mostra conta um pouco da trajetória das tribos da região, assim como seus costumes e lendas.
A exposição é organizada pela BrasilConnects, mesma empresa que trouxe a São Paulo, no ano passado, a mostra Guerreiros de Xi´An e os Tesouros da Cidade Proibida, com objetos e estátuas em terracota chinesas.
A expectativa dos organizadores é de que cerca de meio milhão de pessoas visitem o pavilhão Norte da Cidade Proibida até o final de agosto.
Patrocinada pela Companhia Vale do Rio Doce e pela Embraer, esta é a primeira exposição estrangeira montada no local, que atualmente abriga o acervo do Museu Imperial.
A Cidade Proibida foi construída em 1420 por cerca de um milhão de operários. Composta por 800 edifícios, que contêm 9999 quartos, ela serviu de moradia para 24 imperadores das dinastias Ming e Qing.
|