inclusão de arquivo javascript

 
 

Argentinos terão complexo cultural projetado por Niemeyer

08 de outubro de 2008 20h47 atualizado às 21h07

O celébre arquiteto Oscar Niemeyer projetará, aos 100 anos, sua primeira obra na Argentina, para a cidade de Rosário (300 km ao norte), onde será contruído o Porto da Música, complexo cultural com auditório, salas de exposições, escola e local para espetáculos.

A obra será apresentada na sexta-feira pelo governador da província de Santa Fé, Hermes Binner, em um ato público que contará com a presença do neto do arquiteto, Carlos Oscar Niemeyer, e de seu colaborador, Jair Valera, informou uma fonte governamental de Rosário.

O Porto da Música ocupará um prédio de três hectares em frente ao rio Paraná, e terá auditório coberto para 2, 2 mil pessoas e uma área aberta para espetáculos com capacidade para 25 mil espectadores.

Rosário, um dos mais importantes pólos agroexportadores da Argentina, se tornará assim a primeira cidade do país a ter uma obra assinada por Niemeyer.

O arquiteto escolheu a cidade por ser o local de nascimento do guerrilheiro Ernesto Che Guevara, de quem se declara franco admirador.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, que completa 101 anos no dia 15 de dezembro, é uma figura emblemática da arquitetura modernista, e mesmo aos 100 anos de idade continua trabalhando em diversos projetos em seu escritório, no Rio de Janeiro.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.