> Diversão  > Arte e Cultura
 notícias por e-mail  fale conosco  rss terra celular

 Sites relacionados
Arteum
Blog
Caras
Disney
Fotolog
Fotosite
GLS Planet
Guia de Cidades
Guia de Motéis
OFuxico
Palavras Cruzadas
Passatempos
Portal Literal
Rádio Terra
Séries de TV
Teatro Chik
Virtual Books

 Fale conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

 Boletim
Receba as novidades por email. Grátis!

'
Arte e Cultura
Terça, 24 de março de 2009, 11h20  Atualizada às 13h23
Peça com José Wilker choca espectadores em Curitiba
 
Roger Pereira
Direto de Curitiba
 
Henrique Araújo/Clix/Divulgação
José Wilker encena 'A Cabra ou Quem É Sylvia' no Festival de Teatro de Curitiba
Últimas de Arte e Cultura
[an error occurred while processing this directive]
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Quem foi ao Teatro Guaíra na noite desta segunda-feira para assistir apenas a uma comédia dirigida por Jô Soares, com José Wilker e Denise Del Vecchio no elenco, durante o Festival de Curitiba, pode ter saído do espetáculo chocado se antes não se informou sobre do que se tratava o espetáculo A Cabra ou quem é Sylvia?.

» Veja a foto ampliada
» Veja as fotos da peça 'A Cabra ou Quem É Sylvia?' em Curitiba
» Público se identifica com peça encenada por Cássia Kiss
» Marília Gabriela se apresenta no Festival de teatro de Curitiba

Com diálogos fortes e cenas pesadas, com referências a zoofilia, incesto e pedofilia, o texto do norte-americano Edward Albee provoca o público com questionamentos sobre os valores morais, a tolerância, a manutenção das aparências.

As provocações deixaram incrédulos os espectadores mais desinformados, que foram ao teatro esperando, talvez, uma comédia "pastelão". Alguns não resistiram a tanta perturbação e acabaram deixando o espetáculo antes mesmo do final.

"Horrível, insano, muito pesado, muitos saíram antes do final", comentou a estudante Ana Maria Lemos, que apesar de ter se sentido incomodada, ficou até o desfecho da trama.

Mas a maioria dos cerca de dois mil espectadores, já sabia do que se tratava o espetáculo ou foi mais receptivo a tudo, porque a tragicomédia familiar foge totalmente do lugar comum ao expor um triângulo amoroso em que a chave do adultério é Sylvia, uma cabra.

O casal feliz, bem sucedido e moderno, Martin (José Wilker) e Stella (Denise Del Vecchio), convivia em harmonia há 22 anos e não se queixava de ter um filho gay (Gustavo Machado). Mas toda a convivência se transforma quando Martin diz estar apaixonado pela cabra, numa situação sem precedentes. Um tabu que o casal, por mais moderno que seja, não tem referências para enfrentar, num risco à imagem de profissional de sucesso de Martin.

Com todo seu despojamento, José Wilker conta, com um discurso hilariante, que não é questão de perversão sexual, que ele está realmente apaixonado pela cabra, que a ama tanto quanto a sua esposa. A descoberta muda completamente a vida do casal e o comportamento de Stella, desmoronando a família feliz.

"Sensacional, te faz rir o tempo todo e, ao mesmo tempo pensar sobre o que é moral", comentou o comerciante Emerson Prado, ao final do espetáculo. "A sociedade já está até aceitando a infidelidade, mas quando o caso chega a esse absurdo, choca um pouco. Achei excelente", disse a professora Priscila Cobucci.

A Cabra ou quem é Sylvia tem nova sessão marcada para às 21h desta terça-feira, mas os ingressos já estão esgotados.

Hoje no Festival
Oitenta e oito apresentações estão marcadas para esta terça-feira no Festival de Curitiba. Os destaques da programação são as estréias de mais três espetáculos que compõem a mostra oficial. No Guairinha, Guilherme Leme é O Estrangeiro, monólogo adaptado do livro de mesmo nome de Albert Camus, que marca a estréia de Vera Holtz como diretora.

No Sesc da Esquina, o grupo Barracão Cultural, de São Paulo, encena o espetáculo A Mulher que Ri. No Pequeno Auditório do Teatro Positivo, Elias Andreato é o ator, diretor e dramaturgo do monólogo Doido, que faz sua estréia nacional hoje, no Festival de Curitiba.

A programação completa do Festival de Curitiba pode ser consultada no site www.festivaldecuritiba.com.br. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria montada no Shopping Mueller ou pelo site www.ingressorapido.com.br.
 

Especial para Terra