|
Uma das maiores atrações da Festa Literária Internacional de Paraty - Flip não deu autógrafos nas mesas, passou longe da Tenda dos Autores e não disputou a atenção de jornalistas. Ainda assim, foi, possivelmente, a atração mais fotografada de toda a festa pelo público presente. Trata-se das armações de bonecos gigantes e monstruosos que vestiam crianças e adultos, tirando gargalhadas de todos na praça até o último suspiro da Flip.
"São muito engraçados esses bonecos. Eles são horrorosos e bonitinhos ao mesmo tempo, nunca vi uma coisa dessas", disse a professora Marli Cintra, 33 anos, que tirou quantas fotos pôde dos bonecos. "É muito maluco, porque mesmo quando uma criança de 3 anos veste aquilo, o boneco se impõe e mete medo. Ao mesmo tempo são simpáticos, achei genial, explicou.
Marli tem razão, pois a sensação de quem olhava os bonecos em ação era a de que eles tinham vida própria. Grandes e expressivos, rapidamente faziam o público esquecer os sujeitos dentro dos "bichos" que passeavam pela praça.
A coisa funcionou mais ou menos assim: feitos de papel mache, os bonecos foram construídos sob uma armação de alumínio e espuma que possibilitava a qualquer pessoa entrar em seu interior dando vida à criatura. Vestidos com pano, os bonecos tinham uma abertura na barriga que permitia ao seu "usuário" enxergar.
Como eram muitos bonecos espalhados pela praça - e totalmente à disposição das pessoas - teve simulação de briga de boneco, de namoro, além da correria atrás das criancinhas que fugiam de medo, mas adoravam e voltavam pedindo mais.
"É muito 'da hora' esses bonecos. E é levinho, dá pra correr com ele e tudo", disse o estudante Claiton de Souza, 12 anos, um dos muitos que vestiu as armações enfeitadas.
Jubileu, nome como é conhecido o artista plástico que concebeu os bonecos, foi procurado pelo Terra, mas não foi encontrado. De qualquer forma, está devidamente registrado seus "monstrengos bonitinhos", que, acreditem, fizeram páreo a Chico Buarque, Gay Talese e Lobo Antunes e, tomara, carimbaram presença na edição do ano que vem!
|