|
O Projeto Cultural "I Feira do Livro Infanto-Juvenil de Ponta Porã" foi incluído no calendário de ações do programa Viva Leitura, do Ministério da Cultura.
A feira, que acontece no mês de outubro, tem como objetivos interiorizar e democratizar o acesso às fontes de cultura, incentivar o hábito à leitura e proporcionar ao público uma
semana de cultura e entretenimento.
Outro objetivo é promover a integração com alunos de Pedro Juan Caballero e revelar eventuais talentos literários, além de valorizar e divulgar o trabalho de escritores regionais que tiveram obras literárias infantis publicadas com recursos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) em anos anteriores.
A coordenadora do projeto, Lucia Azambuja, informa que durante a feira literária, além da participação de mais de 10 editoras com exposição de livros infantis e juvenis, serão desenvolvidas atividades específicas
para crianças e adolescentes, como rodas de leitura, brincadeiras de circo, apresentações teatrais, espetáculos de dança, bate-papo com autores regionais, declamação de poesias, shows musicais e concurso de redação, além
de proporcionar uma oficina de contação de histórias para professores.
Na área musical, a feira contará com as presenças de Emmanuel Marinho (que fará a abertura oficial do evento) e de Geraldo Espíndola (que apresentará show de encerramento). As poesias de Manoel de Barros serão apresentadas aos alunos com a interpretação de Douglas Diegues.
A I Feira do Livro foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura para recebimento de recursos do Governo do Estado, através do FIC.
Vivaleitura
O Vivaleitura é o nome dado no Brasil ao Ano Ibero-americano da Leitura, que será comemorado em 21 países da Europa e das Américas em 2005.
Aprovado, em 2003, pela Cúpula dos Chefes de Estado dos países ibero-americanos, é coordenado pela OEI (Organização dos Estados Ibero Americanos), Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe), Unesco e Governos dos países da região. No caso do Brasil, pelo Governo Federal, através dos ministérios da Cultura e Educação e pela Assessoria Especial da
Presidência da República. Tem 04 eixos de trabalho: democratização do acesso, fomento à leitura e formação, valorização do livro e da leitura, e apoio à criação e produção.
|