PUBLICIDADE

"Vou fazer esse show valer a pena", afirma Iggy Pop

20 out 2009 - 20h37
(atualizado às 20h40)
Compartilhar
Thiago Kaczuroski
São Paulo

O grupo Iggy & The Stooges é uma das principais atrações do Planeta Terra Festival deste ano. Quatro anos após a última passagem pelo País, a banda volta aos palcos brasileiros, desta vez sem o guitarrista Ron Asheton, morto no início do ano.

A lenda Iggy Pop, vocalista do grupo, conversou por telefone com o Terra e falou sobre o que os fãs podem esperar da apresentação, prometeu um novo disco - com músicas compostas pela banda nos anos 70 - e afirmou que sua performance será mais comportada (reflexo de seu último álbum, Préliminaires, mais calcado em baladas). Confira a entrevista exclusiva:

O que os fãs podem esperar do show no Planeta Terra Festival deste ano?

Como você sabe, Ron Asheton morreu este ano e estamos ensaiando com James Williamson, guitarrista que tocou com a banda, de 1971 a 1974. Este vai ser o primeiro show grande que faço com ele desde 1974. Faz bastante tempo já. Teremos material do Raw Power, do Funhouse, algumas das minhas músicas, como The Passenger. Em homenagem a Ron vamos tocar I Wanna Be Your Dog, a maior contribuição dele para a música, que vai ficar para as gerações futuras.

O show terá alguma música inédita?

Houve um período nos Stooges no qual fomos mandados embora da gravadora, o empresário nos largou e saímos de nossas casas por ter uma moral ruim (risos). E é meio por isso que somos famosos (mais risos). Nessa época, escrevemos músicas para um disco que se chamaria Kill City caso a banda não tivesse acabado. Gravei algumas sessões com James e as letras falam sobre estar sem grana e desesperado. Talvez toquemos músicas desse disco inédito.

Mas este disco tem chances de ser gravado e lançado hoje em dia?

No começo do ano que vem, Raw Power será relançado com a gravação de um show desta época. Algumas destas músicas estarão ali. Mas o que eu quero mesmo é gravar esse disco, com todas as músicas sujas daquela época, em um estúdio, fazer do jeito certo. Estou procurando algum diretor de cinema que esteja precisando de músicas pesadas. Quero ter um propósito para fazer isso. Acho muito chato e tenho vontade de bocejar quando uma banda velha lança mais um disco sem um propósito (risos).

A última vez que os Stooges tocaram por aqui sua performance foi o grande destaque. Os fãs podem esperar algo semelhante desta vez?

Acho que não. Eu fiz aquilo por um tempo, mas não quero virar uma imitação de mim mesmo. "Agora é a hora em que ele pula na platéia" ou "agora é a hora em que ele chama o público para o palco". É claro que você nunca sabe o que pode acontecer em um show, mas quero apenas ir lá e tocar forte e alto. O que eu mais queria era sentar em cima dos cadáveres de todos os executivos de gravadoras, que riram de mim quando eu era jovem, e dar uma bela gargalhada.

Então nada de pular na platéia...

Sabia que eles tinham seguros caríssimos para o caso de eu machucar alguém na platéia? Agora acho que o jogo virou. Eu é que preciso de um seguro para não me machucar. Preciso de um seguro contra mim mesmo (risos).

O que você acha das outras bandas que vão tocar no Festival, como o Sonic Youth, o Primal Scream...

Eles estão aí por um tempo, então devem saber de alguma coisa. Conheço eles, são boas pessoas, não vejo problemas em tocar ao lado destas bandas.

Recentemente você virou personagem do jogo Lego Rock Band. O que achou da experiência? Gosta deste tipo de jogo musical?

Eu não estou nem aí para o jogo, o que me atraiu foi a idéia de virar um brinquedo. Sempre tive essa piração de existir fora do meu corpo, então, estar ali, como um boneco que pode ter a cabeça arrancada por um cachorro, é maravilhoso!

Você percebe diferentes gerações em seus shows?

Engraçado que a primeira vez que isso aconteceu foi nos anos 1970. Fui um dos primeiros artistas do rock a tocar na Itália, porque o Vaticano tinha aquelas implicações todas. Então foi um evento para toda a família, tinha pai com filho, avô, tias gordas, todos querendo ver quem era o tal do 'Iggy Pôp, Iggy Pôp! (o cantor fala tentando imitar um sotaque italiano). Agora, com essa coisa do Lego, acho que vai acontecer isso de novo. Afinal quem era garoto na época dos Stooges hoje tem filhos, netos.

Para encerrar, pode mandar uma mensagem aos fãs que estão esperando pelo show?

Estou muito feliz de poder tocar em um lugar onde vocês ainda tem uma rua para andar, ainda conversam, ainda escutam com seus ouvidos e olham com seus olhos. Vou tentar fazer esse show valer a pena para vocês. "Obrigado" é a única palavra que eu sei na sua língua e é o que posso dizer aos meus fãs.

Iggy Pop promete performance mais comportada no Planeta Terra Festival
Iggy Pop promete performance mais comportada no Planeta Terra Festival
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade