PUBLICIDADE

Com Iggy, Sonic Youth e muito mais, Planeta Terra traz 12h de som

8 nov 2009 - 07h53
Compartilhar

O Planeta Terra Festival 2009, realizado neste sábado (7) e domingo (8), reuniu 15 atrações em mais de 12 horas de shows em dois diferentes palcos, o Sonora Main Stage e o Coca-Cola Zero Stage, montados no Playcenter, em São Paulo.

Iggy & The Stooges era uma das atrações aguardadas com mais ansiedade pelos fãs, famosos e até pelos outros músicos que se apresentaram no festival e ficaram para ver o roqueiro Iggy Pop cantar.

O veterano de 62 anos tocou músicas como Raw Power, Kill City, Search & Destroy, Gimme Danger e Loose. Iggy trouxe o público para dentro de seu show. Primeiro, ele desceu até a grade que separava o público do palco, causando avoroço. Depois, chamou seus fãs para o palco e eles atenderam, pulando a proteção e dando muito trabalho para os seguranças. Antes de ir embora, ele desceu para abraçar quem estava lá para vê-lo.

Performático, Iggy dançou, pulou, se ajoelhou, rolou e se contorceu no palco. No final da apresentação, sua calça estava aberta e quase saindo, mas isso que não atrapalhou seu desempenho.

O Sonic Youth baseou seu show no álbum The Eternal, de 2009, e priorizou novas músicas, como Antenna, Anti-Orgasm e Poison Arrow.

Com as guitarras distorcidas e pesadas de Lee Ranaldo e Thurston Moore, o público se rendeu ao grupo. Mesmo os hits que não são clássicos da banda, como é o caso de Calming The Snake, levaram a plateia ao delírio. As canções antigas também tiveram espaço. Eles incluíram sucessos como Hey Joni, do álbum Daydream Nation, de 1988.

Para encerrar, eles tocaram a música Death Valley 69 de uma maneira improvisada, elevou o volume ao máximo jogando as guitarras no chão, brincando com pedais e extraindo sonoridades diferenciadas com feedbacks e ruídos e prometeu a volta ao País.

O The Ting Tings tocou no palco Coca-Cola Zero Stage ao mesmo tempo em que Iggy Pop se apresentava no Sonora Main Stage. Mas, mesmo rivalizando horário, eles conseguiram seu espaço.

A dupla formada por Jules De Martino e Katie White usou sucessos do primeiro disco, We Started Nothing, lançado em 2008, e fez muita gente dançar.

Quando todos pensaram que eles tinham acabado, o The Ting Tings voltou para fazer um bis com Shut up and Let Me Go e Jules de Martino aproveitou para trazer uma câmera para filmar a reação do público. O The Ting Tings se despediu do Coca-Cola Stage com That's Not My Name, outro hit de pista da banda.

Confira os outros shows do Planeta Terra:

Sonora Main Stage:

Macaco Bong
Primeira atração a subir no palco Sonora Main Stage, o Macaco Bong aproveitou a oportunidade para lançar uma nova música. "Aproveitando que a plateia do Terra é acostumada com internet, o nome dessa música foi escolhida pelo Twitter. Ela se chama Um G Bem Quente", disse o baixista Ney Hugo. O "G" no nome da música substitui a clave de sol, item da partitura musical. "Ainda fica uma "conotação" para vocês", brincou.

Móveis Coloniais de Acaju
O Móveis Coloniais de Acaju abriu seu show com as músicas Tempo, Uhu e Descomplica. Mas, a certa altura do show, eles fugiram dos temas festeiros e deu palhinha da canção Glory Box, do Portishead. Os integrantes creditaram a música de ritmo incomum para eles a diversidade da banda, que tem pessoas provindas de diversas realidades e com diferentes formações.

Maximo Park
Os britânicos do Maximo Park subiram pontualmente às 19h no palco e tocou hits como Cloud of Mistery, By the Monument, Russian Literature e Aplly Some Pressure. Eles alternaram, ao longo do show, músicas em ritmo de balada e mais lentas. Para mostrar sua consideração pelo País, o vocalista Paul Smith mostrou dominar a língua portuguesa e disse que era a forma que ele tinha encontrado para agradecer ao carinho dos brasileiros.

Primal Scream
O Primal Scream aproveitou a apresentação no Planeta Terra para resumir toda a carreira da banda até o presente momento. Ao longo de seu show, foi do eletrônico ao rock com músicas de diferentes épocas da banda. Eles usaram auxílio dos telões em preto e branco, que remetiam a temas urbanos como carros, operários e prédios.

Etienne de Crécy
O DJ Etienne de Crécy investiu em uma apresentação visual para animar o público no fechamento do palco Sonora Main Stage. A mesa do DJ foi colocada no centro de uma espécie de "cubo mágico", feito com uma armação metálica coberta por uma lona branca, onde luzes eram projetadas, dando um efeito visual de profundidade visto pela plateia.

Coca-Cola Zero Stage:

Fuja Lurdes
O Fuja Lurdes desbancaram milhares de concorrentes no concurso Hit Zero e tiveram a oportunidade de abrir o palco Coca-cola Zero Stage. Em uma apresentação rápida, Fuja Lurdes cantou apenas mais dois hits, Só Eu Sei e Quando Ninguém Está. Recém-chegados no parque, os presentes deram preferência aos brinquedos do local.

EX!
O público começou a chegar ao palco na apresentação do The EX! e teve a oportunidade de conhecer Monique Maion, vocalista que dominou os olhares no Coca-Cola Zero Stage. O EX! tocou um cover do Blondie, a música Rapture. A música que encerrou a apresentação foi Fuel.

Copacabana Club
O Copacabana Club teve a sorte de tocar na troca do dia pela noite e com as luzes da montanha russa do parque ajudando no clima. A banda colocou os fãs para dançar e se empolgou também. Camila Cornelsen chegou a quebrar baquetas do tamborim que tocava e "presenteou" o público com elas. Para completar a apresentação, a vocalista foi até a plateia para ter mais contato com os presentes.

Patrick Wolf
Patrick Wolf teve um começo curioso de show. Ele decidiu subir em uma grua e levou um escorregão. Porém, com sua roupa fashion, não se deixou abater e subiu no equipamento novamente para continuar seu show. Durante sua performance, trocou de roupa algumas vezes e foi se desfazendo do figurino. Ele ficou impressionado com o número de fãs que tem e agradeceu ao ver que muitos conheciam suas músicas. Em sua banda, Wolf contava com o brasileiro Marcelo Vig na banda.

Metronomy
O Metronomy fez sua última apresentação no ano no Planeta Terra e fechou 2009 com um "milagre". Joseph Mount, vocalista da banda, disse que ia fazer a chuva que caia no Playcenter parar e cumpriu a promessa. Contudo, a "magia" da banda durou pouco e no final do show, a chuva voltou a engrossar. Mesmo assim, os fãs pularam até o fim e queriam mais.

N.A.S.A
O grupo N.A.S.A foi a última banda a se apresentar no Planeta Terra Festival 2009, que teve seus palcos fechados por DJs. Formada pelo brasileiro Zegon e Sam Spiegel, a dupla mostrou novos remixes do disco Spirit of Apollo. A apresentação contou com participações especiais dos rappers Fat Lip e Ras Congo. Além dos convidados, duas mulheres entraram no palco com maiôs prateados e o resto do corpo pintado, simulando passos de robôs e animando o público presente.

Anthony Rother
O produtor e DJ Anthony Rother comandou o final da festa para os que não se cansaram da maratona de música antes do final, na madrugada deste domingo (8). Depois de apresentações de peso no Planeta Terra Festival 2009, o alemão assumiu a pickup no Coca-Cola Zero Stage às 3h e fez o público dançar com seu electro techno.

Iggy Pop fez um show histórico no palco do Planeta Terra
Iggy Pop fez um show histórico no palco do Planeta Terra
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade