PUBLICIDADE

MPF pede cancelamento de show gratuito de Ben Harper em SC

4 fev 2011 - 22h08
(atualizado às 22h25)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação para tentar impedir a realização do show gratuito do norte-americano Ben Harper em uma praia de Florianópolis.

O evento está marcado para este final de semana no Campeche, uma das praias mais badaladas da capital catarinense e vem gerando muita polêmica e protestos dos moradores locais.

Os danos ambientais são em uma área de preservação são questionados por associações de pescadores e uniões comunitárias.

A prefeitura chegou a anunciar a liberação do local para evento nesta sexta-feira (4), mas o procurador da República, Eduardo Barragan, pediu o cancelamento das licenças ambientais e a aplicação de uma multa à empresa promotora do evento no valor de R$ 100 mil.

De acordo com Barragan, o plano de controle ambiental apresentado pelos organizadores seria "simplório e insuficiente" para conter os possíveis danos ao meio ambiente. O procurador também condenou a demora da empresa em solicitar as licenças para o show de Harper.

"Em princípio, tais incertezas não ocorreriam, caso os organizadores - dentro do tempo, modo e trâmites legais - tivessem submetido à prefeitura um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) ou de Vizinhança (EIV), a fim de que ela pudesse analisar e aprovar, sem riscos para ninguém, a realização do show", afirmou.

O show gratuito deve atrair milhares de pessoas à praia do Campeche. O temor do MPF é o de que muitas dessas pessoas se desloquem ao local mesmo sem ingressos para o evento.

As entradas foram distribuídas a quatro mil pessoas, mediante cadastro na internet e troca por dois quilos de alimentos não perecíveis.

"O modo apressado e tumultuado com o qual o espetáculo vem sendo preparado possibilita a ocorrência de danos ainda mais graves, principalmente porque o local nunca abrigou eventos dessa magnitude", disse Barragan.

Ben Harper é alvo de polêmica em Floripa
Ben Harper é alvo de polêmica em Floripa
Foto: Getty Images
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade