PUBLICIDADE

"Bastardos Inglórios" lidera premiação do Critics Choice Awards

14 dez 2009 - 15h58
Compartilhar

LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - O drama "Bastardos Inglórios" e o musical "Nine" lideraram as indicações ao 15o. Critic''s Choice Movie Awards anunciadas nesta segunda-feira, com 10 indicações cada.

O filme de ficção científica em 3D "Avatar" ficou com nove indicações, enquanto "The Hurt Locker" e "Amor sem Escalas" receberam oito indicações cada.

Os prêmios, que serão entregues em 15 de janeiro em uma cerimônia transmitida do Hollywood Palladium pelo VH1, passou este ano de 17 para 25 categorias, acrescentando sete prêmios técnicos e separando a categoria de roteiro para original e adaptado.

Como o grupo de críticos responsáveis pela entrega do prêmio também incluem categorias de gênero como melhor ator/atriz jovem, isso abriu a porta para várias indicações concomitantes.

Saoirse Ronan, por exemplo, a atriz de 15 anos que faz o papel de uma garota assassinada em "Um Olhar do Paraíso", ficou com duas indicações, a de melhor atriz e de melhor atriz jovem.

"Up - Altas Aventuras" foi indicado na categoria melhor filme e melhor filme animado. E três dos indicados na categoria ação — "Avatar", "Bastardos Inglórios" e "Locker" — também foram incluídos na categoria de melhor filme.

Concorrendo ao prêmio de melhor filme estão "Avatar", "Sedução", "Um Olhar do Paraíso", "Bastardos Inglórios", "Invictus", "Nine", "Precious", "A Single Man", "Up - Altas Aventuras" e "Amor sem Escalas".

Na categoria de melhor ator foram indicados: Jeff Bridges, no papel de um cantor country em "Crazy Heart"; George Clooney em "Amor sem escalas", Colin Firth, que interpretou um homossexual em "A Single Man", Morgan Freeman, que encarna Nelson Mandela em "Invictus", Viggo Mortensen, que leva nas costas "The Road" como um pai que luta em um mundo pós-apocalíptico, e Jeremy Renner, no papel de um soldado em "Locker".

O prêmio de melhor atriz está sendo disputado entre Emily Blunt, que mostra como foi a ascensão da rainha Vitória em "The Young Victoria", Sandra Bullock, no papel de uma esposa suburbana que abriga um adolescente em "O Lado Cego", Carey Mulligan, como uma jovem estudante dando os primeiros passos no mundo adulto em "Sedução", Ronan, cuja personagem olha para sua vida passada em "Um Olhar do Paraíso", Gabourey Sidibe, que interpreta o papel-título de uma adolescente que sofre abusos em "Precious" e Meryl Streep, no papel da chef Julia Child em "Julie & Julia".

Kathryn Bigelow foi a única mulher indicada para a categoria de melhor direção por seu trabalho em "Locker". Ela concorre com James Cameron em "Avatar"; Lee Daniels em "Precious"; Clint Eastwood em "Invictus"; Jason Reitman em "Amor sem escalas" e Quentin Tarantino em "Bastardos Inglórios".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade