PUBLICIDADE

'Buffy - A Caça Vampiros' e as extensões do 'Buffyverso'

7 jun 2010 - 17h44
Compartilhar

Buffy - A Caça Vampiros, que estreou no Terra TV nesta segunda-feira (7), é um dos poucos seriados de TV que segue com uma base crescente de fãs, mais de sete anos após seu encerramento, em 2003.

A prova mais concreta de tal afirmação é que, até hoje, a série tem episódios inéditos saindo direto em quadrinhos, pela Dark Horse Comics. Não raro é ver os volumes encadernados de Buffy - A Caça Vampiros entrando no ranking das dez revistas em quadrinhos mais lidas dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a oitava temporada do programa chegou a ser publicada pela editora Panini, mas não teve continuidade.

Confira aqui como a série se prolongou ao longo dos anos:

Angel
O personagem Angel (interpretado por David Boreanaz) ganhou um seriado próprio em 2000, junto com a estreia da quarta temporada de Buffy - A Caça Vampiros na Warner Channel. Em Angel, o vampirão boa pinta segue para Los Angeles depois de perceber que ele só faz mal à Buffy - quem acompanhou a segunda temporada, sabe que os dois não podem "consumar o amor" devido à maldição que lhe deu uma alma. Na Cidade dos Anjos, ele se junta a Cordelia, que deixou de ser patricinha e agora tenta uma carreira de atriz, e ao meio humano, meio demônio Doyle. Juntos, eles abrem a Angel Investigations, uma organização que investiga casos sobrenaturais.

O seriado durou cinco temporadas, mas foi cancelado pela Warner Channel depois que Sarah Michelle Gellar decidiu abandonar o papel de Buffy, causando o cancelamento do programa original. Com a ausência da caça-vampiros, não fazia mais sentido continuar com a série de Angel, que cada vez mais se distanciava de suas origens.

Desenho animado
Pouco antes do cancelamento de Buffy, o criador Joss Whedon juntou seus amigos na produtora Mutant Enemy para produzir um desenho animado inspirado na série, que se passaria durante os anos de colegial da caça-vampiros.

A animação estava programada para estrear na Fox Kids em fevereiro de 2002, mas antes disso acontecer a Fox vendeu a emissora para a Disney, criando o Jetix. Das franquias distribuídas pelo estúdio, somente Power Rangers foi comprado pelo concorrente. Todas as outras - Buffy entre elas - foram canceladas.

Em 2004, Whedon chegou a produzir um piloto de pouco mais de 3 minutos para tentar vender o seriado a outras emissoras infantis, mas nenhuma demonstrou interesse. Segundo o produtor, nenhum canal queria se envolver com o conteúdo do show: magia negra, demônios e vampiros. A linguagem parecia muito adulta para as crianças. Mas o piloto foi liberado pela Mutant Enemy e pode ser conferido no You Tube. Vale a espiada.

Spin-off
Buffy - A Caça Vampiros nunca foi cancelado pela UPN - que exibiu as duas últimas temporadas - e tinha o programa como seu "filé mignon" na programação. O problema foi que a protagonista Sarah Michelle Gellar decidiu sair.

Na época, Whedon cogitou fazer um spin-off (série derivada) da bruxa Willow (Alyson Rosenberg), ideia que foi rapidamente declinada pelo estúdio por se focar em uma protagonista lésbica. Um spin-off de Faith (Eliza Dushku) também foi cogitado, mas Joss tinha outros planos para a atriz: o seriado Dollhouse, que mostrou-se um fracasso de audiência.

Giles
Em 2005, a emissora britânica BBC negociou junto a Whedon um filme para televisão focado no guardião Giles (Anthony Stewart Head) e suas aventuras na juventude. Desde então, todos os anos um novo rumor sobre a produção aparece em algum site especializado em cinema.

Spike
Outro projeto engavetado de Whedon, um filme inspirado no vampiro Spike (James Marsters) estava programado para acontecer entre 2004 e 2006, mas mais uma vez o criador deixou de lado os planos para se dedicar a outros projetos - como os quadrinhos de X-Men, o roteiro de Mulher-Maravilha e a série DollHouse. Em entrevista durante a divulgação de Dragonball Evolution ao Terra, Marsters disse que já não tinha interesse na produção: "um vampiro nunca envelhece e eu já estou velho para reprisar esse papel", contou.

Nona temporada
Com o sucesso dos quadrinhos de Buffy - A Caça Vampiros, a editora Dark Horse já encomendou cerca de 24 volumes da nona temporada que devem começar a ser comercializadas nos Estados Unidos em 2011, assim que os 40 volumes da oitava temporada terminarem de sair. Whedon, no entanto, promete: essa será a última vez que veremos Buffy nos quadrinhos.

Buffy, o reboot
A família Kuzui, que produziu as séries de Buffy e Angel, confirmou que em breve o programa ganhará um reboot nas telonas. No site de cinema IMDB, o projeto está categorizado como "em produção", o que significa que existem muitas chances dele realmente acontecer. A estreia estaria prevista para 2012, mas sem a confirmação de um elenco, é muito difícil que a data seja verdadeira.

A ideia é começar a franquia do zero, com novos atores, assim como aconteceu com o Star Trek de J.J. Abrams (Lost). O problema é que Joss Whedon é absolutamente contra o projeto. Mesmo assim, ele disse que não vai se "meter" nas decisões da família Kuzui. Será que vem bomba por aí?

Assista aqui ao 1º episódio da série, Bem-Vindo à Boca do Inferno - Parte I, no Terra.

Exibição
Buffy - A Caça Vampiros terá um episódio novo a cada segunda-feira, a partir das 7h. Eles ficarão disponíveis por até quatro semanas, devendo ser substituídos por outros inéditos conforme os períodos expirarem. Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

'Buffy - A Caça Vampiros' segue popular, mesmo após o cancelamento do seriado de TV
'Buffy - A Caça Vampiros' segue popular, mesmo após o cancelamento do seriado de TV
Foto: Divulgação
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade