0
TV

'A Grande Família' reestreia nesta quinta com Lineu em coma

31 mar 2012
15h54
atualizado às 15h58

Após 11 anos e 402 episódios, A Grande Família volta ao ar com grandes mudanças em sua 12ª temporada. Na mira da alardeada ascensão da classe C, a série - que tem reestreia prevista para o próximo dia 5 - ganha novos cenários e personagens que refletem esse crescimento econômico e podem ajudar a manter o fôlego em mais um ano de produção. "A gente precisa sempre realimentar a história central e a dos personagens paralelos. Queremos trazer verossimilhança e mostrar um país que se moderniza. O cenário da rua, por exemplo, passa a ser cortado por uma linha de trem", afirma o diretor Luís Felipe Sá.

Entre as maiores mudanças do roteiro, está o crescimento de Florianinho, vivido agora pelo ator mirim Vinícius Moreno. O personagem, que está na pré-adolescência, traz conflitos educacionais para dentro da casa. "Florianinho é meio malandrinho, gosta de aprontar e, principalmente, odeia o nome, pois pensa que é de velho", revela o ator de 13 anos, que estreou na tevê na minissérie JK, em 2006. No episódio de reestreia, Lineu, vivido por Marco Nanini, sofre um acidente e passa quatro anos em coma. O período em que o personagem passa desacordado é estratégico para que as mudanças na série ocorram e as histórias sejam repaginadas.

Enquanto o patriarca da família Silva dorme, Agostinho, de Pedro Cardoso, aproveita para transformar o carro de Lineu em mais um táxi de sua frota e constrói uma piscina e academia de ginástica na casa dos sogros. "A volta do Lineu é como a volta da lei. Ele precisa recuperar tudo que o Agostinho se apossou", adianta Bernardo Guilherme, que assina o texto final ao lado de Marcelo Gonçalves e Mauro Wilson. Nesta nova leva de episódios, Lineu procura retomar as rédeas de sua vida e se reaproximar do neto, que conhece muito pouco. Por isso, presenteia Florianinho com uma pipa, para curtir novos momentos com ele. Além disso, ele irá finalmente realizar a tão sonhada viagem para Buenos Aires com Nenê, vivida por Marieta Severo.

Ao voltar para sua vida normal, Lineu terá de se acostumar com um mundo totalmente novo e estranho. Nenê, personagem de Marieta Severo, passa a trabalhar como estilista da grife de Kely, interpretada por Katiúscia Canoro, em participação especial. A inserção de novos personagens são ideais para repaginar as histórias. "A entrada da Katiúscia traz um humor popularesco para o programa. Uma novidade interessante", analisa Nanini. Com a ausência do marido, a dona de casa tem de aprender a conviver com uma situação completamente nova ao lidar com os sentimentos do médico de Lineu, Dr. Romero, vivido por Juca de Oliveira. "Ele foi o médico que se dedicou a salvar o Lineu. Durante o coma, foi o porto seguro da Nenê", destaca a atriz, que garante que o futuro da família Silva não está ameaçado pelo divórcio.

As caracterizações também são marcas importantes nas mudanças dos personagens. Para evidenciar sua faceta emergente, Bebel, de Guta Stresser, não economizou no visual perua, ao colocar silicone, clarear e alongar os cabelos. Já Lúcio Mauro Filho conservou a barba ostentada durante as férias do programa para dar forma à nova fase do mimado Tuco, que consegue alcançar a fama ao participar de um programa de humor. "O Tuco sempre carregou esse lado irresponsável da dramaturgia. Vai ser o sonho do Lineu acordar e encontrar o filho trabalhando de fato", acredita.

A Grande Família está na grade da Globo desde 2001. No entanto, o elenco, aparentemente, não se mostra cansado em interpretar os mesmos personagens. A busca por trabalhos paralelos são ideais para diversificar e sair da temida zona de conforto da atuação. Para Guta, o grande diferencial deste trabalho é poder envelhecer junto com a personagem, o que torna a trama mais natural aos olhos do público. "Do mesmo jeito que os anos pesam para mim, também pesam para Bebel. Ela fica mais madura a cada ano que passa", aponta Guta, que estreou na série com 27 anos e hoje está com 39.

A Grande Família - reestreia prevista para o dia 5 de abril, às 22h30, na Globo.

Lineu, Agostinho e Florianinho serão destaques da 12ª temporada
Lineu, Agostinho e Florianinho serão destaques da 12ª temporada
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade