PUBLICIDADE

Cantores de 'Cheias de Charme' se inspiram em ídolos musicais

21 abr 2012 - 12h07
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Geraldo Bessa

As novelas brincam com a realidade de forma fantástica e exagerada. No entanto, na mistura popular de Cheias de Charme, o cotidiano dos ídolos da música Chayene, de Cláudia Abreu, e Fabian, de Ricardo Tozzi, tem ligações diretas e coerentes com a postura e os exageros estéticos de artistas ligados à gêneros musicais como o sertanejo, forró e tecno-brega. "Ainda não escuto esses ritmos no meu 'iPod', mas pesquisei muito sobre visual, coreografias, performances e inspirações de bandas e cantores que fazem sucesso com a massa", contou Ricardo Tozzi, aos risos e à vontade com a caracterização metrossexual de Fabian - com lentes de contato coloridas, cabelos repicados e com luzes, camisa xadrez e calça bem apertada - claras referências a cantores como Luan Santana e Gusttavo Lima. Na cena que vai ao ar no próximo dia 23 de abril, o estiloso cantor se apresenta na Associação das Empregadas Domésticas, e ganha a inesperada companhia de Chayene, sua madrinha musical. "Conversei muito com a Joelma, vocalista da Banda Calypso. É possível ver esse contato nas roupas e no cabelo da Chayene. Tudo na minha personagem é mais", divertiu-se Cláudia.

Aparentemente simples quando vai ao ar, uma cena de apresentação musical exige cuidado redobrado e provoca modificações na rotina de gravação. "É preciso sincronizar todas as informações da cena: música, elenco, figuração, dança, dublagem dos atores, cenário e direção de arte. Mas o resultado fica sempre muito bom. E a Cláudia e o Tozzi sabem exatamente o que fazer", valorizou Denise Saraceni, diretora de núcleo da trama e responsável pela sequência. Para os intérpretes dos cantores, a principal dificuldade é não errar na hora de dublar as músicas Se Você me Der e Chora, Me Liga, e ter o envolvimento certo com o público, formado por cerca de 60 figurantes. Esses problemas ficam evidente no número vezes em que a cena é repetida, seja por falhas técnicas, pedido dos atores ou movimentação das figurantes. "Meninas, podem agarrar o Fabian! Quando a Chayene invadir o palco, vocês tem de recuar. Ela vai querer ser a estrela do show, mas vocês estão aqui por causa dele. Para não atrapalhar o áudio, sem gritos! Só gestos!", pediu a assistente de direção Giovanna Machline.

Entre uma canção e outra, Denise passa novamente o texto com Cláudia e Ricardo. Durante o ensaio, surge a ideia de alterar o fim da cena. "A Chayene é dominadora. Que tal se ela agarrar o Fabian com muita força?", sugeriu Cláudia. Os três caem no riso e concordam com o improviso. Na pele dos personagens coadjuvantes da cena, Gustavo Gasparani, que dá via ao locutor Gentil, e Bruno Mazzeo, o esperto empresário Tom, ficam atentos às repetições e aos comandos da diretora. "Adoro o visual dessa novela. É quente, alegre demais. E as músicas são muito divertidas", ressaltou Mazzeo. Além de cantar canções conhecidas, como Chora, Me liga, da dupla sertaneja João Bosco & Vinícius, o produtor musical da trama, Sérgio Saraceni, compôs seis faixas exclusivas para a trilha de Cheias de Charme. As músicas de Chayene foram gravadas pela própria Cláudia. Enquanto a voz de Fabian pertence ao cantor Juliano Cortuah, que já participou do reality show musical Fama. "Eu gostaria de cantar, mas como o Fabian é um ídolo, ele precisa ter uma grande voz", explicou Ricardo.

Com as apresentações musicais já captadas. Denise agora concentra-se nos outros ângulos da cena, como a reação da plateia. Porém, a gravação a partir do palco é interrompida por Cláudia, que pede para fazer mais uma vez a cena da segunda música, o pedido é prontamente aceito pelo resto da equipe. Os cinegrafistas reposicionam as quatro câmaras utilizadas na sequência, a equipe de maquiagem tira o excesso de brilho do rosto dos atores e a música volta a rolar no estúdio. "Sou bem autocrítica. Estava difícil de ouvir e acompanhar a música. Sabia que a cena poderia ter rendido mais. Por isso, pedi para refazer", justificou a atriz.

Cheias de Charme - Globo - Segunda a sábado, às 19h20.

Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi durante as gravações de 'Cheias de Charme', novela global das 19h
Cláudia Abreu e Ricardo Tozzi durante as gravações de 'Cheias de Charme', novela global das 19h
Foto: Luiza Dantas/Carta Z Notícias / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade