0
TV

'Cinquentinha' estreia nesta terça; saiba quem é quem

8 dez 2009
13h08
atualizado às 17h09
Mariana Trigo
Direto do Rio de Janeiro

A nova minissérie da Globo Cinquentinha, que estreia nesta terça-feira (8), consegue fazer uma colcha de retalhos com cenas emotivas, irônicas, sarcásticas, quase eróticas e muito engraçadas. Inicialmente pensada para ser um seriado, a trama de Aguinaldo Silva conta a história de três inimigas: Lara, Mariana e Rejane, interpretadas, respectivamente, por Susana Vieira, Marília Gabriela e Betty Lago.

Ex-mulheres do milionário Daniel, de José Wilker, elas terão de aprender a conviver na mesma mansão após a morte do rico empresário. Antes de morrer, ele deixa em testamento que suas ex deverão se juntar para administrar seus negócios. No prazo de um ano, a que se sair melhor terá direito a 50% de sua fortuna. "Se fosse me prender na idade delas, a minissérie estava mais para 'sessentinha'. Mas será a história de mulheres que não dizem a idade nem mortas", diverte-se Aguinaldo.

Sob a direção geral de Wolf Maya, a produção foi gravada por três meses em locações de diversos bairros do Rio de Janeiro, como Barra da Tijuca, Santa Teresa, Centro e Copacabana, além da comunidade Tavares Bastos. O morro no Catete será o cenário de uma relação conturbada entre um favelado e uma dondoca da Zona Sul do Rio, Vanessa e Olhão, de Tatyane Goulart e Fabrício Santiago. Na verdade, as relações mais picantes terão vez na trama. Ângela Vieira, por exemplo, interpreta a jornalista lésbica Leila.

Já Mariana, de Marília Gabriela, será flagrada na cama com um rapaz que tem idade para ser seu neto. Além disso, Pierre Baitelli estreia na tevê como o requintado vilão gay Carlo, que dispara cantadas para vários personagens da trama. Seu personagem é filho de Leonor, interpretada por Maria Padilha. Maria viverá um ex-caso de Daniel, que, ao saber de sua morte, aparece para reivindicar uma fatia da herança. "Dei um tratamento de comédia para a trama, com marcação de muitos atores em cena. Vamos mostrar a revolução da mulher contemporânea", avisa Wolf.

Nesta revolução, Aguinaldo se inspirou nas características pessoais das atrizes principais para moldar suas personagens. Lara, de Suzana Vieira, será uma atriz de tevê narcisista, escandalosa e que não tem papas na língua.

Marília Gabriela, como a fotógrafa Mariana, vai se interessar por homens bem mais jovens. Já Rejane, de Betty Lago, será uma ex-hippie com diversas referências dos anos 70 em seu figurino. Outras mulheres fortes também se destacam na história que será contada em oito capítulos.

Monique Alfradique interpreta a descolada arquiteta Bárbara, neta de Lara e tão exuberante quanto a avó. "Ela é o orgulho da avó, que está sempre num palco, sempre representando", define Susana.

Para compor com veracidade o visual de cada personagem, o trabalho da figurinista Beth Filipecki e a caracterização de Carmen Bastos deram o estofo que as personagens necessitavam. A pedido de Wolf, Beth montou um figurino alegre, bem-humorado e bastante lúdico, sem tantos compromissos realistas como os figurinos das novelas. "Praticamente fiz um editorial de moda para cada personagem, com muita ousadia e toques contemporâneos", define a figurinista.

Carmen, no entanto, buscou referências nos anos 80 no frisado dos cabelos da fotógrafa Mariana, de Marília Gabriela, inspirada na atitude despachada da famosa fotógrafa americana Annie Leibovitz. "Na Lara, da Susana Vieira, usei cinco tons de loiro em seu cabelo, apliques e unhas vermelhas. Esses personagens são todos bem marcantes e definidos", constata Carmen.

Quem é quem em 'Cinquentinha'

# Daniel Lopes de Carvalho (José Wilker) - Empresário bem-sucedido, educado, elegante e extremamente sedutor. Pouco conviveu com os filhos, mas nunca faltou com a pensão deles. Quando descobre que vai morrer, pede ao advogado Joaquim que cumpra seu desejo com relação a herança com as ex-mulheres. Faz um testamento que instiga suas ex à convivência e, por tabela, seus filhos e netos.

# Lara Romero (Susana Vieira) - Primeira mulher de Daniel, é uma atriz espalhafatosa que se acha uma diva. Escandalosa, é uma consumista voraz. Profissional exigente que conquistou antipatias entre outros atores. O que a interessa é a legião de fãs que a ama. Apagou todo o brilho de sua filha, que virou sua secretária. Obcecada com a ideia de não envelhecer, é adepta de todos os tratamentos rejuvenecedores.

# Mariana Santoro (Marília Gabriela) - Segunda mulher de Daniel. Fotógrafa reconhecida internacionalmente, brilha atrás das câmaras e na vida pessoal. É uma mulher marcante, inteligente, com bom gosto e olhar apurado. Tudo ao seu redor revela a preocupação com a estética. Mariana luta contra as marcas do tempo e prefere se envolver com homens muito mais jovens.

# Rejane Batista (Betty Lago) - A terceira mulher de Daniel, a única com quem foi casado legalmente. Mãe de Daniel, avó de Vanessa. Não tem profissão. Já trabalhou em vários negócios alternativos. É religiosa e mística. É a mais vulnerável e inocente das três. Completamente falida, sem ter onde morar, é a primeira a aceitar o desafio proposto pelo ex em testamento.

# Leonor Berganti (Maria Padilha) - Uma ex que durou pouco tempo com Daniel. É prima de Rejane e teve um caso com Daniel em uma visita ao Brasil. Mora grande parte do ano num palácio em Firenze, que pertence há séculos à família de seu marido, o italiano Giancarlo Fontine Berganti. Quando o marido morreu, descobriu que estava falida. Voltou com o filho para o Brasil e tenta conseguir uma fatia da herança de Daniel afirmando que seu filho Carlo é de Daniel.

# Joaquim Coutinho (Luis Melo) - Advogado, amigo de longa data e confidente de Daniel. É um homem inteligente, charmoso, elegante e reservado. É odiado pelas três ex, que tinham ciúmes da amizade dele com Daniel. Todas tentaram afastá-los. Eleito por Daniel seu testamenteiro.

# Claus Martinez (Dalton Vigh) - Roteirista e autor teatral. Amigo das três ex e ético o suficiente para não fazer comentários entre elas. Afinal, as mulheres, seus filhos e netos são a família que elegeu para si. Conquistador e solteiro convicto mais por questão financeira do que por vocação.

# Becky Santoro Lopes de Carvalho (Danielle Winits) - Filha de Mariana e Daniel e mãe de Gabriel. Veterinária competente e bem-sucedida, dona de uma clínica. Becky acha que é mais fácil lidar com bichos do que com pessoas. É bem-humorada e bonita. Depois da separação teve vários namorados, mas sua dedicação ao trabalho acaba com seus relacionamentos.

# Bárbara Romero Lopes de Carvalho (Monique Alfradique) - Neta de Lara, filha de Celina com pai desconhecido. É doce, decidida, alegre. Adora a mãe, mas tem pena por ela ter se deixado anular pela avó. De temperamento forte, tem embates com a avó desde cedo. As duas discutem, mas se gostam. Lara não confessa, mas se orgulha da personalidade forte de Bárbara.

# Celina Romero Lopes de Carvalho (Thaís de Campos) - Filha de Lara e Daniel e mãe de Bárbara. Anulada pela mãe, é seu oposto. Fala baixo e pouco, é organizada e muito eficiente na administração doméstica e como secretária da mãe. Foi mãe muito jovem e se recusa a revelar quem é o pai de sua filha, com quem é extremamente amorosa.

# Carlo Berganti (Pierre Baitelli) - O suposto quarto filho de Daniel. Bonito, educado, requintado e elegante. Sua chegada com a mãe vai alterar totalmente o rumo da história. Carlo contribuirá de modo fundamental para isso, pois vai jogar pesado para afastar todos e assumir sozinho os negócios de sua nova família.

# Leila Fratelli (Ângela Vieira) - Jornalista, amiga de Mariana. Foi correspondente na Europa durante muito tempo. Nesse período, abriu seu leque de opções para a vida e começou a se envolver com mulheres. É forte, decidida e obstinada. Um encontro casual com Mariana deu a Leila a certeza de ter encontrado sua alma gêmea.

# Daniel Lopes de Carvalho Júnior (Bruno Garcia) - Filho de Rejane e Daniel. Herdou o nome do pai e é o único filho homem. Seu pai tentou se aproximar e convencer Daniel Júnior a estudar algo que o levasse à presidência das empresas. Júnior optou por engenharia de petróleo.

# Fátima (Daniela Valente) - Mulher mal-educada e abusada. Quer, desesperadamente, chegar aos 30 anos com um marido ao seu lado.

# Vanessa (Tatyane Goulart) - Neta de Rejane, filha de Daniel. Adora o pai e aprendeu a manipulá-lo, assim como age com facilidade com a avó. Apaixonada por Olhão, está disposta a fazer o que for preciso para ficar com ele.

# Olhão (Fabrício Santiago) - Namorado de Vanessa. Traficante do morro Tavares Bastos. Quer crescer na -profissão- e investe em negócios criminosos.

# Janaína (Zezé Motta) - Mais conhecida como Naná, foi babá de Júnior e, depois, cozinheira, governanta e babá de Rejane. As duas se implicam, mas se adoram.

Marília Gabriela, Betty Lago e Susana Vieira são inimigas em 'Cinquentinha'
Marília Gabriela, Betty Lago e Susana Vieira são inimigas em 'Cinquentinha'
Foto: Divulgação
Fonte: TV Press

compartilhe

publicidade
publicidade